Castelos e palácios de Sintra: o palácio de Monserrate

De todos os castelos e palácios que fomos poderia dizer que esse é um dos mais preciosos em detalhes, um requinte delicado e uma sutileza ímpar do Neogótico e do Romantismo que transporta a imaginação do turista para o século XIX.

Como eu já havia escrito anteriormente, fizemos 4 castelos/palácios em um dia e todos eles ficam no topo da montanha. Para chegar ao palácio, é preciso caminhar pelo parque que possui um dos mais ricos jardins botânicos de Portugal, pois a arquitetura paisagística nos mostra mais de três mil espécies exóticas dos cinco continentes entre lagos, cascatas e caminhos sinuosos.

Um pouco da história

Jardim e Palácio de Monserrate

A origem do nome ocorreu porque Frei Gaspar Preto pediu para construir uma capela dedicada à Nossa Senhora de Monserrate em 1540. A partir do século XVIII, a capela foi abandonada.

Maquete do Palácio de Monserrate

Com o terremoto de 1755, Monserrate ficou completamente em ruínas. Cobiçada por muitos, incluindo o rei consorte de Portugal, D. Fernando II, a posse da quinta veio a ser negociada com êxito por Sir Francis Cook, um rico industrial britânico de têxteis, em 1856. Cook entrega a renovação da casa (de verão) aos arquitetos James Thomas Knowles (pai e filho) para projetar uma exuberante edificação, mas sem desvirtuar as estruturas pré-existentes.

Os arquitetos inspiram-se no gótico veneziano, na cúpula da catedral de Florença, nos palácios da Toscana e entre uma imensidão de motivos decorativos, toma diretamente alguns padrões da Alhambra, de Granada. A decoração interna é um mix de medieval com oriental.

Detalhes da arquitetura do Palácio de Monserrate

O parque

Para os amantes em botânica: são 33 hectares de natureza e em toda a sua extensão é possível encontrar exemplares do mundo todo nos variados jardins. As plantas de climas mais quentes estão localizadas no Jardim do México, que está situada na zona mais seca e quente da propriedade.

Parque de Monserrate

As variadas plantas asiáticas estão no Jardim do Japão. Já no Vale dos Fetos encontra-se fetos arbóreos em diversas espécimes. Com distintas temperaturas e profundidades, os Lagos Ornamentais acolhem as mais exóticas plantas aquáticas. Além disso tem o Roseiral, a Cascata de Beckfort, o Arco de Vathek, as ruínas da Capela, a Casa de Pedra e o Arco Indiano.

O palácio

Tudo muito suntuoso: logo na entrada demos de cara com um átrio octogonal constituído por arcos góticos e colunas de mármore rosa. No centro uma fonte do período Clássico, em mármore de Carrara.

Olhem para o teto de todos os aposentos, são ricamente trabalhados e detalhes de extremo bom gosto. Atenção para a biblioteca, além de ser toda em nogueira, a porta de madeira maciça, inteira em alto-relevo é indescritível, os pormenores são deslumbrantes! A sala de música possui excelente acústica – tanto que a prefeitura tem programações de concertos musicais nesta sala – e uma decoração com representações das Graças e das Musas.

Também podem ser apreciadas as salas de jantar, de bilhar, de estar indiana. Não esqueçam de recolher o queixo no pé antes de saírem … tudo extremamente lindíssimo. Os cômodos estão vazios, ou seja, sem mobília, porém em perfeito estado de conservação, pois desde que o Estado adquiriu o palácio e a propriedade em 1949, vem passando por restauros desde 2000 para manter fidedignamente a construção original.

Tanto o Parque quanto o Palácio de Monserrate integraram-se na Paisagem Cultural de Sintra em 1975 e em 1995, classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Em 2013 o Parque recebeu o premio European Garden Award, na categoria de “Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico”.

Visita interativa

Se soubéssemos dessa interatividade multimídia, certamente teríamos aproveitado mais a nossa visita. O Palácio Monserrate disponibiliza cinco tipos de plataformas digitais para quem quer saber sobre toda a história, o projeto de restauro e etc. É um guia virtual que responde as perguntas do turista curioso enquanto passeia por dentro do palácio. Essa visita interativa que mistura entretenimento, ensino e personagens virtuais animados é a primeira do gênero em Portugal.

Aqui fica um vídeo para conhecer um pouco mais sobre o Palácio.

O próximo post será sobre o Palácio da Pena… até!

*Algumas imagens e informações foram pesquisadas em Portugal Virtual, Parques de Sintra, Sintra Romântica e Câmara Municipal de Sintra.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Roberta OrtolanSiga também blog da Roberta.

Acompanhe mais dicas no FacebookInstagram e YouTube

Veja também:

Receba e envie dinheiro de Portugal sem conta bancária!
Abra uma conta grátis na TransferWise agora mesmo

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos