Quem quer conhecer uma cidade sul americana com ares europeus –  mas não deseja algo tão agitado quanto a mais famosa cidade nesse estilo, Buenos Aires –  vai adorar a visita à capital uruguaia.  Montevideo é uma cidade bonita e pacata, com pouco mais de 1.3 milhão de habitantes, ideal para quem adora aproveitar o dia, passear com calma pelo belo centro histórico sem encontrar com tantos brasileiros turistando por lá.

Em uma visita de 3 dias você consegue conhecer os principais pontos turísticos da cidade e aproveitar com calma o melhor que essa jovem capital – a mais nova de todas as capitais sul americanas, fundada na primeira metade do século XVIII – tem a oferecer. Em um voo rápido (com menos de 3 horas para quem sai das capitais do Sul e do sudeste) você chega em Montevideo e consegue fazer uma viagem calma, agradável, sem muito cansaço de longos trajetos, sem alteração de fuso horário (de Brasília) e sem gastar muito dinheiro. Veja o nosso roteiro de o que fazer em Montevideo por 3 dias.

O que fazer em Montevideo: principais pontos turísticos

Ao viajar para Montevideo de avião, você irá desembarcar no aeroporto de Carrasco, cidade a 30 minutos da capital uruguaia. Para chegar até o centro de Montevideo, existem opções de ônibus, van ou táxi. Indicamos a hospedagem na Cidade Velha, o centro histórico, que tem bons hotéis, os preços não são muito salgados e você tem a facilidade dos transportes além de poder conhecer muita coisa a pé.

1º DIA

Praça Independência

o-que-fazer-em-montevideo-Plaza-Independencia

É a maior e mais importante praça de Montevideo, famosa por separar a cidade velha da cidade nova.  Ela é cercada de belos edifícios antigos e importantes da cidade, incluindo um dos principais cartões-postais de Montevidéu, o Palácio Salvo e também a Porta da Cidadela, portão que protegia a antiga província uruguaia no período colonial.

Avenida 18 de julho

É uma das principais avenidas da cidade de Montevideo e está logo ao lado da Praça Independência. É super movimentada e com vários prédios interessantes para se caminhar com calma e conhecer.  Lá você vai ver Palacio de Los Tribunales, Palacio Píria, Museu Pedagógico, Mercado de Los Artesanatos e, na esquina da Av. 18 de Julho com Paseo Yi você vai encontrar uma fonte. Ela está sempre cheia  de cadeados, colocado lá por  muitos casais apaixonados como símbolo da união, vale a pena a parada para tirar fotografias. É também nessa avenida que está a prefeitura da cidade – a Intendência Municipal – que possui um mirante com uma bela vista da cidade. Para ter acesso ao mirante é preciso pagar, há um guichê logo em frente ao prédio onde você pode comprar o ticket turístico, mas a visita ao mirante é gratuita de 11h as 15h.

Parque Rodó

Esse é o parque mais visitado por turístas e também pelos locais, que gostam de ir para lá tomar sol e beber sua erva mate. É um parque grande e muito bonito, onde você pode aproveitar para fazer um piquenique ou andar de pedalinho no lado. Há uma parte que infelizmente está bem abandonada e em mau estado de conservação, a região interna perto da Rambla, evite essa parte do parque. Se você gostar de artes visuais, existe o Museu de Artes Visuais do Parque, que abre às 14h.

Rambla

É uma bela avenida avenida beira-rio de Montevidéu, que se estende por mais de 20km ao longo da costa. É ótima para passear, observar o Rio Prata e as praias. Os moradores de Montevideo costumam aproveitar o calçadão para fazer exercícios físicos e levar os animais de estimação para passear. O visual do pôr-do-sol na Rambla é belíssimo.

2º DIA

El Prado

o-que-fazer-em-montevideo-prado

Vale a pena começar o dia com uma visita ao bairro Prado. Lá, além da bela arquitetura, você vai encontrar o Jardim Botânico de Montevideo, que além de ser muito bonito, é gratuito.  Também no Prado, está o Museu Blanes, que funciona de 12h as 17h  e também é gratuito. Nos fundos do Museu, há um Jardim Japonês que vale a visita e rende boas fotografias. Para fechar a manhã de muito verde, caminhe um pouco até o centro do Bairro Prado até o Rosedal, que funciona até as 18h.

Mercado do Porto

O Mercado do Porto é um dos símbolos de Montevideo, é um mercado voltado para os turistas com muitas lojinhas de souvenirs e também excelentes restaurantes de comida típica uruguaia. Indicamos um bom almoço a base de carne nesse mercado. Lembramos que os preços também são para turistas, o que não é muito barato, mas vale o preço pela delícia de experimentar uma comida típica. Fique atento aos dias de abertura do local, porque na baixa temporada há dias e horários em que o Mercado está fechado.

Teatro Solís

O que fazer em Montevideo passa por visitar o maior e mais importante teatro da cidade. Tem uma arquitetura singular e foi restaurado há pouco tempo, então a visita é muito disputada pelos turistas. Mas vale a pena enfrentar a fila e fazer a visita guiada (que não custa caro), é uma visita cultural que o guia explica a história do  teatro e várias curiosidades. Há a visita em 50 línguas diferentes (incluindo o Português).

Cidade Velha

Conhecer uma cidade é caminhar pelas suas ruas calmamente, andando sem direção e apreciando a sua arquitetura. Esse é o passeio ideal na Cidade Velha, o centro histórico de Montevideo. Tem vários pontos turísticos, várias praças, muitas feirinhas de artesanato e é onde você vai encontrar o povo uruguaio em seu cotidiano. O local é seguro e agitado durante o dia, mas a noite não é recomendado para a visita, pois como toda cidade grande, tem seus riscos.

Catedral Metropolitana

A  Catedral Metropolitana precisa estar incluída no seu roteiro, ela está no coração da Cidade Velha. A igreja é aberta a visitação e possui arquitetura interior belíssima, que encanta os turistas.  Por fora, você pode não dar nada por ela e pensar: “Por que o Já fez as Malas?  me mandou vir pra cá?” mas por dentro é surpreendente, vale a visita.

3º DIA

Para o terceiro dia sobre o que fazer em Montevideo, sugerimos um dia calmo de passeios tranquilos.

Pocitos, Buceo e Malvin

o-que-fazer-em-montevideo-pocitos

Se você gosta de fazer uma bela caminhada, sugerimos um passeio começando por Pocitos e indo até Buceo e Malvin. A vista é linda e o calçadão é ideal para caminhadas. O percurso é longo, se você não estiver disposto a caminhar muito, pode pegar um ônibus ou taxi em Pocitos e caminhar apenas de Buceo a Malvin. A vista é agradável e ao longo do caminho você encontra diversos cafés e lanchonetes para comprar água ou fazer um lanchinho rápido.

Ou

Tour Histórico

Se você não é muito fã de praia ou não quer/pode caminhar muito, sugerimos então um Tour histórico. Montevideo tem muitos bons museus e teatros que valem a visita como: Museu do Carnaval, Museu Histórico Nacional, e logo ao lado do Museu encontra-se um complexo onde estão a Casa de Rivera, Casa de Lavalleja, Casa de Garibaldi, Casa Montero e Palácio Taranco. Para os amantes de uma boa música, assista a um concerto no Auditório del Sodre, que é belíssimo. Se não houver nenhum concerto programado para o dia da sua visita, vale o tour só para conhecer as instalações. Para quem adora arte, história, música e arquitetura, é um passeio incrível.

Feira de Tristán Narvaja

Se o seu tour de 3 dias incluir o domingo, você precisa tirar um dia para conhecer a Feira de Tristán Narvaja. É uma feira onde você vai encontrar de quase tudo: frutas, verduras, antiguidades, animais, itens de decoração, artesanato e muito mais. A população de Montevideo vai toda para lá, pois é um dos seus programas preferidos de domingo. Vale a pena dar uma volta, comer comidas gostosas e levar lembranças da cidade para casa.

Sugestão do Já Fez as Malas

Como a cidade de Montevideo não é muito grande, muitos dos passeios que sugerimos aqui demandam uma boa caminhada. Se você não gosta muito de caminhar ou não pode caminhar muito, temos aqui uma sugestão para você conhecer a cidade sem se desgastar, o City Tour.

O City Tour é passeio de ônibus que, em Montevideo, vale a pena. Em muitas cidades, os turistas não gostam do City Tour porque você passa rápido de ônibus e não conhece nenhum ponto turístico direito. Mas como Montevideo é uma cidade pequena, o City Tour completo dura em média duas horas e você tem uma ótima noção da cidade, por isso recomendamos o passeio no primeiro dia para você ter uma boa noção do tamanho da cidade e escolher os pontos turísticos que mais lhe agradam antes de visitá-los.. Como você pode descer e subir do ônibus quantas vezes quiser, ele também funciona como meio de transporte, facilitando o seu deslocamento. O bilhete é válido por 24 horas e custa US$25

Compras em Montevideo

Montevideo não é uma cidade onde as pessoas vão especialmente para fazer compras, pois os preços são parecidos com os praticados no Brasil. Mas você pode encontrar produtos uruguaios de muito boa qualidade e boas promoções.

Quem visita a cidade no inverno vai encontrar excelentes opções em casacos, botas e acessórios em couro. A Feira Tristán Narvaja tem que fazer parte do roteiro de quem gosta de fazer compras, pois vai encontrar produtos incríveis e com preço mais acessível do que em shoppings.  Uma coisa que todo turista ama e acaba levando alguns na mala, seja para dar de presente ou para fazer um estoque: alfajor. É uma delícia que dá vontade de comer vários ao mesmo tempo e levar muitos pro Brasil.

Avenida 18 de julho

Durante o passeio na 18 de julho, além de avistar os pontos turísticos você pode aproveitar também para fazer compras. Há várias lojas de marcas variadas na extensão da avenida.

Shopping Punta Carreiras

Esse shopping possui uma particularidade: ele foi construído onde era uma antiga prisão e é o mais movimentado da capital.É ideal para encontrar grandes marcas como ara, Levi’s, Puma, Reebok, Columbia, Adidas, etc e também produtos locais.

Montevideo Shopping

Esse é o shopping mais chique (e bonito) da cidade de Montevideo. Lá você encontra as marcas mais famosas e também algumas grifes. Os preços não são tão atrativos, são um pouco mais caros, mas se o turista for visitar em julho ou janeiro, vai encontrar excelentes promoções. Para quem não pode viajar sem voltar com uma lembrancinha, vale a pena passar por lá.

 

Veja também:

Facebook   Nosso grupo   Twitter   LinkedIn Youtube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]

Sobre o Autor

Redação

O Já Fez as Malas? é feito por e para brasileiros apaixonados por conhecer outras culturas, viagem, gastronomia e para quem sonha em morar fora.

Artigos Relacionados