Os projetos de pesquisa que vamos promover este mês!

De quem é a pesquisa?

Janne Alves de Souza, 24 anos, é paulistana, bacharel em Comunicação Social pela PUC-SP. Reside no Porto, em Portugal, onde frequenta o Mestrado em Estudos Medievais, na Universidade do Porto, e pesquisa a obra de Hieronymus Bosch. Foi bolsista do PROUNI na graduação e não conseguiu bolsas de estudos a tempo de defender a tese.

RESUMO

A pesquisa por ora intitulada Dicionário das formas e dos símbolos de Hieronymus Bosch, tem por objetivo identificar as fontes de inspiração da obra de Hieronymus Bosch, pintor holandês do século XV, afim de construir um dicionário que permita identificar o modo de pensamento visual do Bosch. Ou seja, trata-se de um esforço para compreender o homem e a sociedade nos fins da Idade Média em toda a sua complexidade por meio da obra do mestre flamengo. Nesse sentido, creio ser a sua obra uma espécie de portal que nos permite adentrar o maravilhoso mundo medieval, época que é de extrema importância para a caracterização do homem e das sociedades modernas. A pesquisa justifica-se pela compreensão de que essa época de transição entre a Idade Média e o Renascimento é de relevância ímpar para compreender o homem de hoje, isto também porque há paralelos históricos entre a nossa época e época sobre qual esta pesquisa se dedica.

 


 

De quem é a pesquisa?

Nataly Lima, formada em Comunicação e Multimeios pela PUCSP, em 2012, partiu para Portugal para a realização do Mestrado em Ciências da Comunciação, com ênfase em Jornalismo, na Universidade do Porto. Foi bolsista do PROUNI na graduação e não conseguiu bolsas de estudos a tempo de defender a tese.

RESUMO 

Esta pesquisa tem como objectivo principal esboçar um panorama do cenário actual dos jornais online junto aos jovens em São Paulo e no Porto. Consequentemente, faz-se importante esclarecer questões relacionadas aos hábitos de consumo destas informações pela amostra, como a assiduidade, a fim de também ser possível refletir sobre o futuro do jornalismo nos próximos anos junto a esta geração. Este trabalho teórico se faz essencial para auxiliar na conscientização sobre o cenário do jornalismo online actualmente junto ao público que em breve será os novos consumidores, governantes e até mesmo, uma parcela, jornalistas. Espera-se ter como resultado desta tese de mestrado um trabalho bem fundamentado teoricamente, rico em dados que indiquem os hábitos de consumo de informações jornalísticas da amostra de jovens selecionada e assim ser possível refletir sobre a tendência do jornalismo nos próximos anos.

 

O objetivo é encontrar formas de ajudar a financiar estes dois projetos até o final do mês de junho. Assim que este objetivo for atingido, iremos ajudar  e incentivar outros brasileiros em situações semelhantes, desde que  estejam envolvidos com pesquisas científicas.

 

 

 

 


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com