Aprenda a calcular os custos de uma viagem (baixe grátis uma planilha exclusiva)!
Quem já organizou pelo menos uma ida a praia que seja na vida sabe como é importante calcular o custo de viagem. Isso todo mundo aprende mais cedo ou mais tarde, principalmente quando planejamos mal, falta dinheiro ou passamos algum perrengue por não ter guardado uma grana extra. Pra isso, vamos falar aqui de um passo a passo para que você não esqueça de nada que é extremamente importante ter em conta na hora de montar seu roteiro de viagem.
Como calcular os custos de viagem
Tudo na vida tem um grau de importância. Na hora de calcular o custo de viagem não é diferente. Pra ficar mais fácil de entender e também pra que você memorize melhor, vamos dividir o assunto em três grupos. Aqui coloco um resumo e abaixo falo sobre cada um deles.
PRIMEIRAS DESPESAS
A parte que sem dúvida mais pesa no bolso da hora de viajar são as grandes deslocações, seguros e vistos.
1- Voos e Cruzeiros
Em primeiro lugar na sua lista, aquilo que pode determinar se será possível viajar numa determinada época ou em outro altura são os gastos com voos e cruzeiros. Ou seja, se você planeja uma viagem de avião a Buenos Aires, deve saber que os bilhetes de avião serão uma despesa pesada no orçamento da sua viagem. Já quem vai fazer um cruzeiro, por exemplo, tem colocar os gastos com o pacote de viagem no topo da lista.
Lembrando que todos os preços são influenciados pelo destino que você escolher, quando você quer ir e pelo conforto que quer ter (ou que está disposto a abrir mão para pagar menos). Caso sua viagem inclua muitas paradas ou seja de média ou longa duração (de três meses a um ano), pense em comprar uma passagem de volta ao mundo, pois pode sair mais barato. Falei sobre isso nest post.
Alguns sites para ajudar com essa busca:
– Skyscanner
– Momondo
– Kayak
– Voopter
– Melhores Destinos
– Submarino
Veja também: Guia para encontrar passagens aéreas baratas
2- Seguro-saúde e seguro-viagem
Por mais que você queira economizar e ache que fazer um seguro para te cobrir durante a sua viagem é uma bobagem, vou insistir que pense nisso mesmo quando não for requerido para entrar no país que planeja visitar. Imprevistos e acidentes nunca são esperados, nem conosco nem com nossa bagagem, mas só que já passou por uma situação dessa sabe o quão importante é estar resguardado. Comigo nunca aconteceu nada (graças a Deus), mas já vi muitos amigos que se acidentaram e só conseguiram ser atendidos por ter um seguro (afinal, às vezes o preço para um procedimento médico no exterior é o preço de um carro, uma casa, dependendo do grau). O mesmo vale para malas extraviadas.
Por isso, veja antes quantos dias irá durar sua viagem e contrate um seguro que dure desde sua saída do local de origem até o dia do retorno. Na hora de escolher, preste atenção nos tipos de coberturas de cada opção e também em que tipo de situação o seguro pode ser acionado. Se você possui um cartão de crédito pode ser que já possua o serviço. Nesse caso converse com seu gerente.
3- Vistos
Vistos, no geral, custam dinheiro e pode ser uma despesa salgada se você não lembrar desse custo de viagem na hora de fazer o planejamento. Além do valor, é preciso saber quanto tempo demora para que o visto seja concedido e de quantos você irá precisar. Se você planeja um tour por vários países (um mochilão), precisa pesquisar sobre o assunto o quanto antes.
https://www.youtube.com/watch?v=Uk_eaeZTr6o
SEGUNDAS DESPESAS
Agora vamos falar dos custos que terá logo depois de ter fechado as passagens aéreas ou cruzeiro, seguros e vistos.
4- Hospedagem
A menos que você já tenha fechado um pacote de viagem, como normalmente acontece com que viaja em um cruzeiro, você terá que pensar no tipo de hospedagem que quer ficar durante a viagem. Antes de mais, não precisa ser um só local mesmo que sua viagem só tenha um único destino.
É nesta hora que você deve estabelecer o que importa mais:
- Quero ficar no centro?
- Que tipo de quarto quero?
- Quero que o banheiro seja privado (suite)?
- O quão confortável quero ficar?
- Quero café da manhã incluso?
Enfim. Todas as suas respostas para essas perguntas vão te indicar qual será o valor que você deve separar para gastos com hospedagem durante a sua viagem. Lembre-se também de que mesmo que você ache o lugar ideal, se não reservar logo corre o risco de não haver mais vagas ou dos preços subirem.
Algumas sugestões de sites para ajudar com a tarefa:
– CVC
– Booking
– Hostel World
5- Alimentação
Nem só de pão viverá o homem (e espero que nem você só de Mc Donal’ds). Por isso, pesquise a média de custos de alimentação das cidades que irá passar. Sendo assim, planeje um gasto a mais para almoços ou jantares especiais (aquele dia que você planeja gastar mais em um restaurante, por exemplo) e multiplique pelos dias de viagem. Essa será a sua cota de dinheiro reservada para alimentação. Dá tanto pra ter uma base procurando em blogs e sites, como o Já Fez as Malas, como também especializados em falar de média de custos. Exemplo:
– Numbeo
– Quanto Custa Viajar
6- Transporte local
Além dos transportes para grandes locomoções, como é o caso dos voos do primeiro tópico, calcule uma média de gastos diários com transporte. Seja ônibus, metrô ou mesmo balsas, saiba qual será a média de gastos desse tipo em cada destino, pois não adianta nada programar muita coisa pra fazer se não der para ir a pé e você não tiver dinheiro para chegar lá. O mesmo vale para quem vai viajar de carro ou pretende alugar um no destino, afinal, vai ser uma fatia pesada do seu orçamento de viagem.
Fica a dica de deixar um valor extra para eventuais táxis que precise pegar (como caso você esteja atrasado para ir ao aeroporto). Dá pra obter uma média desses valores nos mesmos sites indicados acima.
TERCEIRAS DESPESAS
Por fim na lista de custos de viagem, mas muito importante, você não ia esquecer de calcular os preços médios das atrações que quer conferir e nem das lembrancinhas que vai querer trazer não é?
7- Atrações
Pra ver como as atrações podem encarecer ou mesmo baratear a sua viagem, vamos pensar em Londres. Já é um local caro por si só (principalmente pelos preços serem em Libras). Lá, uma simples visita ao museu de cera mais famoso, o da Madame Tussauds, sai em torno das £39. Pode parecer pouco, mas deixa eu converter pra você: R$227,98 (no câmbio de 02/01/2016). O mesmo que comentei acima sobre reservar mais dinheiro para dias especiais vale para as atrações. Se você quer ir ver uma noite de Tango ao vivo em Buenos Aires, voar de balão na Capadócia, voar de Asa Delta no Rio de Janeiro, não deixe de realizar o seu desejo. Só lembre de colocar esses custos no seu orçamento de viagem.
8- Souvenirs (as lembrancinhas)!
Eu, particularmente, não compro lembrancinhas pra mim (já comentei nesse vídeo que coleciono papéis e jornais de viagem), mas muita gente faz questão de comprar muitos souvenirs pra guardar depois. Eu mesmo compro para dar de presente para minha família e alguns amigos próximo. Por isso, mesmo que pareça algo sem importância, como costumamos deixar para comprar no final da viagem, pode ser que o dinheiro já esteja acabando, então vale leva isso em conta.
Uma dica: se for comprar as lembrancinhas típicas das cidades que vai visitar, tente comprar em locais menos turísticos. Normalmente são mais baratos que nos grandes centros comerciais, feirinhas e aeroportos.
9- Extras
Se você tiver conseguido manter seu planejamento de custo de viagem em todos os 8 tópicos acima vai ser fichinha cumprir esse. O dinheiro extra é aquele que você deve programar para não gastar. É sempre bom que seja parte em dinheiro e parte em um ou mais cartões que tenha. Isso porque, assim como dito no tópico sobre seguros, nunca se sabe o que pode acontecer. Pode ser que você precise gastar mais com hospedagem, tenha que comprar outra passagem por ter perdido um voo ou um ônibus de viagem. Nunca se sabe e toda mãe recomenda: não gaste todo seu dinheiro!
Baixe a planilha de gastos de viagem gratuitamente
E agora, como eu que sou uma planilha addicted e sei que ajuda e muito colocar tudo escrito para saber quanto estamos gastando, poupando ou que falta para uma viagem, deixo aqui o link para baixar de graça a planilha exclusiva do JFaM para montar seu orçamento de viagem. Vem também com opção para calcular a cotação do euro, dólar americano, libra esterlina e peso argentino.