Como enviar e receber dinheiro do exterior em 2020: as seis melhores opções

Em um mundo globalizado como o de hoje, enviar e receber dinheiro do exterior é uma necessidade recorrente de muitos brasileiros e, por isso, já são muitas as instituições financeiras que oferecem esse tipo serviço. Mas, qual a opção mais vantajosa para o consumidor?

Seja quem é trabalhador liberal, ou freelancer, no Brasil e precisa receber pagamentos de empresas no estrangeiro; ou quem mora em um país e precisa enviar dinheiro para o Brasil, é preciso ficar de olho para saber quais opções são confiáveis e práticas quando o assunto é remessas internacionais.

As 6 melhores opções para enviar e receber dinheiro do exterior

Abaixo listamos as principais e melhores opções para envio e recebimento de remessas internacionais neste ano.

Opções digitais

TransferWise

A TransferWise é a opção mais completa desta lista. A empresa oferece envio e recebimento de 50 moedas, conta pessoal e para empresas, indo muito além das mais fortes do mercado financeiro, como o dólar, euro e libra. É possível enviar e receber para contas correntes ou poupança do Brasil e exterior e o beneficiário não precisa ter conta na TransferWise.

A empresa possui uma das melhores taxas de câmbio do mercado com baixas taxas de serviço, o que permite que o valor enviado renda muito mais que a maioria das outras instituições financeiras. A praticidade de poder realizar transações em minutos por meio do aplicativo para smartphone também faz da empresa uma das mais utilizadas nas remessas de valores.

Além de oferecer um serviço completamente digital, outra grande vantagem da TransferWise é a conta multimoedas, na qual é possível armazenar diversas moedas para transferências futuras e a opção de receber um cartão de débito multimoedas MasterCard, sem taxas de emissão ou manutenção, no qual é possível adicionar diversas moedas e efetuar pagamentos presenciais ou na internet em dezenas de países. No momento, o cartão está disponível apenas para residentes de certos países europeus, Austrália, Nova Zelândia, Singapura e Estados Unidos.

Mas, como a TransferWise consegue oferecer uma taxa mais baixa que seus competidores? Segundo o site da empresa, ela usa a taxa de câmbio do mercado médio e as taxas para receber dinheiro do exterior são determinadas pela taxa de câmbio (à qual os bancos e alguns fornecedores adicionam uma margem de lucro). A TransferWise não cobra custos na taxa de câmbio nem despesas Swift, pois os valores chegam no destino como se fosse uma transferência TED, que tem taxas menores.

Use a calculadora da TransferWise para simular valores.

Para enviar dinheiro pela TransferWise é preciso:

1- Abrir conta gratuitamente na TransferWise
2- Selecionar o valor e a moeda na qual irá pagar e em qual moeda o beneficiário irá receber
3- Informar os dados bancários do beneficiário (nome completo, código do banco, número da conta, SWIFT, etc.)
3- Esperar o recebimento no destino: o tempo da transação varia de segundos a poucos dias. É possível acompanhar todo o processo pelo site e aplicativo.

Receber dinheiro de outro país

Para quem precisa receber dinheiro de outro país, mas não possui conta a não ser brasileira, basta solicitar os dados bancários fornecidos pela TransferWise e fornecê-los para quem irá enviar o dinheiro.

Uma vez recebido, o valor fica depositado na conta da TransferWise e é possível converter e transferir quando quiser para qualquer outra conta bancária de preferência, seja esta brasileira ou internacional.

Remessa Online

Como o nome já diz, Remessa Online é um serviço oferecido por meio da internet, de fácil acesso a qualquer um que por meio do site e aplicativo da plataforma.

Em 2020, a plataforma já encontra-se consolidada no mercado e é utilizada por inúmeros brasileiros, conquistando muitos com suas taxas atrativas.

No momento do fechamento desta matéria, a empresa oferecia custo zero (sem a taxa de 1,30%) na primeira transferência até R$15 mil realizada por novos clientes.

Para enviar dinheiro pela Remessa Online é preciso:

1- Criar um cadastro
2- Criar uma remessa (selecionar valor, moeda, dados da conta de destino, etc.)
3- Realizar o TED (assim como aconteceria com uma transferência nacional). O tempo de espera para o valor chegar até a conta destino é de até 1 dia útil.
4- Uma vez recebidos, os valores ficam armazenados na plataforma Remessa Online e podem ser enviados para uma conta brasileira via transferência TED.

A Remessa Online também oferece a opção de pagamento de cursos, serviços e transferências internacionais entre empresas. Pela Remessa Online é possível receber até 75.000 reais por ano. Documentos extras podem ser solicitados para este valor.

Para receber dinheiro pela Remessa Online é possível escolher a moeda desejada e gerar uma identificação bancária internacional correspondente. Uma vez tendo em mãos os dados bancários para recebimento, basta informar à entidade pagante e esperar pelo pagamento. O valor recebido ficará depositado na conta da Remessa Online e pode ser transferido para a conta de preferência a qualquer momento.

Ordem de pagamento

Ordem de pagamento é um serviço semelhante a um valor pré-pago que pode ser enviado para outra pessoa. Como funcionam os cheques, hoje já menos utilizados. Com uma ordem de pagamento não é preciso de uma conta bancária para enviar e nem receber dinheiro, no entanto, é preciso que o destinatário se locomova até uma loja física para realizar o saque do valor.

Western Union

A Western Union é uma das opções para envio de remessas internacionais mais antigas da lista. Fundada em 1851, na cidade do Colorado, Estados Unidos, hoje a empresa possui mais de 500 mil unidades ao redor do mundo e conta também com um aplicativo, facilitando a vida de quem escolhe o serviço e que antes precisava se dirigir a uma das lojas para enviar dinheiro.

Já para quem vai receber, normalmente é preciso ir pessoalmente na unidade definida pelo remetente na hora da transação para sacar o dinheiro, portando documento de identidade e o código informado no momento da transação.

Além de envios direto para a conta bancária do beneficiário, a Western Union também oferece compra e venda de moeda em espécie, funcionando como uma casa de câmbio.

MoneyGram

Assim como a Western Union, a MoneyGram possui lojas físicas e possui um processo de envio de dinheiro muito parecido.

Neste caso, é preciso se direcionar a uma das lojas munido da documentação necessária (CNH, ou RG e CPF), os dados do beneficiário e a moeda e quantia que deseja enviar.

Um código a ser informado para o destinatário na hora do saque do valor também é informado durante a transação.

Casas de Câmbio – Confidence Câmbio

As casas de câmbio oferecem a opção de compra e venda de moedas, mas com objetivo de se manterem cada vez mais competitivas e no mesmo nível dos concorrentes, algumas já oferecem serviços de envio e recebimento de dinheiro. Um exemplo no Brasil é a Confidence Câmbio.

O serviço chamado Travelex Confidence é semelhante aos serviços digitais acima e pode ser utilizado do conforto de casa, pelo site ou aplicativo. Além disso, a Confidence também oferece cartões pré-pagos, muito úteis nas viagens internacionais, e também tem uma parceria com a MoneyGram para ordens de pagamento.

Bancos – Banco do Brasil

Bancos devem ser levados em consideração para envio de remessas monetárias em último caso, devido às taxas mais altas dentre as opções no mercado. De todo modo, para quem preferir esta opção, 0 Banco do Brasil, por exemplo oferece ordens de pagamento, que se tratam de uma a contratação de operação de câmbio nas agências do BB habilitadas pelo Banco Central do Brasil. O valor pode ser creditado em conta corrente.

O BB Remessa é outro serviço oferecido pelo banco. Este permite receber no em conta corrente ou poupança do banco no Brasil remessas em moeda estrangeira enviadas dos Estados Unidos, Portugal, Áustria, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Japão. Um envio internacional via SWIFT tem a taxa de 2% sobre o valor enviado, mais IOF.

O banco do Brasil também possui convênio com a Western Union.

Comece a enviar e receber dinheiro do exterior agora mesmo com a TransferWise

Declaração de Imposto de Renda

Independente da escolha do serviço de envio de remessas financeiras, brasileiros devem ter em mente que é preciso declarar o dinheiro recebido do exterior na hora de fazer o imposto de renda. Tanto quem envia como quem recebe dinheiro do exterior pode ter que pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Em certos casos também é preciso fazer uma declaração específica denominada RDE (Registro Declaratório Eletrônico), realizada junto ao Banco Central.

É altamente recomendável que quem recebe dinheiro do exterior busque se informar sobre cada caso.

* Este conteúdo foi produzido com apoio da TransferWise, no entanto, as opiniões aqui expressas representam a verdadeira opinião dos redatores da matéria.

Abra uma conta gratuita na TransferWise
Envie e receba dinheiro do exterior em minutos

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos