TransferWise Borderless: como abrir conta multimoedas e pedir o cartão de débito
Uma das melhores formas de economizar nas taxas de câmbio é abrir uma conta TransferWise Borderless, também conhecida como multimoedas. É o mesmo que abrir uma conta em dólares, outra conta em euro ou libra, mas tudo de uma única vez e adminstrá-las em um só lugar.
Seja porque vai viajar para o exterior ou morar fora, por meio dela o usuário pode receber pagamentos nos Estados Unidos, na Europa, Austrália e em muitas outras localidades sem precisar abrir conta em banco e, como o próprio nome sugere, em moedas diferentes (até 40 tipos diferentes, até o momento).
Além disso, já é possível solicitar um cartão MasterCard grátis e assim poder fazer pagamentos em débito por meio do saldo da própria conta Borderless.
Como funciona a conta TransferWise Borderless
A conta TransferWise Borderless é tão prática como os demais serviços já antes oferecidos pela empresa, com a mais valia de oferecer em um único lugar a opção de ter saldo em mais de uma moeda, receber pagamentos internacionais e também é possível fazer compras e pagamentos por meio do cartão de débito da TransferWise.
Como criar uma conta Multimoedas grátis em 2018
Criar uma conta TransferWise Borderless é gratuito, simples e rápido. Todo o processo é realizado por meio do site ou aplicativo oficial.
Para quem esse tipo de serviço é indicado?
Este tipo de conta é ideal para imigrantes que precisem receber ou enviar dinheiro para outro país, estudantes internacionais (intercambistas), freelancers que trabalhem com projetos de outros países, empresas, entre outros.
Passo a passo para criar a conta Multimoedas
- O primeiro passo para criar uma conta pessoal da TransferWise Borderless é verificar a identidade do usuário. É possível que seja solicitado o envio de uma fotografia de algum documento pessoal.
- Em segundo lugar, será preciso escolher uma moeda para começar a utilizar a conta. Pode ser euros, dólares, o que preferir.
- O terceiro e último passo é fazer uma recarga mínima para que possa receber o cartão em casa já habilitado para uso. O valor pode ser adicionado por meio do cartão de débito de uma conta já existente no Brasil, por exemplo, e deverá ser uma quantia girando em torno dos 20 US$.
- Após ter tudo configurado, basta esperar cerca de duas semanas para receber o cartão em casa e ativá-lo com o pin fornecido na mesma correspondência. Desta forma, tanto a conta quanto o cartão já ficam prontos para uso.
Crie sua conta TransferWise Borderless de graça agora
Conta Borderless para empresas
Também já é possível criar uma conta multimoedas para empresas. O processo é semelhante ao descrito acima e pode ser realizado aqui.
Como receber dinheiro em outra moeda
Quando o usuário decide criar uma conta multimoedas da TransferWise, ele passa a ter acesso aos seus dados bancários do país e moeda escolhidos para, desta forma, poder receber pagamentos internacionais e também armazenar dinheiro em diferentes moedas.
Por exemplo, para quem deseja receber pagamentos em euros, será disponibilizado um IBAN, que é uma identificação única bancária utilizada na Europa. Já para quem deseja receber dólares americanos, será disponibilizado um Wire Routing Number e outros dados dos Estados Unidos para o mesmo propósito.
Atualmente, é possível receber pagamentos pela TransferWise Borderless em quatro moedas:
• Dólar americano
• Dólar australiano
• Euro
• Libras
Como solicitar o cartão da TransferWise Bordeless grátis
No momento, só é permitido pedir o cartão contactless da TransferWise Borderless para uso pessoal e desde que o titular resida no Espaço Econômico Europeu ou Reino Unido, mas a empresa afirma que mais localidades serão liberadas em breve.
Por meio do cartão é possível pagar na opção débito em diferentes moedas, sendo que a conversão é feita apenas no ato da recarga do cartão (normalmente entre 0,35% e 1%), evitando assim taxas adicionais que normalmente são cobradas pelos bancos.
Taxas da TransferWise Borderless e limites de uso
As taxas cobradas pela TransferWise costumam ser mais vantajosas do que a dos bancos tradicionais, mas sempre vale prestar atenção aos valores exatos a serem pagos por cada tipo de operação. Listamos alguns pontos principais.
Taxas para usar o cartão de débito
Os pagamentos feitos com o cartão não possuem nenhum tipo de cobrança extra, além do valor já cobrado na hora da recarga e conversão das moedas envolvidas. Há apenas o limite diário de gasto de 2.000 libras e de 10.000 libras a cada trinta dias.
Taxas para saque
É permitido sacar até o valor correspondente a 200 libras por mês de forma gratuita, o que é uma grande vantagem em relação às outras opções disponíveis no mercado. Além deste montante é cobrado uma taxa de 2% em cima do valor sacado.
Para economizar é importante prestar atenção ao caixa eletrônico escolhido na hora de realizar o saque no exterior, pois alguns bancos podem cobrar taxas extras, como a Euronet, ou mesmo sugerir outra taxa de conversão no momento da transação.
Segundo a empresa recomenda, a forma de garantir a cotação mais baixa é sempre escolher a conversão feita pela própria TransferWise, selecionando a opção de ser cobrado na moeda local (de onde está no momento). Por exemplo, o cliente que estiver usando o cartão TransferWise Borderless na Itália deve escolher a opção de ser cobrado em euros. Isso deve impedir o banco local de cobrar taxas de câmbio maiores, segundo informam.
Taxa fixa para conversão de moedas
Abaixo é possível ver as taxas cobradas para converter moedas no momento (atualizado em 19 de outubro de 2018).
Taxa de transferência de saldo para contas de mesma moeda
Há uma tarifa fixa de £0.50 / €0.60 para transferir dinheiro da conta multimoeda para outra conta na mesma moeda.
Os melhores bancos para abrir conta na Europa
Administrando a conta TransferWise Borderless pelo aplicativo
Tão fácil quanto abrir conta pela TransferWise Borderless é gerenciar o saldo, transações e limites pelo aplicativo disponível para smartphone.
Por meio do app é possível relembrar a senha, congelar o cartão em caso de perda temporária, ver quanto ainda é possível gastar no dia e durante o mês e checar o saldo disponível em cada moeda utilizada, como é possível ver nas imagens a seguir.
É seguro usar a conta multimoedas e o cartão da Transferwise?
Para quem ainda tem dúvidas ou não conhecia a TransferWise até o momento, a empresa é sedeada no Reino Unido e é, sem dúvida, a favorita dos imigrantes que precisam fazer transações financeiras internacionais. O motivo são as taxas muito mais baixas do que as cobradas por bancos como Itaú, Banco do Brasil e outros, além da praticidade de poder fazer e acompanhar qualquer transação pelo site ou mesmo pelo celular.
Apesar de parecer moderno ou até bom demais para ser verdade, os serviços são muito eficazes e totalmente confiáveis.
Um indicativo da alta satisfação dos clientes da empresa é a nota 9.2 de 10 no site de avaliação de consumidores Trust Pilot, o que demonstra uma ótima satisfação de quem já aderiu ao serviço até então.
Outro dado para tranquilizar quem é marinheiro de primeira viagem neste assunto é que a TransferWise é uma instituição financeira autorizada pela FCA (Financial Conduct Authority) no Reino Unido, o que significa que, por lei, a instituição deve manter o seu dinheiro seguro, armazenando-o em uma instituição financeira de baixo risco – na Europa, os valores ficam no banco Barclays, no Reino Unido, e nos EUA no banco Wells Fargo.
É possível saber mais sobre a empresa e os serviços prestados aqui.
O que vale mais a pena: usar o cartão da TransferWise, cartão pré-pago de banco ou cartão de débito / crédito do Brasil?
Apesar de funcionarem de forma semelhante, o cartão pré-pago de um banco ou outra instituição financeira irá utilizar as taxas de câmbio cobradas pela própria insituição em si. Como a TransferWise tem oferecido as taxas mais competitivas e interessantes do mercado, o cartão Borderless acaba sendo mais vantajoso, além de não cobrar taxas extras para pagamentos no exterior e permitir saques gratuitos até 200 libras ou equivalente.
Além disso, não é comum os cartões pré-pagos destinados a viagem permitirem o uso de mais de uma moeda em um único cartão. Sendo assim, a TransferWise acaba ganhando mais um ponto com esta opção.
Já os cartões de débito ou crédito emitidos no Brasil ficam em último lugar devido ao IOF de 6,38% cobrado para operações internacionais, sendo estes os menos recomendados.