Mais 6 países passam a exigir vacinação de brasileiros contra febre amarela
Se você vai viajar nos próximos tempos, atenção: a lista de países que exigem que os turistas brasileiros sejam vacinados contra febre amarela aumentou. Depois do surto confirmado no país pelo governo e autoridades sanitárias, o receio de contaminação aumentou e medidas de proteção já foram tomadas.
De acordo com as informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Cuba, Panamá, Venezuela, Costa Rica, Nicarágua e Equador adotaram a exigência. É possível que a listagem aumente se o número de casos crescer no Brasil também. A vacina deve ser dada a todos os viajantes acima de 9 meses e até mesmo quem fizer uma conexão de mais de 12 horas nesses países.
Como provar que está vacinado?
O documento que comprova a vacinação para este efeito é o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia). Quem já estiver vacinado, deve comparecer a um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajantes da Anvisa ou em unidades credenciadas do SUS com o cartão de vacinas e os documentos pessoais. Os dados referentes à dose contra febre amarela devem estar completos e indicar data da toma, lote da vacina, assinatura legível do profissional de saúde que aplicou e a identificação do posto de saúde onde ocorreu. O certificado é emitido na hora e gratuitamente.
Perdeu o seu cartão de vacinas ou a informação não está completa nele? Fique sabendo que terá que ser imunizado novamente contra a febre amarela para a emissão do CIVP. Vale ressaltar que a vacina deve ser administrada no mínimo 10 dias antes da viagem. O viajante que não apresentar o seu certificado tem grandes chances de ser impedido de embarcar.
A exigência da vacinação contra febre amarela não é “privilégio” apenas dos países citados no início do texto. Austrália e Bolívia, por exemplo, destinos de eleição dos brasileiros, já figuravam na lista antes do surto deste ano. Vai para a Europa? Provavelmente não precisa se preocupar com isso, pois a maioria esmagadora dos locais não impõe a obrigatoriedade. Em todo caso, sempre que tiver uma viagem marcada, informe-se sobre os documentos que precisa apresentar. A falta do CIVP pode ser tão importante quanto a ausência de visto para alguns países.
Foto: Reprodução
Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube
Veja também:
- Guia para encontrar passagens aéreas baratas
- 12 destinos baratos para visitar em 2017
- 10 destinos fantásticos para quem quer viajar sozinha em 2017
- Busabout procura pessoas para viajar de graça pela Europa por 5 meses