Fora dos contos de fadas, os castelos são bem reais e estão espalhados principalmente por diversos cantos da Europa. Muitos foram transformados em museus, hotéis ou centros turísticos. Outros, no entanto, encontram-se abandonados, degradados e correndo o risco de deixarem de existir aos poucos, levando um pedaço da história local junto.

Em uma tentativa de evitar que isso aconteça, a Itália está dando mais de 100 prédios históricos em várias regiões do país. Além dos castelos, escolas antigas, palacetes e monastérios estão entre os imóveis disponibilizados de graça através da iniciativa conjunta dos ministérios do Turismo e da Economia.

Um palácio para chamar de seu

Você deve estar se perguntando várias coisas neste momento: mas como assim de graça? O que eu preciso fazer para ganhar um? Não há mesmo nenhum custo? Qual o objetivo disso tudo? A grande intenção das instituições envolvidas, além de focar na reabilitação desses edifícios, é alavancar o turismo a longo prazo e isso já aborda uma outra questão: é realmente de graça? Sim, não é preciso pagar realmente nada pelas construções. No entanto, quem ganhar compromete-se a desenvolver um projeto turístico no local.

O concurso Cammini e Percorsi está com inscrições abertas até o dia 26 de junho e é voltado para empreendedores com menos de 40 anos. Para concorrer, é preciso escolher um entre os 103 edifícios disponíveis e enviar um projeto detalhando como ele será transformado em uma espécie de atração turística. Pode ser a conversão em um restaurante, hotel, loja, a escolha fica a cargo do proponente, mas deve cativar o governo, obviamente. Os sortudos selecionados receberão os direitos da propriedade por nove anos, podendo prorrogar por outros nove, e devem estar prontos para colocar mãos à obra já no próximo verão.

As propriedades ficam em zonas típicas de peregrinação e de passagem, por isso a visibilidade é garantida. Muitas estão localizadas em vias mundialmente conhecidas como Appia e Francigena, que ligam Roma às demais regiões do país. No vídeo abaixo é possível conhecer todos os edifícios do concurso. Qual você escolheria?

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]

Sobre o Autor

Redação

O Já Fez as Malas? é feito por e para brasileiros apaixonados por conhecer outras culturas, viagem, gastronomia e para quem sonha em morar fora.

Artigos Relacionados