Como abrir conta em banco na Croácia

Finalmente você chegou a este país belíssimo e agora é hora de lidar com as burocracias do dia a dia? Então abrir conta em banco Croácia certamente estará na sua lista de tarefas. Neste artigo explicaremos de forma geral como funciona o processo e as opções encontradas.

Como abrir conta em banco na Croácia: documentos

Antes de mais, para abrir uma conta bancária na Croácia será preciso reunir alguns documentos importantes para dar início a sua atividade bancária na Croácia. Normalmente, o que lhe será requerido é:

  • Documento de identificação com foto. Ex: passaporte;
  • Visto ou Autorização de Residência: este pode ser dispensado, dependendo do banco;
  • Terá de informar seu endereço: caso não apresente seu visto, é possível que coloquem apenas o endereço do Brasil e tenha que retirar correspondências, cartões e afins na própria agência;
  • OIB: número de identificação pessoal da Croácia composto por 11 dígitos. Funciona como o nosso CPF no Brasil.

Como tirar o OIB

Para tirar o OIB (Osobni identifikacijski broj) será preciso comparecer ao Ministério das Finanças com seu passaporte, visto e autorização de residência (novamente, os últimos podem ser dispensados caso ainda não os tenha e explique o que foi fazer na Croácia). Será preciso saber também seu endereço na Croácia.

O documento é emitido de graça e será semelhante a este.

OIB

Em Zagreb o endereço do Ministério das Finanças é:

Avenija Dubrovnik, 32
10 .000
Zagreb Croácia

Bancos na Croácia

Depois de já ter posse do seu OIB, é hora de escolher o banco mais adequado às suas necessidades e solicitar a abertura de uma conta. Como se fosse no Brasil, é recomendado analisar as taxas e benefícios oferecidos por cada empresa. Abaixo listamos alguns bancos que atuam no país atualmente e seus respectivos sites:

Caso você esteja na Croácia para estudar, tendo posso de todos os documentos comprovatórios e o visto adequado, pode ser possível abrir uma conta nesta categoria e evitar pagamento de taxas.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com