Custo de vida na Croácia: aluguel, alimentação e mais

Se você está procurando saber o custo de vida na Cróacia é porque está levando em consideração passar mais do que apenas umas boas férias neste país belíssimo.

Seja essa mudança motivada por um relacionamento com um cidadão croata, trabalho ou estudos, nesta matéria será possível ter uma ideia atual dos preços exercidos em supermercados, no mercado imobiliário e outros fatores importantes para quem quer morar na Croácia.

Recomendamos fortemente que depois também navegue por outros conteúdos que já produzimos sobre a vida no país.

Qual o custo de vida na Croácia em 2017?

Segundo o Instituto Nacional de Estatística da Croácia (DZS), o custo de vida médio nacional gira em torno de 6.750 kunas por mês. 2.000 kn seriam a média apenas para alimentação, comendo em casa (fica a ressalva de que os gastos com alimentação para uma pessoa ou duas varia muito pouco). Abaixo detalharemos as diferenças entre as principais cidades.

[su_service title=”Exemplo utilizado” icon=”icon: user”]Os gastos mensais estimados abaixo foram pensandos no caso de uma pessoa estrangeira, alugando um apartamento no centro, que cozinha em casa e usa o transporte público. Não foram incluidos gastos com lazer ou outras atividades. Sendo assim, tanto é possível economizar como passar destes valores. [/su_service]

Os dados foram baseados em estatísticas do Croatian Bureau of Statistics, no site colaborativo Numbeo, jornais croatas e na experiência de redatores do Já Fez as Malas? que já residiram no local nos últimos anos. Os valores aqui serão referenciados na moeda oficial do país, a kuna croata.

Salário mínimo e médio

Para uma análise mais realista, é importante ter em mente que atualmente o salário mínimo na Croácia é de 3,276.00 kunas e o salário médio bruto é de 7.911 kunas (líquido cai para 5.895 kunas).

Empresas úteis na Croácia

Listamos aqui algumas empresas locais que serviram também para compor esta média do custo de vida de cada cidade:

Alimentação: KonzumBillSpar. Aluguel de casas: Njuskalo, Grupos do Facebook: procure por expressões como najam/iznajmljivanje (aluguel), kuća/stanova (casa/apartamento). Internet, TV e Telefonia: Hrvatski TelekomTele 2Vip. Seguro-saúde: Hzzo (seguro nacional de saúde). Geral: Numbeo

Despesas nas principais cidades

Como referência falaremos das cinco cidades com mais habitantes no país: Zagreb, Split, Rijeka, Osijek, Zadar. Como extra, citaremos também de Dubrovnik, por ser um destino bastate turístico e procurado para temporadas.

Zagreb

Zagreb: 7.053,60 kunas

A capital croata tem cerca de 800 mil habitantes. É o destino de grande parte dos menos de 300 brasileiros residindo legalmente na Croácia, segundo o Itamaraty. Localizada próximo das montanhas, longe da beleza do Adriático, mas com outros encantos, quem mora em Zagreb tem facilidades não encontradas tão facilmente em outras cidades do país.

Com shoppings e grande variedade de lojas de ruas, empresas multinacionais, tram, ônibus. É o lugar para quem busca mais oportunidades na Croácia, principalmente a nível de trabalho e estudo. Exatamente por ser um grande polo, os preços são mais convidativos do que em outras cidades menores.

Aluguel

Despesa mais pesada no orçamento, segundo o Numbeo, uma casa com um quarto no centro de Zagreb pode sair por 2.644,51 kn. Já quem preferir regiões mais afastadas do centro, seja pela tranquilidade ou economia, o preço de um apartamento com as mesmas características pode cair para 1.808.55 kn.

Um apartamento de um quarto a 10 minutos de tram do centro, aos arredores de Medveščak, sai por cerca de 2.625 kn por mês mais contas.

Morar no alojamento de umas universidades pode custar entre 200 kn a 1.100 kn, com contas inclusas.

Contas

Principalmente no inverno, é difícil resistir ao aquecimento central ligado para deixar a casa mais convidativa em dias de congelar na rua. Pode-se ter uma média 1.154,09 kn mensal para luz – incluindo aquecimento -, água e taxa do lixo.

Internet, Telefone e TV

Itens essenciais hoje em dia, é possível encontrar pacotes de internet a partir de 151.37 kn por mês. Quanto à telefonia celular, é possível encontrar planos pré-pagos de 20 kn por mês a 300 kn.

Quem prefere pacotes com telefone fixo, internet e TV pode encontrar opções a partir de 205 kn por mês (Download 14 a 20 mb/seg por cabo e Upload a 3,5 a 5 mb/seg por cabo). Os mais caros giram em torno dos 305 kn mensais.

É importante ressaltar que para ter acesso aos canais nacionais da TV aberta é preciso pagar uma taxa de 80 kn por mês.

Transporte

Levando em consideração uma pessoa que utiliza o transporte público em Zagreb, os custos mensais ficarão em torno de 100 kn para estudantes (basta se informar sobre como obter o desconto na universidade ou na administração do curso que estiver fazendo). Já para quem não se beneficiára de descontos, esta despesa sobe para cerca de 360,00 kn.

O bilhete unitário custa 10kn para uma hora. Recentemente lançaram o de 30 minutos, por 4 kn.

Alimentação

Outro ponto crucial no orçamento, a alimentação varia muito conforme o gosto e hábitos de consumo de cada um. No entanto, apenas para título de referência, em idas ao supermercado durante um mês é possível considerar um gasto médio de 2.000 kn por mês. Esta é sem dúvida uma das contas mais difíceis de se reduzir na Croácia.

Quem tem acesso a restaurantes estudantis pode ficar descansado, pois as refeições custam cerca de 7 kn.

Uma refeição em um restaurante comum sai por cerca de 45 kunas.

Seguros

Quem é cidadão croata possui acesso ao distema público de saúde gratuitamente. Já o estrangeiro que vai lá morar deve se inscrever no HZZO e pagar a mensalidade de 400 kunas.

Extras

Fazer uma academia em Zagreb pode custar cerca de 259.69 kunas. Já uma ida ao cinema (sem pipoca) 35 kunas.

split

Split: 6.682,29 kunas

Com pouco menos de 180 mil habitantes, Split é uma cidade na costa que abriga muito jovens redisindo na Croácia. No geral, os preços dos aluguéis são mais baixos que na capital, já os preços dos restaurantes sobem devido a uma maior procura pelos turistas.

Aluguel

Quem mora em Split desenbolsa cerca de 2,445.33 kn por um apartamento com um quarto, no centro da cidade. Quem mora um pouco mais longe chega a encomizar, pagando em média 1,866.58 kn por um local com as mesas características.

Contas

As contas essenciais (luz, aquecimento, água e lixo) giram em torno de 1,051.96 kn por mês.

Internet, Telefone e TV

A nível de serviços de internet, telefone e TV os valores seguem o mesmo padrão da capital:

  • Internet a partir de 151.37 kn por mês
  • Celular pré-pago de 20 kn por mês a 300 kn.
  • Pacotes com telefone fixo, internet e TV a partir de 205 kn por mês (Download 14 a 20 mb/seg por cabo e Upload a 3,5 a 5 mb/seg por cabo). Os mais caros giram em torno dos 305 kn mensais.

Usufruir da TV aberta requer o pagamento de uma taxa de 80 kn por mês.

Transporte

Para andar de transporte público, o bilhete unitário custa cerca de 11 kn. Já o passe o mensal sai por 290.00 kn.

Alimentação

A média nacional de gasto com alimentação (supermercado) é de 2.000 kn por mês. O custo para comer em um restaurante comum em Split sobe de 45 kn praticados na capital para cerca de 60 kn.

Seguros

No mesmo caso do estrangeiro que mora na capital, será preciso desenbolsar pelo menos 400 kunas por mês com o seguro da HZZO.

Extras

A academia sai por cerca de 233.85 kn. Um bilhete de cinema por 35.00 kn.

Rijeka

Rijeka: 6.879,54 kunas

Cerca de 130 mil habitantes, um das cidades mais procuradas pelos estudantes na Croácia.

Aluguel

Um apartamento de um quarto no centro de Rijeka gira em torno de 2,227.44 kn por mês. Já fora do centro cai para cerca de 1,865.47 kn.

Contas

As contas principais (água, luz, aquecimento, lixo) giram em torno de 1,481.10 kn.

Internet, Telefone e TV

Quem não vive sem internet, tv ou telefone pode separar esta média de valores:

  • Internet a partir de 151,37 kn por mês
  • Celular pré-pago de 20 kn por mês a 300 kn.
  • Pacotes com telefone fixo, internet e TV a partir de 205 kn por mês (Download 14 a 20 mb/seg por cabo e Upload a 3,5 a 5 mb/seg por cabo). Os mais caros giram em torno dos 305 kn mensais.

A taxa da TV aberta é de 80 kn por mês.

Transporte

Reserve 10 kn para um bilhete unitário, 276,00 kn para o passe mensal.

Alimentação

Uma refeição em restaurante comum gira em torno das 50,00 kunas. 2.000 kn para as compras feitas em supermercado.

Seguros

400 kunas mensais para pagar o seguro da HZZO.

Extras

Cerca de 235.71 kn para a mensalidade da academia e 35.00 kn para uma ida ao cinema.

Osijek

Osijek: 5.451,07 kunas

Com em torno de 108 mil habitantes, fica a cerca de 283 Km da capital.

Aluguel

Um apartamento de um quarto no centro custa cerca de 1,485.00 kn por mês. Quem puder morar um pouco mais longe do centro consegue encontrar algo nas mesmas condições por cerca de 1,100.00 kn.

Contas

As contas principais (luz, água, aquecimento e lixo) giram em torno de 1,071.07 kn.

Internet, Telefone e TV

  • Internet a partir de 151,37 kn por mês
  • Celular pré-pago de 20 kn por mês a 300 kn.
  • Pacotes com telefone fixo, internet e TV a partir de 205 kn por mês (Download 14 a 20 mb/seg por cabo e Upload a 3,5 a 5 mb/seg por cabo). Os mais caros giram em torno dos 305 kn mensais.

A taxa da TV aberta é de 80 kn por mês.

Transporte

O bilhete unitário custa cerca de 11.00 kn. Já o passe para o mês 275.00 kn.

Alimentação

2.000 kn para as compras feitas em supermercado. Comer em um restaurante não caro gira em torno de 35,00 kn.

Seguros

Separe 400 kunas mensais para pagar o seguro da HZZO.

Extras

A academia sai por cerca de 167.27 kn. Um bilhete de cinema por 30.00 kn kn.

Zadar

Zadar: 6.421,58 kunas

Zadar abriga cerca de 75 mil habitantes e é famosa pela calçada que acende durante a noite e o órgão que emite sons de acordo com as ondas do mar.

Aluguel

Se vai morar em Zadar, separe 2,180.00 kn por mês para alugar um apartamento com um quarto no centro. A despesa cai para 1,725.00 kn se puder ser em outra localização.

Contas

As contas principais giram em torno de 1,096.58 kn (água, luz, aquecimento e lixo).

Internet, Telefone e TV

  • Internet a partir de 151,37 kn por mês
  • Celular pré-pago de 20 kn por mês a 300 kn.
  • Pacotes com telefone fixo, internet e TV a partir de 205 kn por mês (Download 14 a 20 mb/seg por cabo e Upload a 3,5 a 5 mb/seg por cabo). Os mais caros giram em torno dos 305 kn mensais.

A taxa da TV aberta é de 80 kn por mês.

Transporte

10.00 kn para o bilhete unitário e  250.00 kn para o passe mensal.

Alimentação

2.000 kn para as compras feitas em supermercado. Em Zadar é preciso ter cerca de 45.00 kn para comer fora em um restaurante comum.

Seguros

O estrangeiro que vai lá morar deve se inscrever no HZZO e pagar a mensalidade de 400 kunas.

Extras

Quem quiser colocar a saúde física em dia pode reservar cerca de 230.00 kn mensais para a academia. Já quem não abre mão do lazer, um bilhete de cinema gira em torno de 35 kunas.

Dubrovnik

Dubrovnik: 7.213 kunas

Os 40 mil habitantes de Dubrovnik sofrem mais com a alta dos preços por ter se tornado um local que vive do turismo como poucas cidades na Croácia.

Aluguel

Não é fácil morar em Dubrovnik. Alugar um apartamento de um quarto no centro costuma sair por cerca de 3,000.00 kn. Se puder viver um pouco mais afastado encomiza e paga cerca de 2,529.36 kn – quase o mesmo preço que quem mora no centro de Zagreb.

Contas

Ao menos as contas principais seguem a mesma média do resto do país: 1,068.75 kn (água, luz, aquecimento e lixo).

Internet, Telefone e TV

Nada muda quanto aos serviços de telecomunicação. Encontra-se internet a partir de 151,37 kn por mês, celular pré-pago de 20 kn por mês a 300 kn e pacotes com telefone fixo, internet e TV a partir de 205 kn por mês (Download 14 a 20 mb/seg por cabo e Upload a 3,5 a 5 mb/seg por cabo). Os mais caros giram em torno dos 305 kn mensais.

A taxa da TV aberta é de 80 kn por mês.

Transporte

Dubrovnik só conta com a rede de ônibus no sistema público de transporte. O bilhete unitário custa em torno de 15.00 kn. Já o passe mensal 250.00 kn.

Alimentação

2.000 kn com despesas em supermercado. O preço para comer em um restaurante considerado não caro é praticamente o dobro do que encontrado na capital: 80.00 kn.

Seguros

Não vale – e nem pode – economizar na saúde, por isso, terá que gastar 400 kunas mensais para pagar o seguro da HZZO.

Extras

Colocar o exercício em dia fica mais salgado em Dubrovnik. A mensalidade de uma academia gira em torno de 340.00 kn. Uma ida ao cinema 30.00 kn.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com