Uma dúvida muito comum na hora de viajar para outro país é sobre como fazer uma carta convite. A carta pode servir como um documento, uma simples declaração que indica que o viajante foi sim convidado para permanecer na casa de um familiar ou amigo que reside no país de destino por um determinado período de tempo. Isso serve quando não se tem uma reserva em hostel ou hotel e é necessário comprovar onde irá ficar durante a estadia no país.

Para quem vai estudar é diferente. Nesse caso você precisa de uma carta de aceitação na universidade, original, carimbada e assinada, onde haverá dados que confirmem que estará no país para frequentar algum curso, além de um comprovante de onde vai morar. Se for na casa de um amigo ou familiar, aí sim este modelo serve.

O modelo de carta convite abaixo pode ser seguido substituindo as informações exemplo pelas que se aplicam ao seu caso, e aqui podem ser acrescentadas quaisquer outras informações que se achar relevante. Para que a carta seja apresentada com assinatura, uma cópia digital (uma fotografia da carta convite impressa) pode ser suficiente (verifique a necessidade do documento original de acordo com o país de destino, mas normalmente uma cópia basta).

MODELO DE CARTA CONVITE

Eu, NOME COMPLETO DE QUEM CONVIDA, nascido em dd/mm/aaaa, de nacionalidade __________ e portador do bilhete de identidade/visto _________________, na qualidade de residente em PAÍS, na Rua __________________________, nº______, cidade ____________, declaro, sob compromisso de honra, que convido NOME COMPLETO DO CONVIDADO, Passaporte ______________, brasileiro, a se hospedar em minha casa, no endereço indicado anteriormente, pelo período de data de chegada a data de partida, ou até quando se fizer necessário.

Porto, 16 de maio de 2015.   

Assinatura do residente:

_____________________________

Assinatura do convidado: 

_____________________________

Veja agora uma versão em inglês

o.O Fique atento para remover as traduções em português e preencher com os dados corretos. É apenas um guia para que você consiga fazer a sua própria carta convite em inglês.

MODELO DE INVITATION LETTER

(Nome completo de quem convida,
Endereço,
Bilhete de identidade/visto)

Data

To Whom it may Concern,

Regarding: Nome do visitante, data de nascimento (mês/dia/ano), brasileiro.

I am writing to confirm that (Nome do visitante, conforme o passaporte) is my (grau de relação: amigo/friend, pai/ father, mãe/mother, irmão/brother, irmã/sister, etc.) and I would like to invite (him/her/them) to visit me in Greenwich/Rochester from (data de chegada) to (data de partida).

The purpose of their visit is (razão da visita: férias/for a short holiday, formatura ou outro evento/to attend my graduation ceremony, event).

I am currently studying/have just finished my course (dizer o que a pessoa que está convidando está fazendo no país, se necessário) at the University of Greenwich and I enclose a letter confirming my registration. I am due to complete my programme of study in (mês/ano) and will then graduate on (mês/dia/ano).

I confirm that (nome do visitante) will be staying with me at my house during their stay. I have enclosed
evidence of my accommodation and my address is:

(endereço de quem convida, telefone e outros contatos úteis)

Please contact me if you need further information.
Yours faithfully,

_____________________________
Signature (assinatura)

Nome de quem convida

 

*As informações deste artigo estão baseadas nas seguintes fontes: University of Greenwitch.

Você também pode se interessar por:

 

Comentários do Facebook

Sobre o Autor

Nataly Lima

Natural de São Paulo. Mestre em jornalismo. Tem coisas espalhadas entre Portugal, Croácia e Brasil. Viaja para esses e outros cantos com o Já Fez as Malas.