Acdc_logo_band.svg

Os fãs de Rock n’ Roll mais fervorosos com certeza sabem que a banda AC/DC é de origem australiana! Quer dizer, nem tanto, os irmãos Malcom e Angus Young nasceram na Escócia mas mudaram-se com a família para Sydney quando crianças. Porém o que nem todos sabem é a origem do nome da banda. Os irmãos desenvolveram a idéia depois de verem AC/DC escrito na máquina de costura da irmã, Margaret Young. A sigla é uma abreviação para “corrente alternada/corrente direta” de eletricidade. Malcom e Angus sentiram que o nome simbolizava a energia “crua” das performances e do estilo musical do grupo.

A banda também é conhecida na Austrália por “ACCA DACCA”.

Se você já veio para este país ou conviveu com algum australiano na sua vida, você consegue praticamente visualizar, como o som combina com o sotaque e estilo de vida por aqui. O povo australiano é de longe o que mais abrevia palavras, inclui gírias, e denomina apelido para as coisas. Os caras tem a “cara de pau” (no bom sentido) de dar uma apelido até mesmo paras as nossas tão queridas brasileiras “Havaianas”, aqui também conhecidas como “Havies”!!! Eles falam com tanta propriedade que me dá até uma pontinha de ciúme!

Como prova do meu argumento, AC/DC por aqui também não significa somente o nome de uma das bandas que dão mais orgulho à história deste jovem país! Em um contexto diferente, sendo usado como gíria lá dos anos 70, AC/DC também pode significar “bissexual”.

Exemplos como este nos fazem entender como gírias nascem a partir da história e cultura de cada país .No Brasil, país do futebol não poderíamos nos referir ao termo como “aquele(a) que joga no dois times”?

Os clássicos das palavras abreviadas no inglês australiano parecem seguir uma regrinha, sempre terminam em: “ie”, “y”, “o”, “azza”;

Bottle-O = Bottle Shop → Loja que vende bebidas alcoólicas                             destrava copy
Servo = Service Station → Posto de Gazolina
Sunnies = Sunglasses → Óculos escuros
Prezzie = Present, gift → Presente
Tazzy = Tazmânia
Ciggy = Cigarette → Cigarro
Brizzy = Brisbane, Capital de Queensland região Nordeste da Austrália
Brekky = Breakfast → Café da manhã
Mozzie = Mosquito
Barbie = Barbecue → Churrasco
Footy = Football → que aqui pode significar o nosso futebol ou rugby
Cozzie = Swimming Costume → roupa de praia

Nem nomes de pessoas escapam da brincadeira: Sharon vira “Shazza”, Gareth “Gazza”, Jack “Jacko”, Matt, que em inglês geralmente já é apelido para Matthew, aqui é “Matty” e por aí vai.

Wanna Grab a Feed at Macca’s Mate ?Maccas

Assim como nossas queridas Havaianas, os Australianos também apelidaram a cadeia de fast-food mais famosa do mundo. A casa do senhor Ronald McDonald na Austrália também é conhecida por Macca’s.

Em 2013, 13 lojas ao redor do país tiveram o nome trocado de sua faixada para Macca’s em comemoração ao Australian Day (26 de Janeiro). Claro que a cadeia aproveitou a oportunidade como estratégia de marketing para se aproximar do seu público, mas o apelido é levado tão a sério por aqui que o nome Macca’s também é marca registrada no país protegida por lei (trademark) desde 1994.

images

* Outro apelido menos popular do Mc Donald’s por estas bandas: “Mickey-D’s”

 

Este conteúdo é de responsabilidade do autor da coluna Lado B e está sujeito a alterações sem aviso prévio. 

 

Facebook   Nosso grupo   Twitter   LinkedIn Youtube

Atenção Atenção
Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.