Como enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal

Atualmente, existem diversas formas de realizar transações financeiras entre países com rapidez e eficácia. Enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal é certamente uma delas.

O processo é feito inteiramente online, de forma segura e em pouco tempo a remessa fica disponível para o destinatário. A empresa garante que os dados do remetente ficam protegidos. Além disso, quem vai receber a quantia precisa fornecer poucas informações, mesmo que ainda não tenha uma conta PayPal.

O que é PayPal e como funciona

O PayPal é uma espécie de carteira digital que facilita a vida na hora de fazer qualquer tipo de pagamento, seja compras ou envio de dinheiro. O usuário cria uma conta através do site da empresa e consegue finalizar as operações com apenas um clique.

A conta pode ser criada tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas e as operações são permitidas em ambos os sentidos. O mais importante é saber que o CPF, em caso de pessoa física, e o CNPJ, em caso de empresa, precisarão ser fornecidos no momento de abertura da conta.

Na hora do cadastro, é preciso especificar se a conta é pessoal ou comercial.

criar conta no paypal
Como funciona o PayPal

6 melhores serviços para enviar dinheiro para o exterior

Como criar uma conta

Para começar a usar o PayPal, o primeiro passo é criar um perfil gratuito informando o país, endereço de email e uma senha à escolha.

A seguir, basta inserir os dados solicitados sobre o cartão de crédito ou débito que ficará associado à conta. Dessa forma, não é preciso ter saldo na mesma. O valor pago será automaticamente descontado do cartão vinculado.

É possível ainda associar uma conta bancária ao mesmo perfil e a logística funciona da mesma forma.

Abra uma conta grátis na TransferWise e envie dinheiro agora

Como enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal

Enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal é bastante simples e nem é necessário sair de casa para finalizar a operação ou se preocupar com códigos, como no caso da Western Union, por exemplo.

O processo varia um pouco de acordo com o país do qual está se tentando enviar dinheiro. Quem quer enviar dinheiro de, por exemplo, pode precisar apenas do endereço de e-mail do destinatário e, por vezes, também do número de telefone.

Para fazer um envio, é preciso fazer o login na conta através do site do PayPal ou baixando o aplicativo e fornecendo o email cadastrado e a senha. A seguir, basta seguir os passos:

  1. Clicar na aba “Enviar ou Solicitar”;
  2. Selecionar a opção “Pagar por produtos ou serviços”;
  3. Fornecer o email ou o número de telefone do destinatário e confirmar;
  4. A seguir, é preciso selecionar o montante a ser enviado e a moeda em que será feita a operação, tendo atenção que uma taxa de conversão será aplicada;
  5. Na opção “Adicione um meio de pagamento” é possível cadastrar o cartão de crédito ou débito, se isso não tiver sido feito anteriormente.
  6. Selecionar “Enviar pagamento agora” e aguardar a confirmação.

Quanto tempo demora para enviar o dinheiro?

O dinheiro fica disponível imediatamente na conta PayPal do destinatário. A partir daí, ele precisa escolher em que conta bancária quer receber a quantia e confirmar a transferência. Da confirmação até que o montante apareça no saldo deve-se contar mais 1-2 dias úteis.

Taxas de envio

Enviar dinheiro pelo PayPal é um método seguro e descomplicado, mas pode sair caro quando comparado com outras formas de fazer a mesma transação. Os pagamentos internacionais estão sujeitos a IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) de 6,38% por serem descontados do cartão de crédito, quando for o caso.

Além disso, o destinatário paga uma tarifa fixa, independente da forma como foi feito o envio. O valor só é confirmado quando a transação é concretizada. Para operações com a mesma moeda, essa taxa é dispensada. No site do PayPal é possível conferir todos os custos envolvidos.

Limite de transferência

Vale lembrar que, para contas novas, há um limite de transferência de valores com o objetivo de dificultar as fraudes. Por um período de seis meses, só é possível transferir até R$ 1.000 para a conta bancária, uma limitação que pode afetar diretamente o receptor da quantia.

Quando ao valor destinado para pagamentos, o limite é de R$ 2.000. No entanto, confirmando o cartão de crédito ou a conta bancária, esses limites são automaticamente aumentados, sendo que o de transferências para a conta bancária deixa de existir e o dos pagamentos será o mesmo do cartão de crédito.

Como transferir o saldo da conta PayPal para a conta bancária

Uma vez que o usuário recebe o dinheiro, ele tanto pode usar para pagar compras por meio do PayPal como transferir o dinheiro para uma conta bancária. O PayPal possui esta opção pensando no usuário que quer trasnferir dinheiro para si mesmo, seja para uma conta corrente ou poupança. O processo é simples.

O primeiro passo é ir em “meu dinheiro”. Selecionar “Transferência Bancária” abaixo do saldo da conta.

Digitar o valor de acordo com a moeda do saldo, confirmar a conta bancária para qual deseja transferir e clicar em “Continuar”.

Quanto tempo demora até receber o dinheiro na conta?

Após a confirmação da operação, o saldo é disponibilizado na conta informada dentro de 1 a 5 dias úteis.

Taxas para transferir saldo para conta bancária

O PayPal cobra taxas diferenciadas dependendo do país onde foi aberta a conta bancária para qual o saldo será destinado.

  • Se a transferência for para uma conta bancária no Brasil, ela será gratuita. Se o saldo a ser transferido para a conta bancária brasileira for em uma moeda estrangeira, o PayPal utilizará a cotação do dia, aplicando uma taxa de 3,5% pelo câmbio da conversão.
  • Se a transferência for para uma conta bancária nos Estados Unidos, ela será gratuita, porém a transferência só é possível ser feita em dólares.

Vale a pena usar o PayPal para enviar dinheiro?

Pelos custos envolvidos, incluindo a penalização do destinatário, o PayPal pode ser cômodo pelo processo ser todo realizado online, mas já não é a forma mais vantajosa de enviar dinheiro hoje em dia, ficando atrás de serviços mais vantajosos.

Opções mais vantajosas para enviar ou receber dinheiro no exterior

Apesar do montante ficar disponível em pouco tempo pelo PayPal, há empresas que fazem o mesmo trabalho com tarifas bem menores, como é o caso da Transferwise.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos