23kg ou 32kg? Confira o limite de bagagem das principais companhias aéreas

Os últimos tempos foram marcados por várias alterações nas políticas das companhias aéreas em relação ao limite de bagagem despachada. Nas empresas que operam voos internacionais, o cenário ficou ainda mais confuso. Afinal, o que é franquia e o que precisa ser pago por fora?

Limite de bagagem das principais companhias aéreas

As companhias aéreas têm liberdade, dentro do razoável, para estabelecer os seus limites de bagagem. Até há pouco tempo, era normal conseguir viajar para o exterior com dois volumes de 32 kg em praticamente todas as empresas. No entanto, a regra mudou e agora é preciso saber exatamente a política da companhia em que vai viajar. Caso contrário, a mala extra pode sair bem salgada.

Pensando nisso, o Já Fez as Malas? reuniu as regras das principais companhias aéreas que operam voos internacionais partindo do Brasil. Confira abaixo para fazer as malas no tamanho certo na hora de viajar.

Aerolíneas Argentinas

Tal como em muitas empresas nas Aerolínas Argentinas, o limite de bagagem da franquia é agora definido pelo tipo de tarifa. Nas tarifas Promo e Base, não há franquia de bagagem. Na Plus, os passageiros têm direito a uma peça de 23 kg e nas Flex e Club Economy o máximo é de dois volumes de 23 kg cada.

Aeroméxico

No voos entre o México e o Brasil, a companhia Aeroméxico limita a franquia de bagagem de acordo com a classe em que se viaja. Na Cabine Turista, há direito a duas peças despachadas de 23 kg cada e mais duas bagagens de mão com o peso máximo de 10 kg cada. Na Classe Premier, é possível transportar até três malas despachadas com 32 kg por unidade, além de poder levar na cabine uma bagagem de mão de no máximo 18 kg e um item pessoal com até 3 kg.

Air Canadá

Na Air Canadá, o limite de bagagem franqueada varia de acordo com o destino, tarifa, data da compra e status de passageiro frequente. No entanto, em todos os casos, o peso máximo por peça é de 23 kg.

Air China

O limite de bagagem definido pela Air China varia de acordo com a classe e com a rota da viagem. Na First/Business class, oss passageiro têm o direito a duas peças de no máximo 32 kg cada. Na Premium Economy class, a franquia é de duas peças de 23 kg cada. Já na Economy Class, o destino da viagem tem um peso maior.

Em algumas rotas, é possível viajar com um item despachado de no máximo 23 kg gratuitamente. Em outras, a franquia cobre dois itens de no máximo 23 kg cada nas mesmas condições.

Air Europa

Nas viagens de e para o Brasil, a franquia de bagagem da Air Europa é de 1 peça de 23 kg na classe turística, tarifa geral. Caso a tarifa do bilhete seja a lite, não há franquia de bagagem despachada. Já na Business class, os clientes têm direito a três volumes de despachados, cada um com no máximo 23 kg.

Air France

A franquia de bagagem na Air France é definido de acordo com a classe e com a tarifa. Na Economy class, não há franquia de bagagem para a tarifa light, mas para as outras o limite é de um volume de, no máximo, 23 kg. Na Premium Economy, são permitidos dois volumes de no máximo 23 kg cada um. A seguir, a Business class, proporciona aos seus clientes a possibilidade de despachar gratuitamente duas bagagens de, no máximo, 32 kg cada. Na La Première class, o limite é de três volumes de 32 kg cada.

Alitalia

A Alitalia tem uma política de bagagem que varia de acordo com as classes e com os destinos. Viagens de e para o Brasil na classe econômica, dão direito ao transporte grauito de duas malas de 23 kg cada. Já na Business class, a franquia é de dois volumes de 32 kg cada um.

American Airlines

De uma forma muito resumida, a política de bagagens da American Airlines diz que, nas viagens de e para o Brasil na classe econômica, é possível despachar duas malas gratuitas de 23 kg cada. Na classe executiva, também são dois volumes, mas de 32 kg cada.

Avianca

Na Avianca, a franquia de bagagem nas tarifas Promo, Economy e Flex é a mesma: uma peça de 23 kg cada. Já nas tarifas Business Promo e Business, o passageiro tem direito a duas peças também de 23 kg cada.

Azul

Para os voos entre o Brasil e a Europa ou Estados Unidos, o limite de bagagem é de duas malas de até 23 kg cada na classe econômica. Já na classe executiva, o passageiro pode levar até três volumes de, no máximo, 32 kg cada. Nas viagens dentro da América Latina, um volume despachado de até 23 kg só está disponível na Tarifa Mais Azul.

British Airways

Na classe econômica da British Airways, os viajantes têm direito a despachar gratuitamente um volume de até 23 kg. Já na classe econômica premium, a empresa aceita duas malas de até 23 kg cada. Para os passageiros da classe executiva, o limite é de duas peças de até 32 kg casa e na primeira classe, podem transportar até três volumes com o mesmo peso.

Copa Airlines

Desde 1º de maio de 2019, as regras qe passaram a vigorar foram as seguintes: nas classes Economy Promo e Classic da Copa Airlines, os passageiros têm direito ao transporte gratuito de uma mala de até 23 kg. Já na classe Economy Full, a franquia é de dois volumes com o mesmo peso.

Delta

Na Delta, os clientes da classe econômica desfrutam de uma franquia de duas malas de no máximo 23 kg. No caso daqueles que viajam em primeira classe, a franquia também é de dois volumes, mas de 32 kg cada.

Emirates

Na Emirates, uma das melhores companhias aéreas do mundo, a franquia de bagagem da classe econômica, nas tarifas Special e Saver é de um volume de até 23 kg. Nas tarifas Flex e Flex Plus, o limite é de até dois volumes com o mesmo peso. Já para quem viaja na executiva e primeira classe, a franquia é de dois volumes de até 32 kg cada.

Gol

Nas tarifa Light e Promo, a única forma de despachar bagagem é pagando pelo serviço, não há franquia. Essa possibilidade só há nas tarifas Plus, onde é possível despachar gratuitamente um volume de até 23 kg, e Premium Economy, que dá direito a duas peças com o mesmo peso cada. O clientes que fazem parte do programa de fidelidade da empresa têm mais vantagens nesse sentido.

Iberia

Na tarifa mais barata da Iberia, a Basic, é preciso pagar pela bagagem despachada sempre. A franquia só existe da Premium Economy, que permite dois volumes de até 23 kg cada, e Business, onde o limite é de três volumes com o mesmo peso máximo por unidade.

KLM

Na classe econômica, o limite de bagagem franqueada é de uma peça com no máximo 23 kg, menos na tarifa Light que não dá direito a mala despachada. Já na classe executiva, é possível viajar com até dois volumes com até 32 kg cada.

Latam

Pela Latam, as viagens para países da América Latina só têm franquia na tarifa Plus, onde é gratuita um volume de até 23 kg. Já nos voos para América do Norte, Europa, África e Oceania, é possível despachar duas malas com o mesmo peso.

Lufthansa

Na Lufthansa, a franquia de bagagem varia de acordo com a classe em que se viaja, tal como acontece com outras companhias. Na Economy, o limite é de um volume de até 23 kg. Já na Premium Economy, pode-se despachar gratuitamente dois volumes de até 23 kg. Para Business Class e First Class, o peso é 32 kg, sendo uma peça para o primeiro caso e duas para o segundo.

Qatar Airways

Na classe econômica da Qatar, a franquia é de dois volumes de 23 kg cada. Já na primeira classe e executiva, o limite é de dois volumes também, mas com 32 kg cada.

Royal Air Maroc

Nas viagens de e para o Brasil, a franquia de bagagem é de dois volumes de 32 kg cada, tanto na classe econômica como na premium.

SWISS

A política de franquia da SWISS mudou recentemente e agora, para os voos de e para o Brasil, só há direito a despachar um volume de até 23 kg sem pagar a mais por isso.

TAAG

Na classe econômica da TAAG, a franquia é de duas peças com até 23 kg cada. Já na classe executiva, o limite é de duas peças também, mas com 32 kg cada uma delas. Os viajantes da primeira classe podem levar até três volumes com 32 kg cada um.

Tap

Na Tap, a franquia de bagagem existe para as tarifas Basic, Classic, Plus, Executive e Top Executive. Dependendo do destino, a franquia na Basica e na Classic é a mesma: um volume de 23 kg. Já na Plus, é possível despachar gratuitamente dois volumes, cada um com o peso máximo citado anteriormente. Para a Executive e Top Executive, o peso em questão para cada volume é 32 kg, sendo possível despachar duas e três peças, respectivamente.

United

Na classe econômica, os passageiros têm direito a despachar gratuitamente duas malas de até 23 kg cada. Para os viajantes da primeira classe e classe executiva, é possível mandar para o porão duas peças de até 32 kg cada uma.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:

Procurando seguro viagem com o melhor custo-benefício e cobertura?
Faça uma cotação online com a World Nomads!

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos