Precisa de visto para a Europa?
Uma das dúvidas mais comuns de quem está começando a planejar uma viagem internacional é se precisa de visto para Europa, quando se vai apenas para visitar. Abaixo é possível encontrar quais países possuem regras próprias as quais é necessário prestar atenção para evitar confusões.
Precisa de visto para a Europa em qual caso?
Se você vai apenas para visitar, não é preciso de visto para entrar na Europa se o país de destino fizer parte do Espaço Schengen.
O que é Espaço Schengen?
O Espaço Shengen visa remover o controle das fronteiras internas da UE. Para qualquer país integrante deste espaço os brasileiros têm livre circulação sem precisar de visto por até 90 dias, a cada seis meses. São pertencentes ao Espaço os seguintes países:
- Áustria
- Bélgica
- República Checa
- Dinamarca
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça
Países europeus que não fazem parte do Espaço Schengen
Apesar da grande facilidade, vale ressaltar que existem seis países da União Europeia que não fazem parte do Espaço Schengen e que podem possuir políticas de entrada diferentes dos demais. São estes:
- Bulgária
- Romênia
- Chipre
- Irlanda
- Reino Unido
- Croácia
No geral, brasileiros também podem entrar nesses países sem visto, no entanto, a circulação entre esses e outros países é mais limitada. Isso porque com o passaporte brasileiro temos direito a duas entradas no Espaço Schengen a cada seis meses. Por exemplo: você foi viajar do Brasil para a Espanha e depois quer ir para o Reino Unido. Ao entrar na Espanha você acaba de utilizar a primeira entrada permitida. Ao deixar a Espanha para o Reino Unido, deixa o Espaço Schengen. Caso você tenha que voltar a Espanha ou outro país que esteja no Espaço para pegar o voo de volta ao Brasil, acaba utilizando a segunda e última permitida no período de três meses.
Passagem, seguro-viagem e dinheiro
Apesar de não ser preciso visto para Europa, é necessário ter:
- Passaporte com no mínimo 3 meses de validade após a data de volta ao Brasil;
- Passagem de ida e volta ao Brasil;
- Seguro-viagem que cubra todos os destinos que irá visitar, com cobertura mínima no valor de 30 000€;
- Comprovante de reserva em hotéis ou carta-convite de cidadão europeu ou residente legal na Europa e
- Recursos financeiros suficientes para todos os dias de viagem, que pode ser em dinheiro, cartões, etc. (cada país tem sua política sobre o mínimo necessário. Consulte no site da Embaixada ou Consulado do país de destino no Brasil).
Outros países que não fazem parte da Schengen Area ou União Europeia
Se o país que pretende visitar ainda não foi citado deve checar caso a caso.
É possível saber mais sobre o assunto na página oficial de imigração da União Europeia.
Para saber mais sobre morar fora do Brasil para estudar ou trabalhar confira os demais posts do Já Fez as Malas e os videos no YouTube.
Veja também: