Países da Europa: conheça todas as capitais, mapa e curiosidades
Saber quais são os países da Europa é muito mais do que decorar o nome de todos os eles para a prova de Geografia do Ensino Fundamental. O continente está nos sonhos e planos de muitos viajantes, mas a verdade é que pouca gente sabe, de fato, as nações que o integram e informações relevantes sobre a cultura de cada uma delas.
Ao contrário do que muita gente pensa e acredita também, os países da Europa não são apenas aqueles que integram a União Europeia. Muitos outros decidiram manter-se de fora do bloco econômico, antes mesmo da iminente saída do Reino Unido.
Quais são os países da Europa
Apesar de ser o segundo menor continente do mundo em extensão territorial, perdendo apenas para a Oceania, a Europa conta com 50 países e territórios independentes. Em seus mais de 10 milhões de quilômetros quadrados, estão algumas das nações mais poderosas e ricas do planeta.
Mapa da Europa
Conheça abaixo o mapa da Europa e a lista completa dos países da Europa e veja como andam os seus conhecimentos sobre o continente e aproveite para, quem sabe, descobrir novos destinos para uma futura viagem. Os países estão organizados de acordo com a região a que pertencem.
Europa Centro-Oriental
A Europa Centro-Oriental representa a maior fatia do continente e é constituída por 21 países. Todos eles eram antigos socialistas ou faziam parte da União Soviética, ressaltando que a divisão das regiões europeias também leva em consideração critérios econômicos.
Albânia
Com mais de 28 mil quilômetros quadrados de extensão e uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes, a Albânia tem como capital a cidade de Tirana. Lá, fala-se albanês e a moeda utilizada é o lek.
Um dos principais produtos de exportação da Albânia é a cereja. A fruta é o carro-chefe da economia local.
Armênia
Entre o mar Negro e o mar Cáspio, está a Armênia, com quase 30 mil quilômetros quadrados de extensão. A capital do país chama-se Ierevam, o idioma local é o armênio e a moeda utilizada é o dram armênio.
Em Ierevan, há uma série de torneiras na rua de onde é possível beber completamente pura e limpa de graça.
Azerbaijão
Com pouco mais de 9 milhões de habitantes, o Azerbaijão é frequentemente confundido com países do continente asiático. No entanto, é um dos países da Europa. A sua capital é Baku, a moeda local é o manat azeri e a língua oficial do país é a língua azeri.
Visitar o Azerbaijão significa dar de cara com vários vulcões de lama. Não é raro um deles “entrar em erupção” e espalhar o material por toda a parte.
Bielorrússia
Também conhecida como Belarus, a Bielorrússia tem mais de 200 mil quilômetros quadrados de extensão e é um país que só nos últimos anos mostra-se mais aberto ao turismo. Lá fala-se bielorrusso e russo, a moeda é o rublo bielorrusso e a capital e cidade mais populosa é Minsk.
A Bielorrúsia é um dos países do mundo onde existem mais mulheres que homens.
Bósnia e Herzegovina
O passado de guerra relativamente recente ainda assombra a Bósnia, país resultante da dissolução da Ioguslávia, o que torna o seu território ainda pouco explorada turisticamente. A capital é Sarajevo, o idioma é o bósnio e a moeda é o marco convertível.
Se quiser pagar o pedágio em bósnio, terá de dizer que quer pagar a putarina.
Bulgária
A bonita capital Sófia encanta os visitantes e é um dos destinos mais baratos para se conhecer no continente. A Bulgária, onde se fala búlgaro e se usa o lev búlgaro, tem cerca de 111 mil quilômetros quadrados de extensão territorial.
Quando os búlgaros querem dizer sim, eles balançam a cabeça para a direita a para a esquerda. Quando querem dizer não, balançam a cabeça para cima e para baixo.
Croácia
Antes de chegar à final da Copa do Mundo de 2018 e provar ao mundo que tem excelentes jogadores de futebol, a Croácia já impressionava os visitantes com as suas paisagens. A capital do país é Zagreb, a moeda local é a kuna e o idioma falado é o croata.
A Croácia, apesar do seu pequeno território, conta com mais de 1.000 ilhas.
Eslováquia
E eis o primeiro país da lista que faz parte da União Europeia e que usa o euro como moeda oficial. A Eslováquia era parte integrante da antiga Tchecoslováquia e a sua capital é a belíssima Bratislava. O idioma local é o eslovaco.
A Páscoa na Eslováquia tem uma tradição, no mínimo, duvidosa. Os homens se reúnem para jogar água gelada nas mulheres solteiras e ainda batem em cada uma delas com uma espécie de varinha enfeitada. O ritual é para, supostamente, garantir boa sorte e saúde.
Eslovênia
Conhecida oficialmente como República da Eslovênia, o país também faz parte da zona euro e utiliza a moeda do bloco econômico como a sua oficial. A capital é Liubliana e o idioma local é o esloveno.
A Eslovênia é o país da Europa com o maior número de ursos selvagens e é bastante fácil “tropeçar” em um deles por aí.
Geórgia
Com pouco menos de 70 mil quilômetro quadrados, a Geórgia tem como capital a cidade de Tbilisi. Localizado na região dos cáucasos, o país tem como moeda oficial o lari e o idioma é o georgiano.
O georgiano é uma língua que não se assemelha com nenhuma das outras utilizadas na Europa. O idioma tem, inclusive, o seu próprio alfabeto.
Hungria
A capital da Hungria, Budapeste, é frequentemente citada como uma das mais bonitas e baratas cidades da Europa. No país, que tem muito a oferecer, fala-se o húngaro e a moeda utilizada é o forinte.
O cubo mágico foi inventado por um húngaro e é muito comum encontrar o jogo vendido como souvenir pelas cidades do país.
Kosovo
O Kosovo não é oficialmente reconhecido pelo Brasil e mais outros 110 países da ONU como país independente da Sérvia. No entanto, outros 193 reconhecem a autonomia do mesmo. A moeda utilizada por lá é o euro, fala-se albanês e sérvio e a capital é Pristina.
É muito comum ver casas inacabadas no Kosovo. Isso acontece porque, no país, os impostos só começam a ser cobrados depois que o imóvel está acabado. Por esse motivo, as obras atrasam e arrastam-se por anos.
Moldávia
Moldova ou República da Moldávia também são nomes possíveis para este que pode ser considerado um dos menores países da Europa. A capital é Chisinau, a moeda oficial é o leu moldávio e o idioma é o romeno.
O girassol tem uma grande importância na Moldávia. Além de enfeitar os campos do país, a sua semente é muito usado na alimentação.
Montenegro
Os pouco mais de 13 mil quilômetros quadrados de Montenegro são mais do que suficientes para encantar qualquer visitante. Na capital Podgorica e nas outras cidades fala-se montenegrino e a moeda utilizada é o euro.
Apesar do país utilizar o euro como moeda oficial, ele não faz parte da União Europeia.
Polônia
A Polônia tem um passado obscuro relacionado com o nazismo e os campos de concentração e faz questão de tornar essa memória viva para que algo do mesmo gênero não volte a acontecer. A capital é Varsóvia e o idioma oficial é o polonês. No país, utiliza-se o zloty.
Nas máquinas de café do país, é possível comprar sopa. O prato, servido em copo, pode vir com acompanhamentos, inclusive, como pedaços de ovo cozido.
República da Macedônia
Desde junho de 2018, a República da Macedônia passou-se a chamar oficialmente Macedônia do Norte depois de um acordo feito com a Grécia. No entanto, a capital continua a ser Escópia, o idioma oficial o macedônio e a moeda utilizada ainda é o dinar macedônio.
A Macedônia tem um histórico de “problemas com o nome”. Antes, também era conhecida simplesmente como FYROM (Former Yugoslav Republic of Macedonia).
República Tcheca
Quem nunca ouviu falar na contemporânea Praga? A fantástica cidade é a capital e mais populosa cidade da República Tcheca. No país, fala-se tcheco e a moeda em circulação é a coroa tcheca.
A cerveja Duff, que aparece no seriado Os Simpsons, é fabricada na República Tcheca .
Romênia
Um dos principais atrativas da Romênia são os seus majestosos e mal assombrados castelo, pelo menos é o que dizem as lendas. A capital do país é Bucareste e a língua oficial é o romeno. A moeda utilizada é o leu romeno.
A cidade romena de Timisoara foi a primeira de Europa a ter as ruas iluminadas com luz elétrica.
Rússia
A Rússia não só é o maior país em extensão territorial da Europa como do mundo: são 17.098.242 de quilômetros quadrados. É também um dos 10 mais populosos. A sua capital é Moscou, o idioma oficial é o russo e a moeda que circula é o rublo.
Na Rússia, o Natal comemora-se a 7 de janeiro, de acordo com a tradição da Igreja Ortodoxa.
Sérvia
Belgrado ocupa o posto de capital, cidade mais importante do país e também mais populosa. Na Sérvia, fala-se sérvio e a moeda oficial é o dinar sérvio.
A bebida típica da Sérvia é a rákja, que parece muito com a cachaça brasileira. Lá, cada família produz a sua própria rákja.
Ucrânia
Com uma imponente e muito característica arquitetura ortodoxa, a capital da Ucrânia, Kiev, tornou-se um importante destino turístico. O país, onde fala-se ucraniano, utiliza como moeda a grívnia.
Os ucranianos usam as alianças de casamento na mão direita e não na esquerda, como é habitual na maioria dos outros países.
Europa Meridional
No sul do continente, estão os países da Europa Meridional. É nesses países onde se encontram as temperaturas mais agradáveis, apesar das quatro estações do ano serem bem definidas em todos.
Andorra
Entre a França e a Espanha, está um pequeno país que tem apenas 470 quilômetros quadrados de extensão. A sua capital é Andorra-a-Velha e o idioma oficial é o catalão. A moeda corrente é o euro.
Um estrangeiro só pode se candidatar à cidadania andorrana depois de 25 anos vivendo no país.
Chipre
O Chipre é, na verdade, uma ilha cercada pelo Mar Meditterâneo, a mais populosa delas, na verdade. Integrante a União Europeia desde 2004, utiliza como moeda oficial o euro. As línguas faladas por lá são o grego e o turco e a sua capital é Nicósia.
Chipre é considerado o país de Afrodite. De acordo com a mitologia, foi em Paphos que nasceu a deusa grega.
Espanha
A Espanha não cabe em poucas palavras. Um dos países mais visitados do continente tem como capital a famosa Madri. O idioma oficial é o espanhol e a moeda em circula não é o euro.
A gastronomia espanhola é imbatível. É por isso que essa é a terra de dois restaurantes importantes, o mais antigo do mundo, o Celler de Can Roca, e o melhor e mais premiado, Casa Botín.
Grécia
Terra de muitos filósofos e berço do conhecimento, a Grécia estende-se por pouco mais de 131 mil quilômetros quadrados. A capital do país é Atenas, a moeda é o euro e a língua oficial é o grego.
Uma antiga tradição de Esparta, cidade grega, era a de dar banho de vinho nos recém-nascidos como forma de atestar a boa saúde deles.
Itália
Muito além das pizzas e massas, a Itália tem uma vasta oferta cultural para seus visitantes e habitantes. A capital do país é Roma e a moeda oficial é o euro. A língua, como não poderia ser diferente, é o italiano.
A Itália tem um museu inteiro, e único no mundo, dedicado à máfia.
Malta
Malta tem sido um destino muito procurado por quem quer estudar inglês, uma das línguas oficiais do país, por oferecer melhores preços que outros locais. A capital é Valeta e a moeda utilizada é o euro.
Água doce é coisa rara em Malta! Tanto para cozinhar como parar beber, usa-se água mineral, pois a água que sai da torneira é salgada.
Mônaco
Localizado no sul da França, Mônaco é, na verdade, uma cidade-estado com estatuto de país. A sua capital é Cidade de Mônaco, o idioma oficial é o francês e a moeda corrente é o euro.
Mônaco também tem uma espécie da calçada da fama, mas essa é exclusiva para as grandes estrelas do futebol.
Portugal
Na Península Ibérica e privilegiado com um dos melhores climas do continente, Portugal pode ser considerado o país do momento. A capital é Lisboa, o idioma oficial é o português e a moeda usada é o euro.
O famoso bacalhau consumido em Portugal vem, na verdade, da Noruega.
San Marino
Completamente rodeado pela Itália, San Marino tem apenas 60 quilômetros quadrados de extensão. A sua capital é San Marino, o idioma oficial é o italiano e a moeda é o euro.
San Marino tem uma das piores seleções de futebol do mundo, sendo constantemente goleada em qualquer competição que participe.
Turquia
A Turquia é considerado um país euro-asiático por ter partes do seu território nos dois continentes. A sua capital, ao contrário do que muitos pensam, não é Istambul, mas sim Ancara. O idioma oficial é o turco e a moeda é a lira turca.
Os turcos são os maiores consumidores de chá do mundo. Cada cidadão consome, em média, 5 copos de chá por dia.
Europa Ocidental
Essa é considerada a região mais rica da Europa e é nela que estão concentrados alguns dos países mais poderosos e influentes. Essa divisão do continente conta com 11 países.
Alemanha
Com mais de 357 mil quilômetros quadrados, a Alemanha é uma verdadeira potencial mundial. Sua cosmopolita capital é Berlim. O idioma oficial do país é o alemão e a moeda é o euro.
Na Alemanha, cada cidadão adulto consome, em média, 112 litros de cerveja por ano. O país conta com mais de 5.000 rótulos da bebida.
Áustria
A Áustria é um dos países do mundo com maior qualidade de vida. Isso fica claro ao se conhecer a sua capital, Viena. O idioma oficial do país também é o alemão e a moeda é o euro.
Se alguém na Áustria falar em “pegar o 71”, fique atento! A expressão refere-se a morrer e faz alusão ao bonde 71, cuja linha termina cemitério Zentralfriedhof. O local conta com mais de 2,5 milhões de sepulturas.
Bélgica
É na sua capital Bruxelas, que está localizada a sede do Parlamento Europeu. O país tem três línguas oficiais: o francês, o alemão e o holandês. A moeda utilizada é o euro.
Quem disse que a Suíça é a terra do chocolate? O título fica mesmo com a Bélgica, que produz mais de 170 mil toneladas da iguaria por ano.
Cazaquistão
Também transcontinental como a Turquia, a maior parte do território do Cazaquistão está localizado na Ásia, mas, ainda assim, o país pertence igualmente à Europa. A sua capital é Astana, o idioma local é o cazaque e a moeda é o tenge.
A hospitalidade é uma parte da importante da tradição cazaque e é levada muito a sério. Os hóspedes devem ser bem recebidos e têm direito a um verdadeiro banquete depois da chegada.
França
A mundialmente famosa Paris é a capital deste país conhecido pela cultural, arquitetura, história, queijos e vinhos. O seu idioma oficial é o francês e a moeda é o euro.
Na França, são produzidas mais de 400 variedades de queijo.
Irlanda
E na terra da Guiness há muito mais para ver e fazer do que ficar “apenas” sentado em pubs. A capital irlandesa é Dublin e os dois idiomas oficiais são irlandês e o inglês. A moeda utilizada no país é o euro.
A temperatura mais alta já registrada na Irlanda foram “chocantes” 33ºC no verão.
Liechtenstein
O minúsculo país está localizado nos Alpes suíços e a sua capital é a cidade de Vaduz. O idioma oficial é o alemão e a moeda utilizada é o franco suíço.
Por que alugar um quarto de hotel se você pode alugar o país todo pela bagatela de US$ 70.000 por noite? Sim, isso é realmente possível.
Luxemburgo
O estado soberano é cercado pela França, Bélgica e Alemanha e tem como idioma oficial o luxemburguês. A moeda utilizada é o euro e a sua capital é Luxemburgo.
A taxa de desemprego o Luxemburgo é uma das mais baixas do mundo: cerca de 3%.
Países Baixos
Os Países Baixos são mais conhecidos como Holanda e têm como capital a mundialmente famosa Amsterdã. A língua oficial é o holandês e a moeda é o euro.
É comum os holandeses cumprimentarem os conhecidos com três beijinhos no rosto.
Reino Unido
O Reino Unido não inclui apenas a Inglaterra, mas também a Irlanda do Norte e é lá que está a família real mais conhecida do mundo. A sua capital é Londres, a moeda oficial é a libra esterlina e o idioma é o inglês.
Todas as pessoas que conseguem chegar aos 100 anos recebem um cartão de aniversário personalizado da Rainha da Inglaterra.
Suíça
Facilmente classificado como um dos países mais bonitos do mundo, a Suíça também está listada entre os mais caros para se viver e turistar. A sua capital é Berna e a moeda em circulação é o franco suíço. Alemão, francês e suíço são as três línguas oficiais.
Se você decidir morar na Suíça e ter um porquinho da índia como animal de estimação, terá que criar, pelo menos dois, porque os animais têm tendência à solidão. Por isso, é proibido ficar com apenas um.
Europa Setentrional
Os países da Europa Setentrional são aqueles que ocupam a parte norte do continente. Os integrantes dessa região sofreram alterações ao longo dos tempos, mas a configuração atual é aquela definida pela Organização das Nações Unidas.
Dinamarca
Esse incrível reino é conhecido no mundo todo pela sua qualidade de vida, economia e belezas naturais. A sua capital é Copenhague, o idioma falado é o dinamarquês e a moeda é a coroa dinamarquesa.
No dinamarquês, a palavra “por favor” não existe.
Estônia
Um dos três Países Bálticos, a Estônia tem quase a mesma extensão territorial da Dinamarca. A capital é a bonita cidade de Tallin e a moeda tem o mesmo nome do país, estônia. O idioma oficial é o estoniano.
O transporte público é da graça no país para todos os residentes cadastrados.
Finlândia
A Finlândia tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo e tem outros pontos a seu favor, apesar da baixa incidência de sol durante todo o ano. A sua capital é Helsinki e o idioma oficial é o finlandês e também o sueco. A moeda utilizada é o euro.
Na Finlândia existem quase tantas saunas quanto finlandeses: são 3 milhões de saunas para 5 milhões de habitantes. O hábito suar horrores em uma cabine aquecida faz parte das tradições do país.
Islândia
E por falar em referência, a Islândia é um destaque na igualdade de gênero e conta com um dos melhores sistemas de apoio à maternidade no mundo. A sua capital Reykjavik e lá usa-se a coroa islandesa. A língua oficial é o islandês.
No verão, em junho, o sol se põe por volta da meia-noite e nasce logo às 3h da manhã.
Letônia
A Letônia é mais um dos Países Bálticos e já foi diversas vezes listado como um dos países mais baratos para visitar, apesar da moeda oficial ser o euro. A sua capital é Riga e a língua falada é o letão.
O país tem a internet mais rápida do mundo. Em praticamente todos os lugares, é possível ter acesso a wi-fi sem necessidade de senha.
Lituânia
O último País Báltico é a Lituânia, que faz fronteira com os outros dois anteriores e com o mar Báltico. A sua capital é Vilnius e o idioma oficial é o lituano. A moeda usada no país é o euro.
Na Lituânia é desaconselhado assobiar dentro de espaços fechados. Os locais acreditam que o ato atrai demônios.
Noruega
A Noruega está sempre na lista dos melhores países para se viver, apesar dos impostos elevadíssimos. A capital do país é Oslo e a moeda corrente é a coroa norueguesa. O idioma falado é o norueguês.
Na cidade norueguesa de Bergen chove, em média, durante 250 por ano.
Suécia
Fechando a lista, está o Reino da Suécia, também conhecido apenas por Suécia. A sua capital é Estocolmo, a língua falada é o sueco e a moeda é a coroa sueca.
A Suécia foi o primeiro país do mundo a imprimir notas de dinheiro e, muito provavelmente, será o primeiro a aboli-las. O plano do país é deixar de fabricar as notas até 2023, uma vez que os pagamentos digitais já representam a maioria esmagadora.
Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube
Veja também: