Países da Europa: conheça todas as capitais, mapa e curiosidades

Saber quais são os países da Europa é muito mais do que decorar o nome de todos os eles para a prova de Geografia do Ensino Fundamental. O continente está nos sonhos e planos de muitos viajantes, mas a verdade é que pouca gente sabe, de fato, as nações que o integram e informações relevantes sobre a cultura de cada uma delas.

Ao contrário do que muita gente pensa e acredita também, os países da Europa não são apenas aqueles que integram a União Europeia. Muitos outros decidiram manter-se de fora do bloco econômico, antes mesmo da iminente saída do Reino Unido.

Quais são os países da Europa

Apesar de ser o segundo menor continente do mundo em extensão territorial, perdendo apenas para a Oceania, a Europa conta com 50 países e territórios independentes. Em seus mais de 10 milhões de quilômetros quadrados, estão algumas das nações mais poderosas e ricas do planeta.

Mapa da Europa

Conheça abaixo o mapa da Europa e a lista completa dos países da Europa e veja como andam os seus conhecimentos sobre o continente e aproveite para, quem sabe, descobrir novos destinos para uma futura viagem. Os países estão organizados de acordo com a região a que pertencem.

Mapa com todos os países da Europa

Europa Centro-Oriental

A Europa Centro-Oriental representa a maior fatia do continente e é constituída por 21 países. Todos eles eram antigos socialistas ou faziam parte da União Soviética, ressaltando que a divisão das regiões europeias também leva em consideração critérios econômicos.

Albânia

Com mais de 28 mil quilômetros quadrados de extensão e uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes, a Albânia tem como capital a cidade de Tirana. Lá, fala-se albanês e a moeda utilizada é o lek.

Um dos principais produtos de exportação da Albânia é a cereja. A fruta é o carro-chefe da economia local.

Armênia

Entre o mar Negro e o mar Cáspio, está a Armênia, com quase 30 mil quilômetros quadrados de extensão. A capital do país chama-se Ierevam, o idioma local é o armênio e a moeda utilizada é o dram armênio.

Em Ierevan, há uma série de torneiras na rua de onde é possível beber completamente pura e limpa de graça.

Azerbaijão

Com pouco mais de 9 milhões de habitantes, o Azerbaijão é frequentemente confundido com países do continente asiático. No entanto, é um dos países da Europa. A sua capital é Baku, a moeda local é o manat azeri e a língua oficial do país é a língua azeri.

Visitar o Azerbaijão significa dar de cara com vários vulcões de lama. Não é raro um deles “entrar em erupção” e espalhar o material por toda a parte.

Bielorrússia

Também conhecida como Belarus, a Bielorrússia tem mais de 200 mil quilômetros quadrados de extensão e é um país que só nos últimos anos mostra-se mais aberto ao turismo. Lá fala-se bielorrusso e russo, a moeda é o rublo bielorrusso e a capital e cidade mais populosa é Minsk.

A Bielorrúsia é um dos países do mundo onde existem mais mulheres que homens.

Bósnia e Herzegovina

O passado de guerra relativamente recente ainda assombra a Bósnia, país resultante da dissolução da Ioguslávia, o que torna o seu território ainda pouco explorada turisticamente. A capital é Sarajevo, o idioma é o bósnio e a moeda é o marco convertível.

Se quiser pagar o pedágio em bósnio, terá de dizer que quer pagar a putarina.

Vista de Sarajevo, capital de um dos países da Europa
Vista de Sarajevo, capital de Bósnia e Herzegovina

Bulgária

A bonita capital Sófia encanta os visitantes e é um dos destinos mais baratos para se conhecer no continente. A Bulgária, onde se fala búlgaro e se usa o lev búlgaro, tem cerca de 111 mil quilômetros quadrados de extensão territorial.

Quando os búlgaros querem dizer sim, eles balançam a cabeça para a direita a para a esquerda. Quando querem dizer não, balançam a cabeça para cima e para baixo.

Croácia

Antes de chegar à final da Copa do Mundo de 2018 e provar ao mundo que tem excelentes jogadores de futebol, a Croácia já impressionava os visitantes com as suas paisagens. A capital do país é Zagreb, a moeda local é a kuna e o idioma falado é o croata.

A Croácia, apesar do seu pequeno território, conta com mais de 1.000 ilhas.

Eslováquia

E eis o primeiro país da lista que faz parte da União Europeia e que usa o euro como moeda oficial. A Eslováquia era parte integrante da antiga Tchecoslováquia e a sua capital é a belíssima Bratislava. O idioma local é o eslovaco.

A Páscoa na Eslováquia tem uma tradição, no mínimo, duvidosa. Os homens se reúnem para jogar água gelada nas mulheres solteiras e ainda batem em cada uma delas com uma espécie de varinha enfeitada. O ritual é para, supostamente, garantir boa sorte e saúde.

Eslovênia

Conhecida oficialmente como República da Eslovênia, o país também faz parte da zona euro e utiliza a moeda do bloco econômico como a sua oficial. A capital é Liubliana e o idioma local é o esloveno.

A Eslovênia é o país da Europa com o maior número de ursos selvagens e é bastante fácil “tropeçar” em um deles por aí.

Lago Bled, na Eslovênia, um dos países da Europa
Lago Bled, localizado na Eslovênia

Geórgia

Com pouco menos de 70 mil quilômetro quadrados, a Geórgia tem como capital a cidade de Tbilisi. Localizado na região dos cáucasos, o país tem como moeda oficial o lari e o idioma é o georgiano.

O georgiano é uma língua que não se assemelha com nenhuma das outras utilizadas na Europa. O idioma tem, inclusive, o seu próprio alfabeto.

Hungria

A capital da Hungria, Budapeste, é frequentemente citada como uma das mais bonitas e baratas cidades da Europa. No país, que tem muito a oferecer, fala-se o húngaro e a moeda utilizada é o forinte.

O cubo mágico foi inventado por um húngaro e é muito comum encontrar o jogo vendido como souvenir pelas cidades do país.

Kosovo

O Kosovo não é oficialmente reconhecido pelo Brasil e mais outros 110 países da ONU como país independente da Sérvia. No entanto, outros 193 reconhecem a autonomia do mesmo. A moeda utilizada por lá é o euro, fala-se albanês e sérvio e a capital é Pristina.

É muito comum ver casas inacabadas no Kosovo. Isso acontece porque, no país, os impostos só começam a ser cobrados depois que o imóvel está acabado. Por esse motivo, as obras atrasam e arrastam-se por anos.

Moldávia

Moldova ou República da Moldávia também são nomes possíveis para este que pode ser considerado um dos menores países da Europa. A capital é Chisinau, a moeda oficial é o leu moldávio e o idioma é o romeno.

O girassol tem uma grande importância na Moldávia. Além de enfeitar os campos do país, a sua semente é muito usado na alimentação.

Vista aérea de campos na Moldávia, um dos países da Europa
Vista aérea da campos na Moldávia, um dos países da Europa

Montenegro

Os pouco mais de 13 mil quilômetros quadrados de Montenegro são mais do que suficientes para encantar qualquer visitante. Na capital Podgorica e nas outras cidades fala-se montenegrino e a moeda utilizada é o euro.

Apesar do país utilizar o euro como moeda oficial, ele não faz parte da União Europeia.

Polônia

A Polônia tem um passado obscuro relacionado com o nazismo e os campos de concentração e faz questão de tornar essa memória viva para que algo do mesmo gênero não volte a acontecer. A capital é Varsóvia e o idioma oficial é o polonês. No país, utiliza-se o zloty.

Nas máquinas de café do país, é possível comprar sopa. O prato, servido em copo, pode vir com acompanhamentos, inclusive, como pedaços de ovo cozido.

República da Macedônia

Desde junho de 2018, a República da Macedônia passou-se a chamar oficialmente Macedônia do Norte depois de um acordo feito com a Grécia. No entanto, a capital continua a ser Escópia, o idioma oficial o macedônio e a moeda utilizada ainda é o dinar macedônio.

A Macedônia tem um histórico de “problemas com o nome”. Antes, também era conhecida simplesmente como FYROM (Former Yugoslav Republic of Macedonia).

República Tcheca

Quem nunca ouviu falar na contemporânea Praga? A fantástica cidade é a capital e mais populosa cidade da República Tcheca. No país, fala-se tcheco e a moeda em circulação é a coroa tcheca.

A cerveja Duff, que aparece no seriado Os Simpsons, é fabricada na República Tcheca .

Pôr-do-sol em Praga, capital da República Tcheca
Pôr-do-sol em Praga, capital da República Tcheca

Romênia

Um dos principais atrativas da Romênia são os seus majestosos e mal assombrados castelo, pelo menos é o que dizem as lendas. A capital do país é Bucareste e a língua oficial é o romeno. A moeda utilizada é o leu romeno.

A cidade romena de Timisoara foi a primeira de Europa a ter as ruas iluminadas com luz elétrica.

Rússia

A Rússia não só é o maior país em extensão territorial da Europa como do mundo: são 17.098.242 de quilômetros quadrados. É também um dos 10 mais populosos. A sua capital é Moscou, o idioma oficial é o russo e a moeda que circula é o rublo.

Na Rússia, o Natal comemora-se a 7 de janeiro, de acordo com a tradição da Igreja Ortodoxa.

Sérvia

Belgrado ocupa o posto de capital, cidade mais importante do país e também mais populosa. Na Sérvia, fala-se sérvio e a moeda oficial é o dinar sérvio.

A bebida típica da Sérvia é a rákja, que parece muito com a cachaça brasileira. Lá, cada família produz a sua própria rákja.

Ucrânia

Com uma imponente e muito característica arquitetura ortodoxa, a capital da Ucrânia, Kiev, tornou-se um importante destino turístico. O país, onde fala-se ucraniano, utiliza como moeda a grívnia.

Os ucranianos usam as alianças de casamento na mão direita e não na esquerda, como é habitual na maioria dos outros países.

Kiev, capital da Ucrânia
Vista de Kiev, capital da Ucrânia

Europa Meridional

No sul do continente, estão os países da Europa Meridional. É nesses países onde se encontram as temperaturas mais agradáveis, apesar das quatro estações do ano serem bem definidas em todos.

Andorra

Entre a França e a Espanha, está um pequeno país que tem apenas 470 quilômetros quadrados de extensão. A sua capital é Andorra-a-Velha e o idioma oficial é o catalão. A moeda corrente é o euro.

Um estrangeiro só pode se candidatar à cidadania andorrana depois de 25 anos vivendo no país.

Chipre

O Chipre é, na verdade, uma ilha cercada pelo Mar Meditterâneo, a mais populosa delas, na verdade. Integrante a União Europeia desde 2004, utiliza como moeda oficial o euro. As línguas faladas por lá são o grego e o turco e a sua capital é Nicósia.

Chipre é considerado o país de Afrodite. De acordo com a mitologia, foi em Paphos que nasceu a deusa grega.

Espanha

A Espanha não cabe em poucas palavras. Um dos países mais visitados do continente tem como capital a famosa Madri. O idioma oficial é o espanhol e a moeda em circula não é o euro.

A gastronomia espanhola é imbatível. É por isso que essa é a terra de dois restaurantes importantes, o mais antigo do mundo, o Celler de Can Roca, e o melhor e mais premiado, Casa Botín.

Grécia

Terra de muitos filósofos e berço do conhecimento, a Grécia estende-se por pouco mais de 131 mil quilômetros quadrados. A capital do país é Atenas, a moeda é o euro e a língua oficial é o grego.

Uma antiga tradição de Esparta, cidade grega, era a de dar banho de vinho nos recém-nascidos como forma de atestar a boa saúde deles.

Vista noturna de Atenas, capital de um dos países da Europa
Vista noturna de Atenas, capital da Grécia

Itália

Muito além das pizzas e massas, a Itália tem uma vasta oferta cultural para seus visitantes e habitantes. A capital do país é Roma e a moeda oficial é o euro. A língua, como não poderia ser diferente, é o italiano.

A Itália tem um museu inteiro, e único no mundo, dedicado à máfia.

Malta

Malta tem sido um destino muito procurado por quem quer estudar inglês, uma das línguas oficiais do país, por oferecer melhores preços que outros locais. A capital é Valeta e a moeda utilizada é o euro.

Água doce é coisa rara em Malta! Tanto para cozinhar como parar beber, usa-se água mineral, pois a água que sai da torneira é salgada.

Mônaco

Localizado no sul da França, Mônaco é, na verdade, uma cidade-estado com estatuto de país. A sua capital é Cidade de Mônaco, o idioma oficial é o francês e a moeda corrente é o euro.

Mônaco também tem uma espécie da calçada da fama, mas essa é exclusiva para as grandes estrelas do futebol.

Portugal

Na Península Ibérica e privilegiado com um dos melhores climas do continente, Portugal pode ser considerado o país do momento. A capital é Lisboa, o idioma oficial é o português e a moeda usada é o euro.

O famoso bacalhau consumido em Portugal vem, na verdade, da Noruega.

Vista do centro de Lisboa, capital de Portugal
Imagem da baixa de Lisboa, capital portuguesa

San Marino

Completamente rodeado pela Itália, San Marino tem apenas 60 quilômetros quadrados de extensão. A sua capital é San Marino, o idioma oficial é o italiano e a moeda é o euro.

San Marino tem uma das piores seleções de futebol do mundo, sendo constantemente goleada em qualquer competição que participe.

Turquia

A Turquia é considerado um país euro-asiático por ter partes do seu território nos dois continentes. A sua capital, ao contrário do que muitos pensam, não é Istambul, mas sim Ancara. O idioma oficial é o turco e a moeda é a lira turca.

Os turcos são os maiores consumidores de chá do mundo. Cada cidadão consome, em média, 5 copos de chá por dia.

Europa Ocidental

Essa é considerada a região mais rica da Europa e é nela que estão concentrados alguns dos países mais poderosos e influentes. Essa divisão do continente conta com 11 países.

Alemanha

Com mais de 357 mil quilômetros quadrados, a Alemanha é uma verdadeira potencial mundial. Sua cosmopolita capital é Berlim. O idioma oficial do país é o alemão e a moeda é o euro.

Na Alemanha, cada cidadão adulto consome, em média, 112 litros de cerveja por ano. O país conta com mais de 5.000 rótulos da bebida.

Áustria

A Áustria é um dos países do mundo com maior qualidade de vida. Isso fica claro ao se conhecer a sua capital, Viena. O idioma oficial do país também é o alemão e a moeda é o euro.

Se alguém na Áustria falar em “pegar o 71”, fique atento! A expressão refere-se a morrer e faz alusão ao bonde 71, cuja linha termina cemitério Zentralfriedhof. O local conta com mais de 2,5 milhões de sepulturas.

Halstatt, uma das cidades da Áustria
A belíssima Halstatt, na Áustria

Bélgica

É na sua capital Bruxelas, que está localizada a sede do Parlamento Europeu. O país tem três línguas oficiais: o francês, o alemão e o holandês. A moeda utilizada é o euro.

Quem disse que a Suíça é a terra do chocolate? O título fica mesmo com a Bélgica, que produz mais de 170 mil toneladas da iguaria por ano.

Cazaquistão

Também transcontinental como a Turquia, a maior parte do território do Cazaquistão está localizado na Ásia, mas, ainda assim, o país pertence igualmente à Europa. A sua capital é Astana, o idioma local é o cazaque e a moeda é o tenge.

A hospitalidade é uma parte da importante da tradição cazaque e é levada muito a sério. Os hóspedes devem ser bem recebidos e têm direito a um verdadeiro banquete depois da chegada.

França

A mundialmente famosa Paris é a capital deste país conhecido pela cultural, arquitetura, história, queijos e vinhos. O seu idioma oficial é o francês e a moeda é o euro.

Na França, são produzidas mais de 400 variedades de queijo.

Irlanda

E na terra da Guiness há muito mais para ver e fazer do que ficar “apenas” sentado em pubs. A capital irlandesa é Dublin e os dois idiomas oficiais são irlandês e o inglês. A moeda utilizada no país é o euro.

A temperatura mais alta já registrada na Irlanda foram “chocantes” 33ºC no verão.

Um dos pontos mais famosos de Dublin, capital da Irlanda
Dublin, capital da Irlanda, é conhecida principalmente pelos seus pubs

Liechtenstein

O minúsculo país está localizado nos Alpes suíços e a sua capital é a cidade de Vaduz. O idioma oficial é o alemão e a moeda utilizada é o franco suíço.

Por que alugar um quarto de hotel se você pode alugar o país todo pela bagatela de US$ 70.000 por noite? Sim, isso é realmente possível.

Luxemburgo

O estado soberano é cercado pela França, Bélgica e Alemanha e tem como idioma oficial o luxemburguês. A moeda utilizada é o euro e a sua capital é Luxemburgo.

A taxa de desemprego o Luxemburgo é uma das mais baixas do mundo: cerca de 3%.

Países Baixos

Os Países Baixos são mais conhecidos como Holanda e têm como capital a mundialmente famosa Amsterdã. A língua oficial é o holandês e a moeda é o euro.

É comum os holandeses cumprimentarem os conhecidos com três beijinhos no rosto.

Reino Unido

O Reino Unido não inclui apenas a Inglaterra, mas também a Irlanda do Norte e é lá que está a família real mais conhecida do mundo. A sua capital é Londres, a moeda oficial é a libra esterlina e o idioma é o inglês.

Todas as pessoas que conseguem chegar aos 100 anos recebem um cartão de aniversário personalizado da Rainha da Inglaterra.

Suíça

Facilmente classificado como um dos países mais bonitos do mundo, a Suíça também está listada entre os mais caros para se viver e turistar. A sua capital é Berna e a moeda em circulação é o franco suíço. Alemão, francês e suíço são as três línguas oficiais.

Se você decidir morar na Suíça e ter um porquinho da índia como animal de estimação, terá que criar, pelo menos dois, porque os animais têm tendência à solidão. Por isso, é proibido ficar com apenas um.

Vista dos Alpes Suíços
Os Alpes Suíços são uma das regiões mais famosas da Suíça

Europa Setentrional

Os países da Europa Setentrional são aqueles que ocupam a parte norte do continente. Os integrantes dessa região sofreram alterações ao longo dos tempos, mas a configuração atual é aquela definida pela Organização das Nações Unidas.

Dinamarca

Esse incrível reino é conhecido no mundo todo pela sua qualidade de vida, economia e belezas naturais. A sua capital é Copenhague, o idioma falado é o dinamarquês e a moeda é a coroa dinamarquesa.

No dinamarquês, a palavra “por favor” não existe.

Estônia

Um dos três Países Bálticos, a Estônia tem quase a mesma extensão territorial da Dinamarca. A capital é a bonita cidade de Tallin e a moeda tem o mesmo nome do país, estônia. O idioma oficial é o estoniano.

O transporte público é da graça no país para todos os residentes cadastrados.

Finlândia

A Finlândia tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo e tem outros pontos a seu favor, apesar da baixa incidência de sol durante todo o ano. A sua capital é Helsinki e o idioma oficial é o finlandês e também o sueco. A moeda utilizada é o euro.

Na Finlândia existem quase tantas saunas quanto finlandeses: são 3 milhões de saunas para 5 milhões de habitantes. O hábito suar horrores em uma cabine aquecida faz parte das tradições do país.

Islândia

E por falar em referência, a Islândia é um destaque na igualdade de gênero e conta com um dos melhores sistemas de apoio à maternidade no mundo. A sua capital Reykjavik e lá usa-se a coroa islandesa. A língua oficial é o islandês.

No verão, em junho, o sol se põe por volta da meia-noite e nasce logo às 3h da manhã.

Reykjavik, capital da Islândia
Um pouco de Reykjavik, capital da Islândia

Letônia

A Letônia é mais um dos Países Bálticos e já foi diversas vezes listado como um dos países mais baratos para visitar, apesar da moeda oficial ser o euro. A sua capital é Riga e a língua falada é o letão.

O país tem a internet mais rápida do mundo. Em praticamente todos os lugares, é possível ter acesso a wi-fi sem necessidade de senha.

Lituânia

O último País Báltico é a Lituânia, que faz fronteira com os outros dois anteriores e com o mar Báltico. A sua capital é Vilnius e o idioma oficial é o lituano. A moeda usada no país é o euro.

Na Lituânia é desaconselhado assobiar dentro de espaços fechados. Os locais acreditam que o ato atrai demônios.

Noruega

A Noruega está sempre na lista dos melhores países para se viver, apesar dos impostos elevadíssimos. A capital do país é Oslo e a moeda corrente é a coroa norueguesa. O idioma falado é o norueguês.

Na cidade norueguesa de Bergen chove, em média, durante 250 por ano.

Suécia

Fechando a lista, está o Reino da Suécia, também conhecido apenas por Suécia. A sua capital é Estocolmo, a língua falada é o sueco e a moeda é a coroa sueca.

A Suécia foi o primeiro país do mundo a imprimir notas de dinheiro e, muito provavelmente, será o primeiro a aboli-las. O plano do país é deixar de fabricar as notas até 2023, uma vez que os pagamentos digitais já representam a maioria esmagadora.

 

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos