O que mais se escuta dizer é que uma língua estrangeira só pode ser aprendida realmente ao sair do país. Claro que um intercâmbio e a imersão cultural costumam trazer vários benefícios para os alunos, contudo, essa não é, de maneira alguma, a única alternativa possível.

Na realidade, com uma boa dose de esforço e dedicação qualquer um pode falar uma língua estudando em casa, aproveitando algumas horas do fim de semana ou das férias. Abaixo separamos uma lista com 5 dicas de como praticar o inglês nas férias no conforto do seu lar.

1 – Descubra os benefícios do inglês

A falta de razões claras sobre as vantagens de aprender um idioma tão procurado como o inglês, pode ser uma barreira para o progresso do estudante. Por isso, antes de começar os estudos, vale a pena listar alguns pontos que lhe ajudarão a manter um ritmo constante, tais quais: aumento das chances de ser promovido no trabalho, ampliação dos negócios em mercados internacionais, usabilidade nas viagens internacionais, entre tantos outros motivos. O inglês é considerado hoje uma língua franca, ou seja, um idioma escolhido entre pessoas do todo o mundo para possibilitar a comunicação de diferentes povos. Logo, é importante pensar nesses aspectos e, com isso, garantir que a motivação inicial não sofra um declínio, ao contrário, que intensifique a sede de aprender.

2 – Faça uso das mais variadas mídias digitais

Graças à internet é possível baixar músicas, vídeos, livros digitais e muito mais, em apenas alguns minutos. Basta uma rápida procura em algum site de pesquisa com as palavras chaves que o internauta terá uma infinidade de conteúdos para auxiliar seu estudo da língua inglesa. Junto a isso, também é descomplicado encontrar sites de notícias com conteúdo convidativo para seus leitores estrangeiros. Lá, o visitante não só encontrará um texto de fácil compreensão, como também uma lista auxiliar com léxicos, vídeos, podcast e um espaço de livre interação para comentários. E o melhor, é tudo gratuito, não perca a oportunidade!

3 – Escolha um curso on-line

Estudar sozinho pode se tornar enfadonho. Uma boa maneira de espantar o tédio é através de aulas on-line. A plataforma Preply oferece uma grande ajuda na escolha de um professor. Você pode ter aulas com profissionais do mundo inteiro, conversar sobre temas diversos e praticar o idioma tirando todas as suas dúvidas sem limites de tempo. Vale a pena conferir aqui.

4 – Traga o inglês para a sua casa

Uma excelente forma de reter vocabulário é contextualizar o conteúdo aprendido dentro da sua rotina. Isso se torna possível, escrevendo as novas palavras em um papel e fixando-as nos ambientes correspondentes da casa. Por exemplo, se você está aprendendo nomes de comidas por que não listar o nome dos alimentos na porta da geladeira? As palavras irão ser reforçadas na sua memória sempre que você as ler.

5 – Vire você mesmo um professor

Se ensinar é o melhor caminho para dominar o conteúdo estudado, por que não virar professor nas férias? Essa tarefa pode ser bastante fácil com um pouco de preparo e dedicação. Os meios disponíveis para as suas aulas vão desde blogs até a criação de um canal próprio no YouTube. Veja alguns exemplos de outros estudantes que já deram esse primeiro passo e curta ainda mais as férias!

Preply * Este conteúdo é fornecido pela Preply e não é de responsabilidade do Já Fez as Malas.

Sobre o Autor

Preply

Artigos Relacionados