7 formas de aprender outro idioma de graça

Foi-se o tempo em que somente aqueles com condições de passar anos em uma escola de idiomas eram capazes de se aproximarem da fluência. Ao passo que os anos corriam, a tecnologia trabalhava em nosso favor, e programas direcionados surgiam, autodidatas de pouco poder aquisitivo viram na internet uma porta aberta para o mundo, inclusive em alternativas para aprender outro idioma de graça.

Como aprender outro idioma de graça

Não limitados somente à língua inglesa, o acesso à internet proporcionou um imenso leque de opções àqueles que se perguntavam como aprender outro idioma de graça, ou a custos inferiores aos praticados nas escolas convencionais.

Diante dessa oferta, as modalidades oferecidas pelo computador se estenderam a tablets e smartphones, sendo possível estudar a qualquer hora, e em qualquer lugar com acesso à web. A seguir, veja algumas opções de plataformas e idiomas que permitem um ensino didático, móvel e gratuito.

Duolingo

Um dos mais famosos sites e aplicativos entre os que descobriram como aprender outro idioma de graça, o Duolingo chegou sorrateiro, e hoje oferece quatro idiomas, sendo eles o Inglês, Espanhol, Alemão e Francês, mas o Italiano já se encontra na incubadora, prestes a ser lançado com 100% do conteúdo funcional.

Aceito em algumas universidades como substituto aos testes de proficiência como TOEFL, IELTS e Cambridge, o Duolingo agora também oferece uma espécie de clube através do app, onde os membros promovem uma maior interatividade a fim de incentivar outros usuários a praticar o idioma.

Busuu

Com modalidades gratuitas e pagas, o Busuu funciona de maneira muito similar ao seu concorrente, Duolingo. Através da ferramenta, disponível através do site ou aplicativo mobile, será possível aprender idiomas como o inglês, espanhol, italiano, francês, turco, árabe, polonês, alemão, russo, japonês, mandarim, além do português para estrangeiros.

No sistema gratuito, o aluno terá acesso a fichas de vocabulário, exercícios para aperfeiçoar a escrita, e correção dos textos e exercícios por pessoas reais, nativas no idioma. Para uma imersão completa, os planos pagos partem de R$ 11,24 e incluem cursos para viagens, app em modo off-line, certificados oficiais, acesso completo a todos os idiomas disponíveis, entre outras vantagens.

Deutsche Welle

Como o nome já pôde sugerir, o Deutsche Welle é uma excelente ferramenta para quem deseja aprender alemão gratuitamente. Com testes de nivelamento e aulas que compreendem exercícios, podcasts, músicas e um dinamismo bastante interessante, o portal mostra-se muito mais que um simples curso de idiomas, mas uma completa imersão cultural.

USP

E não é preciso ir longe para aprender um novo idioma, principalmente se a escolha for o italiano. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) oferece como curso de extensão a modalidade online para aprender a parlare.

A plataforma disponibiliza podcasts, exercícios de compreensão oral, videoaulas, e apostilas em PDF para que possa acompanhar as aulas com mais precisão.

BBC Learning English

Especificamente para aprender inglês, a emissora inglesa BBC reinventa a popular – e interativa – ferramenta Learning English, em atividade há décadas pela empresa. Nela, os conteúdos partes do nível intermediário, chegando ao avançado e sempre disponibilizando novos aperfeiçoamentos na plataforma.

Totalmente gratuita, a plataforma ainda permite ao aluno treinar o inglês no cotidiano, através da leitura ou áudio de notícias, exercícios de pronúncia ou até programas curtos com a finalidade de incorporar em seu vocabulário, a linguagem mais próxima de um nativo – incluindo gírias.

My Language Exchange

Com foco na prática, o My Language Exchange consiste em uma comunidade online – semelhante ao “finado” Livemocha – que te coloca para conversar com outro aluno, preferencialmente nativo no idioma em que deseja se aprofundar.

O site é totalmente gratuito, bastando um cadastro para que se possa realizar um chat de voz, vídeo ou texto com outro membro. A plataforma disponibiliza ainda jogos como forca e caça palavras para tornar o aprendizado ainda mais informal e real, permitindo a imersão em expressões populares, gírias e pronúncias que um curso regular possivelmente não te apresentaria.

Universidade de Cambridge

Através do Language Centre, a Universidade de Cambridge oferece níveis básicos em idiomas como o Russo, Alemão e o Chinês, com material exclusivamente desenvolvido pela instituição (em inglês). O conteúdo é gratuito mas, se possível, pode-se fazer doações para a universidade como forma de contribuir para a produção e disponibilização de novas lições e idiomas.

Memrise

Com alguns módulos elaborados pela Universidade de Cambrige, o Memrise ganha credibilidade na hora de aprender outro idioma. De acesso gratuito, a plataforma tem maior enfoque na fixação de vocabulário e conta com mais de 200 idiomas à sua disposição – inclusive improváveis como o latim e maori. Para interessados em linguagem de sinais, é possível aprendê-la também em inglês e francês.

Além dos exercícios, o Memrise está disponível para estudo via web ou smartphone, aplicando testes e incentivando o aprendizado em comunidade, ao participar de fóruns ou tirar dúvidas com outros alunos.

British Council

Através da plataforma Learn English, a organização educacional e sem fins lucrativos British Council direciona o ensino gratuito da língua inglesa principalmente para quem já possui um nível intermediário no idioma.

Como diferencial, o portal oferece uma seção direcionada especificamente àqueles que estão em vias de prestar o exame de proficiência IELTS, fornecendo materiais relevantes de estudo e treinamento.

Com metodologias bastante diversificadas, o site oferece textos, áudios, vídeos, jogos e uma série de opções para que o estudante tenha um aprendizado abrangente no idioma. Também incluem piadas em inglês, poemas, podcasts, além de dicas para o mercado de trabalho ou para escrever um e-mail, por exemplo.

Para saber em qual nível o seu inglês está, clique aqui e faça um pequeno teste para descobrir e começar a estudar.

Gostou desse post? Compartilhe e acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30"]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/[/su_service]h6>

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos