Adeus, passaporte! Austrália vai adotar reconhecimento facial em aeroportos

Nos desenhos animados, o futuro era projetado como aquele lugar em que usávamos carros voadores e onde o teletransporte seria uma forma completamente viável de deslocamento. Entretanto, já vamos na segunda década dos anos 2000 e nenhum dos dois ambiciosos projetos se tornou realidade. No entanto, outras invenções estão a caminho para facilitar um pouco a vida das pessoas, especialmente dos viajantes.

Os aeroportos australianos vão adotar em breve um sistema que permitirá o reconhecimento facial. Ou seja, o procedimento de checagem de passaporte na imigração será muito mais rápido e descomplicado. Além disso, apresentar o passaporte vai se tornar desnecessário. O único “documento” que você vai precisar portar é mesmo o seu rosto.

Como vai funcionar

O sistema é chamado, até o momento, de Seamless Traveler e vai usar, além do reconhecimento facial, uma análise das impressões digitais e da íris. O objetivo do uso dessa tecnologia é tornar o processo de desembarque de um voo internacional tão simples quanto o de um voo doméstico, ou seja, o viajante não chega a ser parado para fazer o controle de passaporte. A identificação acontece, automaticamente, enquanto ele simplesmente anda pelos corredores do aeroporto.

A plataforma poderá ser usada por cerca de 90% dos passageiros, dando espaço para que os agentes de imigração foquem naqueles que são “potencialmente perigosos”, ou seja, que tenham alguma ligação identificada a células terroristas ou outras atividades criminosas. A promessa parece interessante, mas ainda gera uma preocupação no que diz respeito à segurança dos dados e a privacidade dos viajantes.

A partir de julho deste ano, já vai ser possível encontrar o sistema, funcionando em teste, em alguns aeroportos australianos. Os primeiros da lista são Canberra, Sidney e Melbourne, cidades do país com o maior fluxo de visitantes internacionais. A expectativa é que, até 2019, seja uma realidade em todos os outros aeroportos da Austrália.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30"]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/[/su_service]h6>

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos