Pontos turísticos do Uruguai: o que conhecer na sua viagem

Uma coisa é certa: não faltam pontos turísticos do Uruguai para listar. E as belezas não se restringem apenas à capital Montevidéu ou a Punta Del Este. O país tem uma oferta extensa de locais que devem integrar a lista de qualquer viajante que deseja conhecê-lo de verdade.

O Já Fez as Malas? preparou um guia dos principais pontos turísticos do Uruguai para ajudar quem está montando o roteiro da viagem agora, quem já foi e quer voltar para ver mais ou mesmo quem ainda está “apenas” sonhando com esse destino.

Pontos turísticos do Uruguai: 7 maravilhas para não perder

Conhecer os pontos turísticos do Uruguai é praticamente um ritual obrigatório, especialmente para quem está indo pela primeira vez. Por mais “batidos” que sejam alguns lugares, não dá simplesmente para deixar passar. Além disso, mesmo os locais mais comuns podem sempre reservar surpresas interessantes.

Montevidéu

Claro que a capital teria que surgir no primeiro lugar da lista. Além de ser a cidade mais populosa e importante do país, Montevidéu também concentra uma boa parte dos mais conhecidos pontos turísticos do Uruguai. Bem no centro, está a Plaza Independencia, que pode ser considerada o coração da cidade e foi justamente lá onde a mesma começou a se formar. No seu entorno estão edificações famosas como o mausoléu de José Artigas, a Torre Executiva, o Palácio Salvo e a Puerta de La Ciudadela.

Montevidéu conta ainda com uma belíssima Catedral Metropolitana e as incríveis ruas da Cidade Vieja, excelentes para serem exploradas à pé. Para quem quer um passeio com vista especial, nada como uma volta pelas Ramblas, os calçadões que margeiam o Rio de La Plata.

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Casapueblo

Pensar em pontos turísticos do Uruguai é pensar, naturalmente, na Casapueblo. O local conhecido mundialmente e concebido pelo artista Carlos Paez Vilaró fica em Punta Ballena, a cerca de 15 quilômetros de Punta Del Este. Abriga um hotel, um museu, uma galeria de arte e um restaurante e é considerado um dos melhores locais do país para ver o por do sol.

Há uma certa semelhança entre o lugar e as vilas de Santorini, na Grécia, mas a inspiração do artista, de acordo com o próprio, veio das casas construídas por pássaros muito comuns no território uruguaio. A entrada no museu custa US$ 10 e pode ser comprada antecipadamente pelo site da atração.

Punta Del Este

Nesta época do ano, Punta Del Este é o local mais disputado do Uruguai. Sinônimo de sol, calor, praia e muitas baladas, é uma daquelas típicas cidades de férias, que enchem no verão e ficam praticamente vazias durante o resto do ano. Por causa desse esvaziamento, muitas atrações fecham e a visita pode ficar um pouco limitada em outras épocas.

No entanto, um ponto turístico que é a cara de Punta Del Este e que está sempre aberto é a escultura de Los Dedos, também conhecida como “La Mano” ou “As Sereias”. O lugar, que fica na Praia Brava, rende belas fotos e uma vista incrível. Para quem gosta de tentar a sorte, os casinos são um atrativo à parte.

Colonia Del Sacramento

Localizada às margens do Rio de La Plata, Colônia Del Sacramento é uma daquelas cidades que transporta os visitantes automaticamente através de séculos de história. Geograficamente, está mais próxima de Buenos Aires do que da capital Montevidéu. A viagem leva cerca de duas horas e meia por via terrestre, enquanto que, de barco, chega-se à capital argentina em cerca de uma hora.

Seu centro histórico, fundado e estabelecido por colonizadores portugueses foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é esta a região mais turística da cidade. Vale a pena conhecer as antigas fortificações de proteção da cidade e o seu farol, que tem 26 metros de altura. Além disso, a Basílica do Santíssimo Sacramento é um outro ponto que merece destaque. Igualmente histórica, a Calle de los Suspiros também é um importante ponto de visitação para se perceber a presença portuguesa no local.

Piriápolis

A 35 quilômetros de Punta Del Este, Piriápolis é outro dos pontos turísticos do Uruguai onde a prioridade é a praia. Na verdade, era aqui o balneário mais famoso do país até Punta ficar com essa posição. Piriápolis é muito mais tranquila e pode ser uma excelente alternativa para quem quer aproveitar o melhor do verão uruguaio sem tanta agitação.

Quem não tem medo de altura pode, inclusive, arriscar ver a vista do Cerro San Antonio a partir do teleférico que sai da Rambla de Los Ingleses. E, por falar em cerro, há também o Pan de Azucar, o ponto mais alto, não só da cidade, mas de todo o departamento de Maldonado. Se a viagem não for para aventuras, há 25 quilômetros de costa para aproveitar.

Salto

Salto não é, certamente, a primeira opção de quem visita o Uruguai, até porque fica a pouco mais de 500 quilômetros de distância da capital. Quem tem dias contados e quer conhecer o máximo possível do país, provavelmente recorre a outras cidades que ficam mais próximas de Montevidéu. No entanto, visitar a região Norte do país pode ser uma surpresa mais do que agradável.

Em Salto não há mar, mas o relaxamento está garantido com as famosas piscinas termais espalhadas pela cidade. As Termas del Arapey, por exemplo, estão entre as mais conhecidas e ficam em um verdadeiro complexo onde não faltam opções de entretenimento. As de Daymán ficam mais próximas do centro da cidade e também não deixam a desejar.

Cabo Polonio

Quer conhecer o Uruguai mais original e pacífico que existe? Vá para Cabo Polonio. Para começar, o caminho para chegar ao local é completamente arenoso e só pode ser feito com um transporte especial. Energia na cidade só é possível a partir de geradores e já há internet liberada no “centro”, o que não a deixa completamente desconectada do mundo. No entanto, ficar na charmosa vila é ter a sensação de que se está em um mundo à parte.

Aqui também é possível ver de perto leões marinhos em um cenário único e ainda subir no farol para testemunhar a incrível vista do local.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:

Procurando seguro viagem com o melhor custo-benefício e cobertura?
Faça uma cotação online com a World Nomads!

Envie e receba dinheiro no exterior