Visto para o Uruguai em 2018: visitar, estudar, trabalhar

É preciso de visto para o Uruguai? Seja para visitar a capital Montevidéu ou as praias paradisíacas de Punta del Este, antes de viajar, o primeiro passo é saber se é necessário solicitar algum tipo de permissão para entrar no país e quais documentos podem ser usados para cruzar a divisa.

O país, que faz fronteira com o Brasil e com a Argentina, tem chamado atenção também de brasileiros que não só desejam conhecer, mas morar no Uruguai devido ao processo ser muito mais simples que para outros países.

Quem quer se juntar aos mais de 3 milhões de habitantes também deve ficar atento aos pré-requisitos para viver lá legalmente.

Tipos de visto para o Uruguai em 2018

Assim como para ir a turismo no Uruguai, conseguir uma autorização para morar legalmente no país é muito mais simples do que para outros países pelo fato deste fazer parte do Mercosul, assim como o Brasil. Abaixo listamos os principais detalhes.

  Turismo no Uruguai
  Residência Temporária Mercosul (estudar, trabalhar)
  Residência Permanente Mercosul (estudar, trabalhar)

Visto de turismo no Uruguai

Quem programa uma viagem ao Uruguai não precisa se preocupar muito com burocracias, já que os brasileiros não necessitam de visto nem passaporte para visitar o Uruguai por até 90 dias. Basta levar o RG original e em bom estado no dia da viagem.

Quem preferir também pode apresentar o passaporte, mas este não é necessário.

Compre passagens aéreas baratas para o Uruguai

Prorrogação da permanência temporária

O brasileiro que desejar ficar mais do que os 90 dias no Uruguai pode solicitar a prorrogação da permanência temporária. O primeiro passo é fazer um agendamento online e comparecer a um dos postos indicados.

O custo da solicitação é de 791 pesos uruguaios, caso esteja dentro do prazo previamente permitido, e de 1.210 pesos uruguaios, caso já tenha sido ultrapassado o limite de 90 dias.

Viagem terrestre: ir ao Uruguai de carro

Quem pretende viajar ao Uruguai saindo de carro do Brasil, além do RG ou passaporte, deverá apresentar também o seguro “Carta Verde”, do MERCOSUL.

Já quem pretende ingressar no país com veículo em nome de terceiro, inclusive se este tiver sido adquirido por meio de financiamento e estiver sob alienação fiduciária em benefício de uma instituição financeira, há necessidade de autorização do proprietário do veículo, registrada em cartório e com firma reconhecida em Consulado uruguaio no Brasil.

Visto para morar, estudar e trabalhar no Uruguai: conhecendo a residência Mercosul

O processo para solicitar a residência no Uruguai, seja ela temporária ou permanente, é relativamente simples para cidadãos de países integrantes do Mercosul, como é o caso do Brasil, e pode ser feito no Brasil ou após a chegada no Uruguai. O que for melhor para o imigrante.

Ter uma residência é indicado para qualquer um que deseje permanecer no país por mais de 90 dias. Atualmente, os brasileiros podem dar entrada diretamente na residência permanente, sem ser preciso passar pela temporária, mas também fica a critério do solicitante.

Residência Temporária

A residência temporária no Uruguai é indicada para quem almeja viver no país por até dois anos. Os brasileiros podem aplicar para a residência denominada “temporária Mercosur“, que exige menos documentos e é, portanto, mais fácil que as demais.

Para solicitar este tipo de residência não é necessário comprovar os motivos pelos quais o solicitante quer morar no Uruguai. Nas demais é preciso apresentar documentos que justifiquem a estadia para estudar ou trabalhar, por exemplo.

Documentos necessários

Estes são os documentos solicitados para dar início ao processo. Devem ser apresentados os originais e fotocópias autenticadas e apostiladas (a princípio, os documentos escritos em português do Brasil não precisam ser traduzidos, segundo divulgado em guia oficial de imigração do Uruguai).

  • Foto 3×4
  • Documento de identidade original utilizado para ingressar no país
  • Data de ingresso ao país
  • Carteira de vacinação ou Carné de salud, emitido no Uruguai por prestadores de serviço no sistema público ou particular
  • Certificado negativo de antecedentes criminais (para maiores de 18 anos): é preciso ter o documento correspondente do Brasil, Uruguai e de quaisquer outros países onde o solicitante tenha morado nos últimos cinco anos.
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento, se houver

Custo

O processo para solicitação da residência temporária custa 1.955 pesos uruguaios. Por sua vez, o certificado migratorio para obtenção da cédula de identidad, que será necessário ao chegar no país, custa 195 peso uruguaios.

Entrada no processo

Após certificar-se que possui todos os documentos solicitados, o interessado deve fazer o agendamento online.

A entrada no processo é feita presencialmente na data e local marcados no dia do agendamento. É importante ressaltar que, caso o requerente não fale espanhol, será necessário comparecer no dia da marcação com um tradutor.

Validade e onde para iniciar o processo

A residência temporária Mercosul vale por até dois anos e pode ser renovada uma única vez por um período de tempo igual. O pedido de renovação deve ser feito até 90 dias antes do vencimento da residência em vigor.

É possível conferir os endereços para solicitar a residência e contatos no site oficial do órgão responsável, o Ministerio del Interior – Dirección Nacional de Migración, e também as respostas às dúvidas mais frequentes.

Em Montevídeu, o principal local para solicitar a residência no Uruguai é o Departamento de Residencias de la Dirección Nacional de Migración. O local fica localizado na rua Misiones 1513. Horário de atendimentos: de segunda a sexta, das 09h às 15:00h. Tel: 152 1817 – 152 1820 – 1521822. E-mail: [email protected]

Veja quais países pode-se visitar sem passaporte

Residência Permanente – Lei 19.254

Os brasileiros que desejarem dar entrada na residência permanente no Uruguai podem o fazer mesmo sem ter solicitado antes a residência temporária. No entanto, quem já possui a residência temporária e deseja trocar pela permanente deve solicitá-la até 90 dias antes do vencimento da residência em vigor e juntar os documentos e requisitos indicados pela categoria que deseja aplicar.

O processo da residência permanente no Uruguai pode ser feito tanto no Brasil como no destino, sendo mais rápido se realizado diretamente no Uruguai, segundo informa a própria Embaixada do Uruguai em Brasília.

Documentos

Estes são os documentos para solicitação da residência permanente no Uruguai ainda no Brasil.

  • RG ou passaporte
  • Certidão de antecedentes da Polícia Federal
  • Comprovante de Residência no Brasil original (o comprovante pode ser uma fatura, extrato bancário, etc. a nome do solicitante e com endereço ou declaração notarial em Cartório)
  • Carteira de Vacinação
  • “Ticket de confirmação” do agendamento on-line ou número de Referência do agendamento
  • Certidão de nascimento apostilada (para a confecção da identidade uruguaia, célula de itentidad – CI, quando chegar ao país)
  • Menores de idade deverão contar obrigatoriamente com a Certidão de nascimento (preferentemente apostilada) e estar acompanhados de ambos os pais. Menores não precisam de comprovante de residência

Documentos extras para estudar e trabalhar no Uruguai

Caso a intenção seja estudar no Uruguai, o ideal é também ter em mãos o diploma original e devida cópia apostilada para apresentar posteriormente na instituição de ensino de interesse.

Já se a mudança for motivada para trabalhar no Uruguai, posteriormente será necessário apresentar um documento com alguns dados da empresa onde pretende-se trabalhar sobre o prazo da contratação, salário, entre outras informações.

Como conseguir um agendamento online no Brasil

Devido à alta demanda de pedidos, a embaixada do Uruguai em Brasília informa que pode haver dificuldade em conseguir uma vaga para o agendamento online. Por conta disso são abertas vagas diariamente para fazer o procedimento já no dia seguinte.

Segundo próprio recomenda a representação do Uruguai no Brasil, quem reside longe de um consulado uruguaio, ou que por qualquer razão não possa fazer o procedimento no Brasil, pode viajar ao Uruguai ingressando como turista, e uma vez lá, se apresentar pessoalmente no Ministério das Relações Exteriores e conseguir uma vaga para fazer o tramite no dia seguinte, apresentando os documentos necessários para a Residência Permanente.

Custo e outros detalhes

As informações sobre entrada no processo de residência permanente no Uruguai ainda estando no Brasil são um pouco confusas e escassas no site oficial da Embaixada do Uruguai em Brasília.

Na página, não é informado se há algum custo para a realização do processo no Brasil. No entanto, pode interessar saber que o processo, quando realizado no Uruguai é gratuito. O ideal é confirmar diretamente com as fontes oficiais durante o procedimento.

Solicitando a residência permanente diretamente no Uruguai

As infomações sobre a solicitação da residência permanente uma vez já estando no Uruguai são mais claras, pois há um guia de imigração com todos os detalhes. Os documentos exigidos são essencialmente os mesmos para a realização do processo no Brasil.

Também é preciso fazer um agendamento junto ao Ministerio de Relaciones Exteriores uruguaio, localizado na rua Cuareim 1384, Montevidéu.

Custo

Segundo informado pelo governo uruguaio, solicitar a residência permanente no Uruguai é gratuito.

Prazo

A residência permanente, quando solicitada no Uruguai e se aprovada, fica pronta em até 30 dias.

Validade

A residência permanente não expira, a menos que o cidadão resida fora do Uruguai por três anos.

Vale a pena morar no Uruguai?

Atualmente, estima-se que cerca de 15,5 mil brasileiros estejam no país. Com um custo de vida em Montevidéu bem similar ao de São Paulo, o Uruguai vem crescendo economicamente e acaba por ser um dos nomes listados com mais frequência por brasileiros que têm interesse em emigrar, até mesmo pela facilidade na documentação, como listado anteriormente.

Pode ser uma excelente mudança para quem é da área de TI, engenharia e consultoria em diversos segmentos de negócios.

O país está aberto a imigrantes e o próprio departamento de imigração do Uruguai disponibiliza um guia chamado “Viver no Uruguai“, com todos os detalhes sobre a vida no país.

Também é possível conferir nosso guia sobre como viver no Uruguai.

Endereços da representação do Uruguai no Brasil

Abaixo listamos os endereços e contatos da Embaixada do Uruguai em Brasília e todos os consulados.

Embaixada do Uruguai em Brasília
www.emburuguai.org.br
[email protected]
SES Avenida das Nações, Quadra 803, Lote 14
CEP 70450-900 – Brasília – DF
Tel: +55 (61) 3322-4528 / 1200
Fax: +55 (61) 3322-6534

Consulado-Geral do Uruguai em Belo Horizonte
Av. do Contorno, 6777, salas 1301/2
CEP 30110-110 – Belo Horizonte – MG
Tel: +55 (31) 3296-7527 / 8293
Fax: +55 (31) 3296-7291

Consulado-Geral do Uruguai em Pelotas
Pelotas, RS

Consulado-Geral do Uruguai em Porto Alegre
[email protected]
Avenida Cristóvão Colombo, 2999
CEP 90560-005 – Porto Alegre – RS
Tel: +55 (51) 3325-6197 / 6194 / 6193 / 6200
Fax: +55 (51) 3325-6192

Consulado-Geral do Uruguai em Quaraí
[email protected]
Rua Bento Gonçalves 180 – 2o Andar – Sala 23
CEP 97560-000 – Quaraí – RS
Tel: +55 (55) 3423-1802 / 8136-1790

Consulado-Geral do Uruguai no Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, 242, 6º Andar – Botafogo
CEP 22250-040 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: +55 (21) 3553-6030
Fax: +55 (21) 3553-6036

Consulado-Geral do Uruguai em Salvador
Praça José de Anchieta, 18 – Pelourinho
CEP: 40025-020 – Salvador – BA
Tel: +55 (71) 3326-3037 / 9038
Fax: +55 (71) 3326-3039

Consulado-Geral do Uruguai em São Paulo
Rua Alameda Santos, 905, 10º andar – Cerqueira César
CEP 04002-033 – São Paulo – SP
Tel: +55 (11) 3284-0998

Consulado do Uruguai em Curitiba
Rua Emiliano Perneta, 297,
Ed. Metropolitan Building, 9o Andar, Sala 92
Curitiba – PR
Tel: +55 (41) 3232-0436

Consulado do Uruguai em Florianópolis
[email protected]
Av. Osvaldo Rodrigues Cabral, 1570, Centro Empresarial Florianópolis, sala 115 – Centro
CEP 887.015-710 – Florianópolis – SC
Tel: +55 (48) 3222-3718

Consulado de Distrito do Uruguai em Porto Alegre
[email protected]
Avenida Cristóvão Colombo, 2999
CEP 90560-005 – Porto Alegre – RS
Tel: +55 (51) 3325-6198 / 3325-6201

Consulado de Distrito do Uruguai em Bagé
[email protected]
Rua General Flores da Cunha, 53, salas 24-25
CEP 96400-350 – Bagé – RS
Tel: +55 (53) 3311-0877 / 3311-0876

Consulado de Distrito do Uruguai em Chuí
[email protected]
Rua Venezuela, 311
CEP 96255-000 – Chuí – RS
Tel: +55 (53) 3265-1151

Consulado de Distrito do Uruguai em Jaguarão
[email protected]
Rua 27 de janeiro, 701
CEP 96300-000 – Jaguarão – RS
Tel: +55 (53) 3261-1411 / 9962-7637

Consulado de Distrito do Uruguai em Rio Grande
[email protected]
Rua General Bacelar 436, Sala 109
CEP: 96200-370 – Rio Grande – RS
Tel: +55 (53) 3935-2370 / 8402-6214

Consulado de Distrito do Uruguai em Santa Maria
Rua Venâncio Aires, 1761, conj 8
CEP: 97010-003 – Santa Maria – RS
Tel: +55 (55) 3221-1180 / 3219-0421 / 9913-7823 / 8401-2617

Consulado de Distrito do Uruguai em Santana de Livramento
Av. Tamandaré, 2080, 5o andar – Edifício Galanos
CEP 97573-531 – Santana do Livramento – RS
Tel: +55 (55) 3242-1416

Consulado Honorário do Uruguai em Fortaleza
Rua Prof. Vicente Silveira, 234 – Montese
Fortaleza – CE
Tel: +55 (85) 3272-9200

Consulado Honorário do Uruguai em Olinda
Rua Prudente de Moraes, 281 – Carmo
CEP 53020-140 – Olinda – PE
Tel: +55 (81) 3439-8552
Fax: +55 (81) 3422-6331

Consulado Honorário do Uruguai em Paranaguá
Av. José Lobo, 1207- Ag. Marítima “Transcar”
CEP 83240-160 – Paranaguá – PR
Tel: +55 (41) 3423-1266
Fax: +55 (41) 3422-6331

Consulado Honorário do Uruguai em Rio Grande
Bacelar, 422/503
Rio Grande – RS
Tel: +55 (53) 3232-6025 / 2246

Consulado Honorário do Uruguai em Santa Maria
Venâncio Aires, 1761
CEP 97010-003 – Santa Maria – RS
Tel: +55 (55) 3221-1180

Consulado Honorário do Uruguai em Santos
R. Alexandre Fleming, 437/31
CEP 11040-010 – Santos – SP
Tel: +55 (13) 2 3322-4545

Consulado Honorário do Uruguai em Vitória
Av. Princesa Isabel, 574, Bloco – A,
Ed. Palas Center – Centro
CEP 29010-000 – Vitória – ES
Tel: +55 (27) 3355-4540

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos