Os nomes e sobrenomes portugueses mais populares

Os sobrenomes portugueses são tão comuns no Brasil que difícil é não conhecer alguém que tenha um ou mesmo ter um. Por causa da colonização, muitas famílias começaram com portugueses que se estabeleceram no país há décadas ou séculos.

É verdade que apenas ter um dos sobrenomes portugueses pode não indicar direito à cidadania portuguesa, mas pode ser um primeiro passo nessa direção. Mesmo que não dê em nada, pode ser uma informação interessante sobre a origem familiar.

Os sobrenomes portugueses mais populares

Os sobrenomes portugueses mais populares são também os mais antigos. A origem da maior parte deles, pelo menos daqueles que estão no topo da lista, remontam ao período renascentista. No país, marcado pela tradição, dificilmente se popularizam sobrenomes que fujam muito à origem, até porque existem determinadas regras como, por exemplo, a quantidade de nomes de família que uma mesma pessoa pode receber.

Como já foi dito anteriormente, a maioria esmagadora dos brasileiros tem pelo menos um nome de família com origem em Portugal. É por isso que os Silva e os Pereira são tão comuns tanto do lado de lá quanto de cá do Atlânico. Essa ligação não significa, no entanto, que há direito à cidadania. Diferentemente da cidadania italiana, onde não há limite de geração para a atribuição, a portuguesa só pode ser passada, no máximo, pelos avós.

Confira abaixo a lista com os 30 sobrenomes portugueses mais populares e descubra se tem algum (ou alguns) deles.

30- Rocha

29- Nunes

28- Soares

27- Cardoso

26- Vieira

25- Mendes

24- Moreira

23- Correia

22- Monteiro

21- Dias

20- Teixeira

19- Alves

18- Almeida

17- Marques

16- Pinto

15- Ribeiro

14- Carvalho

13- Lopes

12- Gomes

11- Gonçalves

10- Sousa

9- Fernandes

8- Martins

7- Rodrigues

6- Oliveira

5- Costa

4- Ferreira

3- Pereira

2- Santos

1- Silva

Os nomes portugueses mais populares para meninas em 2019

Os registro do nome de uma criança em Portugal é algo feito mesmo com o objetivo de manter a tradição. Enquanto que no Brasil é possível dar asas à imaginação e escolher nomes diferentes e únicos, em Portugal há uma lista de nomes permitidos. Muitas vezes, uma grafia do nome é aceita e outra não, normalmente para evitar muitos estrangeirismos.

A lista, no entanto, é atualizada anualmente e vai adotanto opções mais modernas como Yasmin e Kiara. Vale lembrar que as proibições são restritas a filhos de pais portugueses ou crianças filhas de estrangeiros, mas nascidas automaticamente com a nacionalidade portuguesa.

Mesmo com uma ou outra opção mais diferentes, os nomes mais usados pelos pais na hora de batizar os pequenos continuam a ser os mais tradicionais. Maria, por exemplo, encabeça a lista há vários anos consecutivos. Veja abaixo os nomes mais populares para meninas em Portugal, de acordo com os dados mais recentes do IRN. Ao lado dos nomes estão a quantidade de crianças registradas com ele no espaço de um ano.

10- Benedita (827)

9- Ana (850)

8- Mariana (898)

7- Alice (915)

6- Sofia (928)

5- Beatriz (1.163)

4- Carolina (1.169)

3- Matilde (1.568)

2- Leonor (1.609)

1- Maria (5.608)

Os nomes portugueses mais populares para meninos em 2019

Se os nomes mais populares para meninas em Portugal seguem a linha mais tradicional, os nomes para meninos também não fogem à regra. Os mais escolhidos são, inclusive, muito famosos entre os brasileiros, tanto que a lista poderia ser facilmente confundida. Na terra do pastel de nata, João é o líder, seguido de perto por Francisco.

Descubra quais foram os 10 nomes masculinos mais usados em Portugal no último ano, de acordo com a listagem divulgada pelo IRN.

10- Gabriel (1.218)

9- Lourenço (1.246)

8- Rodrigo (1.257)

7- Martim (1.258)

6- Tomás (1.315)

5- Duarte (1.390)

4- Afonso (1.390)

3- Santiago (1.579)

2- Francisco (1.603)

1- João (1.679)

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Receba e envie dinheiro de Portugal sem conta bancária!
Abra uma conta grátis na TransferWise agora mesmo

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos