Pesquisa revela: viajar sozinho é sinal de inteligência

Você é aquele tipo de pessoa que não tem medo de fazer planos, arrumar as malas e partir para um destino sozinho? Pois saiba que não é o único. A ideia de fazer uma viagem sem companhia parece um pouco assustadora para muita gente, mas há quem até prefira assim. Com o avanço das redes sociais, é cada vez mais comum vermos bloggers, youtubers e instagrammers que compartilham os seus incríveis roteiros solos.

Pensando nessa preferência, a Sociedade Britânica de Psicologia resolveu fazer um estudo e chegou à conclusão de que gostar de viajar sozinho é sinal de inteligência. Uma das explicações para isso é que a satisfação e a felicidade desse tipo de viajante não depende necessariamente de companhia o tempo todo e de uma vida social sempre frenética. Em outras palavras, essas pessoas ficam em paz com elas mesmas.

Sozinho sim, solitário não

Para realizar a pesquisa, a instituição analisou 15 mil pessoas entre os 18 e os 28 anos, habitantes de zonas urbanas e rurais. A frequência com que encontravam os amigos foi usada como termômetro para medir o nível de felicidade dos participantes do estudo. O resultado mostrou que os mais satisfeitos com os encontros eram sempre os que residiam em cidades com poucas opções de lazer. Estar com os amigos é a melhor forma de entretenimento.

E então você se pergunta: onde entra a inteligência nessa história? O estudo concluiu ainda que os mais inteligentes eram aqueles que, mesmo limitados em termos de lazer por morarem em zonas mais rurais ou cidades pequenas, lidavam melhor com o “isolamento”. Os jovens que demonstraram tranquilidade com a situação conseguiam, inclusive, focarem-se em outras atividades e realizá-las com sucesso.

Isso não quer dizer que o viajante solo também não goste de fazer viagens acompanhados ou que quem prefere uma viagem em grupo é menos esperto. A verdade é que, sozinho, a necessidade de adaptar-se rapidamente estimulada determinadas competências e acaba por aumentar o foco.

Esse estudo certamente não vai mudar a sua forma de viajar e você pode até concordar com ele, mas de uma coisa todos nós temos certeza: sozinho ou acompanhado, viajar é sempre a melhor escolha. Já fez as suas malas?

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Envie dinheiro para o exterior com a melhor taxa de câmbio!
Abra uma conta grátis na TransferWise

Envie e receba dinheiro no exterior