Apostila de Haia: o que é e quem precisa
Se você está em meio a algum processo que envolva outros países, como obtenção de visto para outro país ou mesmo está tentando tirar a cidadania italiana, já deve ter ouvido falar da Apostila de Haia. O Brasil passou a fazer parte do grupo que aceita o documento em agosto de 2016. Veja o que muda.
O que é Apostila de Haia
A Convenção de Haia é um acordo internacional entre 111 países que visa facilitar a tramitação de documentos, incluindo os necessários para a obtenção de outra cidadania ou visto. Quem já passou por esse tipo de procedimento sabe que a chamada “consularização” ou “chancela consular” dos documentos atrasava e muito a conclusão do processo.
A Apostila em si nada mais é que um reconhecimento de firma. Será útil para qualquer documento que antes deveria ser autenticado em consulado ou embaixada, como um diploma ou histórico escolar, mas que agora poderá ser facilmente autenticado em um dos locais indicados.
Onde pode ser feito
Só é possível obter a Apostila de Haia em cartórios do Distrito Federal e outras capitais brasileiras. A previsão é que até o final do ano já esteja disponível em todas as cidades. Neste link é possível consultar todos os cartórios onde a Apostila já está disponível.
Quanto custa
A Apostila de Haia tem valor tabelado e varia de acordo com o Estado. Em São Paulo custa em torno dos R$88,00. Dependendo das exigências do país de destino, ainda pode ser necessário a tradução do documento.
Países participantes
Para saber se o país de interesse aceita a Apostila de Haia, basta consultar neste link todos os países participantes.
Gostou desse post? Compartilhe e acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube
Veja também:
- Quem tem direito à cidadania italiana
- Como tirar a cidadania portuguesa
- Morar em Portugal: tudo que você precisa saber