10 dicas e cursos para aprender inglês básico

Ter pelo menos conhecimento de inglês básico faz muita diferença. Seja por motivos educacionais ou profissionais, a língua passou a ser um requisito importante e existem diversas formas de aprender. Mesmo de forma independente, dá para traçar os primeiros passos no aprendizado e abrir portas para, quem sabe, uma futura fluência.

Dicas e cursos para aprender inglês básico

Estudar uma nova língua requer sempre dedicação, mas falta de tempo não deve ser uma desculpa. Mesmo poucos minutos por dia podem fazer a diferença no progresso. Saber o inglês básico significa conhecer as bases do idioma, conseguir falar e entender algumas frases simples e escrever pequenas mensagem com sentido. Com esse nível do idioma, a comunicação pode ser limitada, mas já é possível se virar muito bem em uma viagem, por exemplo.

Se está pensando ou precisando mesmo aprender o inglês básico, confira a lista que o Já Fez as Malas? preparou com dicas e cursos específicos para quem está nessa fase.

Invista em um curso em uma escola de idiomas

Essa talvez seja a opção mais óbvia para quem está começando, mas não deve ser desmerecida. Há pessoas que, pelo menos para dar os passos iniciais na nova língua, precisam de um acompanhamento mais próximo e de orientação. As escolas e cursos de idiomas já têm uma metodologia própria para esse tipo de caso e podem ser uma boa aposta para os interessados em aprender inglês básico.

Se não há vontade ou dinheiro para apostar em cursos semestrais ou anuais, vale ficar atento, pois muitas unidades de ensino abrem turmas em determinadas épocas do ano para cursos intensivos. As aulas normalmente acontecem entre duas semanas e um mês e habilitam o aluno naquilo que ele levaria muito mais tempo para aprender.

Recorra a um professor particular

Parece um luxo ter um professor particular, no entanto, a opção pode sair mais em conta que frequentar uma escola de línguas. Nesse estilo de aula, a concentração é mais propícia, há mais liberdade e tempo para tirar dúvidas e o ensino acaba por ser mais individualizado. Além disso, a logística fica a critério de cada um. Muitos professores dão as aulas por Skype, por exemplo.

Caso o custo pareça muito elevado, o interessado pode questionar se o professor dá aula para grupos e organizar uma turma pequena com conhecidos que também queiram aprender o idioma.

Use aplicativos de aprendizado

Ao invés de perder tempo rolando pela timeline do Facebook, por que não dedicar alguns minutos do dia para desenvolver o seu inglês básico? Para o efeito, o smartphone é mais do que suficiente. Existem vários aplicativos dedicados ao ensino e à prática do idioma. As ferramentas são bastante didáticas e é possível selecionar a forma de aprendizado de acordo com o nível de conhecimento do interessado.

Duolingo e Babbel são dois bons exemplos de aplicativos com essa função. Em ambos, as lições são organizadas para fornecer, ao mesmo tempo, noções gramaticais e vocabulário adequado às situações do do dia a dia. À medida que o aluno vai avançando, a ferramenta vai adicionando novas informações e aumentando o grau de dificuldade dos exercícios. O Busuu, que tem a versão site e aplicativo, também é uma boa opção.

Acompanhe canais do Youtube

Se o smartphone é um grande aliado no aprendizado do inglês, o Youtube também pode ser. Na rede, existem centenas de canais totalmente voltados para o ensino da língua em qualquer nível. Enquanto uns preocupam-se mais em repassar as primeiras noções do idioma, outros focam mais em quem já tem quase a fluência garantida.

Para quem está começando, os canais com explicações em português são mais indicados. O Inglês Winner, por exemplo, é bastante didático e tem, inclusive, uma playlist entitulada Inglês Básico com aulas e vídeo sobre verbos modais, direções e orientações para iniciar uma conversa. Outros canais indicados são Cintia Disse, English in Brazil e Inglês de Bolso.

Acesse os materiais gratuitos do British Council

O British Council é uma organização do Reino Unido que possibilita a cooperação internacional e que também conta com diversas representações no mundo responsáveis pelo ensino da língua inglesa. Os cursos presenciais e pagos da instituição são reconhecidos pela excelência. No entanto, mesmo quem não tem possibilidade de fazer um deles, pode se beneficiar dos materiais gratuitos disponibilizados pela entidade.

No site do British Council, há uma lista de sites, aplicativos, podcasts e exercícios para quem quer aprender de vez o inglês básico ou até mesmo passar para o nível intermediário.

Faça as atividades do Cambridge Assessment

O site didático da Universidade de Cambridge é bastante completo e pode ajudar estudantes com qualquer nível de inglês e tem até mesmo uma área dedicada para crianças. Através da ferramenta, é possível testar o conhecimento no idioma e, assim, receber materiais e exercícios adequados.

É possível escolher que áreas deseja praticar e quanto tempo tem disponível para o exercício. Ainda que tenha apenas 5 minutos livres, o site tem opções para oferecer.

Confira os cursos gratuitos no MOOEC

O lado muito positivo da internet é que traz uma série de possibilidades de aprendizado, gratuitas inclusive, que antes seriam impossíveis ou quase isso. Algumas plataformas disponibilizam cursos online de idiomas e dá para estudar com calma, fazendo tudo no seu próprio tempo. O MOOEC (Massive Open Online English Course) agrega lições de grandes instituições de ensino internacionais e oferece em forma de cursos. O Elementary English é a opção ideal para quem está começando.

Aprenda de graça no Future Learn

O Future Learn é uma plataforma agregadora de curso de diversas universidades e instituições de ensino. Há cursos curtos gratuitos e até outros que conduzem a acreditações acadêmicas e profissionais. Praticamente todos os campos estão contemplados, inclusive os idiomas. Dá para aprender do alemão até o próprio inglês básico.

O curso Basic English 1: Elementary, por exemplo, tem a duração de 4 semanas e ensina a fazer descrever os sentimentos, fazer perguntas simples, falar sobre a família e amigos e até sobre hobbies.

Aproveite os cursos gratuitos de outros sites e instituições

Ainda no estilo aprender sem gastar nada (ou quase nada), facilmente encontra-se outros cursos online gratuitos para fazer no conforto do lar. Mesmo que as aulas nunca sejam muito profundas, complementá-las com outros métodos de aprendizado pode ser bastante enriquecedor.

Confira uma lista de cursos para fazer a qualquer momento e finalmente dominar o inglês básico:

Considere fazer um intercâmbio

Quer que o aprendizado do inglês básico vá aléme traga ainda mais frutos? Então pense em fazer um intercâmbio. Ao contrário do que se pode pensar, a experiência não é adequada apenas para quem já fala o idioma e quer exercitar. É possível começar do zero e rapidamente dominar a língua com destreza, tudo depende da escolha do curso e do tempo dedicado para a experiência.

Para quem está em uma fase bem inicial, o melhor é investir em uma estadia mais longa e optar por um intercâmbio de seis meses, se possível. Dessa forma, o aprendizado é completamente imersivo, intenso e pode-se atingir não apenas o nível do inglês básico, como ir muito além disso.

Acompanhe mais dicas no FacebookInstagram e YouTube

Veja também: 
Quer fazer intercâmbio?
Faça seu orçamento online agora mesmo!

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos