Bolsas de estudo no exterior: confira as principais

Das perguntas que valem ouro aqui no Já Fez as Malas, “como conseguir bolsas de estudo no exterior?” está entre as mais recorrentes. Ainda mais em tempos de crise, parece que o sonho de estudar no exterior se torna mais distante. Com a alta do dólar, euro, libra e muitas outras moedas, é preciso recorrer a alternativas como as que você pode encontrar abaixo. Lembrando que mesmo que de graça, aplicar para uma bolsa de estudos dá trabalho e demanda disciplina quanto aos prazos e processos, mas vale a pena!

Bolsas de estudo no exterior para universitários

Listamos aqui uma série de fundações e organizações que oferecem bolsas para estudantes universitários e permitem estudar em diversos países pelo mundo sem pagar nada.

Conheça fazer intercâmbio na faculdade

Santander Universidades

Projeto do Santander por meio da Divisão Global Santander Universidades que possui convênio com mais de 1.200 universidades pelo mundo. Além dos programas de bolsas de estudo no exterior, a instituição também fomenta iniciativas de ciência e inovação, empreendedorismo, transferência tecnológica e apoia projetos universitários. Conheça abaixo os principais programas de intercâmbio do Santander Universidades. As datas de inscrição para cada um podem ser conferidas ao clicar no link do programa correspondente:

Chevening

O Programa Chevening concede bolsas de estudo para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil, para que eles possam participar programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA). As oportunidades valem para estudantes de diversos campos de estudo e é preciso ter pelo menos 10 anos de formação para se candidatar. Isso porque o programa compreende profissionais com potencial de liderança e habilidade intelectual.

Erasmus Mundus

Brasileiros interessados em cursar um mestrado ou doutorado na Europa devem recorrer ao conhecido Programa Erasmus Mundus. São 138 cursos de mestrado e 43 programas de doutorado compreendidos na iniciativa e que valem para todas as áreas de conhecimento.

O programa também leva estudantes brasileiros para intercâmbios acadêmicos de graduação, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado.

Fundação Carolina

A Fundación Carolina existe desde 2000 e foi criada com o objetivo de fomentar o intercâmbio de estudantes entre a Espanha, países Ibero-Americanos e até da América Latina. Ela aceita estudantes matriculados em cursos de diversas áreas e conta com mais de 100 instituições de ensino conveniadas.

Apenas em 2015, foi concedido um total de 607 bolsas para estudantes latino-americanos.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma das mais lembradas iniciativas que oferecem intercâmbio cultural para estudantes brasileiros.

A organização sem fins lucrativos foi fundada em 1991 pelos empreendedores Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.

Para conseguir uma bolsa pela Fundação Estudar é preciso ter até 34 anos e estejam em processo de aceitação, matriculados ou cursando ensino superior em uma das cinco categorias abaixo:

  • Graduação completa no Brasil
  • Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior
  • Graduação completa no exterior
  • Pós-graduação no exterior
  • Educação executiva no exterior

O processo de seleção consiste em sete etapas. As informações sobre o período de inscrições e requisitos para participar podem ser consultados neste link.

Fundação Fulbright

Presente no Brasil desde 1957, a Comissão Fulbright é a junção do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, que surgiu em 1946 a partir da lei do Senador J. William Fulbright, e o governo brasileiro.

Ela já concedeu mais de 3.500 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino para brasileiros e oferece oportunidades para estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. Veja neste link as opções de bolsas e como se candidatar.

Fundação Lemann

Também fundada pelo empreendedor Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann atua desde 2002 no desenvolvimento de diversos projetos para fomentar a educação e inovação no país. Brasileiros podem conseguir boas oportunidades de bolsas de estudo no exterior tanto pelo programa Lemann Fellowship, programa de trainees ou pelo convênio com universidades no exterior. Algumas das oportunidades oferecidas valem para alunos aprovados na Harvard College, alunos de graduação em medicina, docentes, e pesquisadores. Saiba mais nesta página.

Global Scholarship Alliance

A Global Scholarship Alliance oferece bolsas para enfermeiros internacionais em universidades americanas com treinamentos e possibilidade de experiência profissional em instituições de saúde vinculadas à universidade estrangeira. Clique aqui para saber mais.

Instituto Ling

O Instituto Ling financia os estudos para mestrado e pós-graduação de alunos que foram aprovados em universidades de primeira linha no exterior por meio de seus Programas Start MBA/ MPA e LLM Instituto Ling/ Gouvêa Vieira. Também há oportunidades para jovens jornalistas indicados por profissionais renomados da imprensa brasileira por meio do Programa Jornalista de Visão, alunos aprovados para o Mestrado em Engenharia na IIT ou jovens indicados por entidades parceiras para participar do programa de pós-graduação em liderança Global Competitiveness Leadership Program. Saiba mais.

Laspau

A Laspau é uma organização sem fins lucrativos parceira da Harvard University que atua juntamente com programas como o Ciência sem Fronteiras, Programa de bolsas de estudo acadêmicas da Organização dos Estados da América e Programa Fulbright. Clique aqui para mais informações.

Nuffic Neso Brazil

A Nuffic Neso oferece bolsas de graduação e pós-graduação (MBA e mestrado) para brasileiros que tenham interesse em estudar na Holanda por meio de programas como o Ciência sem Fronteiras, Orange Tulip Scholarship, Holland Scholarship, entre outros. A instituição aceita candidatos para as áreas de negócios, comunicação, design, direito, finanças, ciências sociais, ciências da saúde, ciências naturais, T.I, engenharia, turismo e indústria criativa.

 

Veja também:

Facebook   Nosso grupo   Twitter Youtube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com