Caribe Colombiano: por que não? 5 motivos para conhecer a belíssima Cartagena

O que você pensa quando se fala em Caribe? Eu mesma pensava em algo além da minha estrutura monetária de estudante universitária. Caribe, para mim, era o mesmo que praias luxuosas, resorts cinco estrelas all inclusive, gente famosa, dólar nas alturas e tudo mais, ou seja, fora da minha realidade.

Um belo dia, pesquisando viagens nacionais absurdamente caras e em vias de desistir e ir passar um final de semana no Guarujá, depois de muito pesquisar, descobri um lugar até então desconhecido para mim, a cidade de Cartagena, situada no norte da Colômbia.

Até então, a Colômbia não era o primeiro nem o segundo lugar que eu escolheria para férias e nem me lembrava direito da existência desse país. Vi passagens baratas e um hotel superbacana barato e bem localizado. Li sobre ser uma cidade histórica, com praias e um clima que gira em torno de 30 graus. Conversei com meu namorado e chegamos a conclusão que pelos valores, valia a pena tentar. E assim fomos, sem nenhuma expectativa, eu e meu namorado, conhecer a pequena Cartagena.

Destino Catargena

Tal foi nossa surpresa ao nos depararmos com uma cidade linda e muito em conta! Os preços em Cartagena são muito parecidos com os praticados em São Paulo, para menos.

Listei meus 5 motivos favoritos para conhecer Cartagena abaixo.

A Ciudad Amurallada

A Ciudad Amurallada (ou todas as outras variações de seu nome) é o centro de Cartagena, composto por casinhas coloridas, lindos jardins, comércio local, igrejas, restaurantes deliciosos e tudo isso cercado por muros.

Historicamente falando, esses muros que cercam a Ciudad foram criados há muitos anos para proteger a cidade de ataques piratas e estrangeiros.

O lugar é de uma beleza extremamente particular e pessoalmente é idêntico às lindas fotos que vemos por aí, com ruas de pedra, casinhas em estilo colonial e muita beleza. Lá dentro ainda é possível fazer passeios de carruagem ou contornar os muros a pé.

Rua em Cartagena

A simpática população local

Cartagena é uma cidade extremamente simples e pobre, o que faz os comerciantes quererem vender a qualquer custo. Antes de visitar a cidade, fiquei até assustada por ler os comentários sobre a insistência dos vendedores locais.

Tudo é negociável, desde comida até artesanato e inclusive o taxi, e isso não é de todo ruim, muito pelo contrário. Além disso, a população é extremamente disposta a ajudar, simpática, gentil e atenciosa. Em todos os lugares que frequentei tive o prazer de conhecer pessoas que tornaram esse passeio (ainda) mais gostoso.

A cultura histórica

Uma das coisas que mais me encantou é a singularidade do local. Desde o artesanato até as decorações e a história, tudo foi maravilhoso. Para quem não sabe, Cartagena é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco e já foi um dos portos mais famosos da América. Para mim, a cultura de um país é uma parte muito importante da viagem.

Nos encantamos com o Castelo de San Felipe Barajas e toda a história da cidade com relação ao período das relações mercantis e a questão das invasões pirata. Fora isso, as roupas e bolsas artesanais, as pinturas, o clima, e principalmente, a comida, não só a tradicional local como os ótimos restaurantes que visitamos (com refeições bastante em conta) são únicas. No mais, a cidade tem baladas para que vai com os amigos, e passeios românticos, para quem vai com o namorado(a) como eu!

Casa e janela em Cartagena

As praias

Se você já leu um pouco sobre Cartagena, sabe que a praia da própria cidade não tem nada que não consigamos encontrar facilmente no Brasil. A terra é escura e a água não é cristalina. Contudo, há na cidade um pequeno porto de sai de escunas o dia todo para as famosas Islas del Rosário, um arquipélago paradisíaco de 28 ilhas que fica, em média, a 1h de Cartagena, trajeto esse que é realizado diariamente em escunas.

Para conhecer uma dessas ilhas você precisa de um dia todo e o valor pago pode diferenciar de ilha para ilha, pois algumas delas são resorts privados que disponibilizam seus serviços aos visitantes.

De toda forma, a maioria dos “pacotes” oferecidos são um valor fechado que inclui desde buscarem você no hotel de van, a ida de manhã e a volta no final da tarde de barco, e um almoço incluso, ou seja, um passeio de um dia todo em uma praia paradisíaca em alguma ilha do caribe colombiano. Conhecemos três ilhas e todas elas foram passeios incríveis!

Islas del Rosário em Cartagena

O preço total foi em conta

É sempre extremamente particular o conceito de caro para cada um, com certeza. O que enfatizo aqui é que pude conhecer uma parte do Caribe por um preço que coube no meu bolso.

Digo isso porque muitas vezes colocamos na cabeça que queremos um destino e fazemos caber no nosso orçamento a princípio, mas ao chegar não conseguimos fazer tudo o que queríamos.

Eu fechei o pacote com a Zarpo em outubro 2016 e na época Hotel + Aéreo saiu por cerca de R$1.500 por 5 dias, já com todas as taxas inclusas.

Considerando a facilidade com o transporte de dinheiro (usei o Western Union, depositei o valor em reais aqui e retirei em pesos colombianos lá), os tais “pacotes” das ilhas e a alimentação, funcionou muito bem para nós e aproveitamos super essa viagem!

Cartagena é uma viagem ultra em conta e que pode surpreender até os mais chatos, como eu. Às vezes, não precisamos ir tão longe para conhecer algo tão diferente! Se abrirmos nossa mente para conhecer novos lugares, podemos ter uma grata surpresa!

Fica a dica então. Acredito que pode surpreender vocês, como fomos surpreendidos.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Renata Benedetti. Siga também o Instagram da Renata.

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com