Comissão Fullbright oferece bolsas integrais para treinamento profissional nos EUA

A Comissão Fullbright já é conhecida por ser uma das instituições que mais oferecem bolsas para estudantes e profissionais brasileiros que queiram passar uma temporada nos Estados Unidos. Neste momento, através do programa H.H.Humphrey Fellowship, conta com mais uma oportunidade, cujas inscrições encerram no dia 27 de maio.

Bolsas integrais para profissionais nos EUA

O programa da Comissão tem duração de 10 meses e está agendado para ter início em agosto de 2019. É dedicado apenas a profissionais brasileiros e que não estejam morando no exterior no momento na inscrição. Os candidatos devem trabalhar no setor público ou terceiro setor, especificamente em áreas prioritárias, como desenvolvimento sustentável, saúde pública e fortalecimento de instituições democráticas.

Os selecionados serão direcionados a universidades parceiras da organização e que melhor se encaixem na sua experiência. Durante o período de aperfeiçoamento, estão previstas visitas, conferências, programas de treinamento e ainda um período de seis semanas de afiliação profissional.

A bolsa inclui:

  • Assistência financeira mensal (o valor não foi divulgado);
  • Assistência para compra de livros e outros materiais;
  • Isenção de taxas acadêmicas;
  • Passagens aéreas até a instituição de ensino em que acontecerá o aperfeiçoamento e deslocamento até Washington para um seminário especial;
  • Taxas referentes ao visto J1;
  • Fundos suplementares para atividades profissionais durante o período do treinamento;
  • Plano de saúde especial

Requisitos e como se inscrever

Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher alguns requisitos. São eles:

  • Ter uma graduação completa de no mínimo 4 anos;
  • Experiência profissional mínima de 5 anos depois de ter concluído a universidade;
  • Fluência comprovada em inglês;
  • Não ter estudado em uma universidade americana nos últimos 7 anos;
  • Não ter trabalhado nos Estados Unidos nos últimos 5 anos.

As inscrições são feitas apenas online através do site da iniciativa. É preciso anexar à candidatura duas cartas de recomendação escritas em inglês, diploma, histórico acadêmico, duas redações e comprovante de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, etc.) e enviar um vídeo de 30 segundos. A curta apresentação deve explicar por que o período de aperfeiçoamento profissional no exterior será fundamental para a carreira do candidato.

O processo de seleção tem quatro etapas eliminatórias, sendo que a primeira é apenas nacional. Nesta, os potenciais candidatos são convocados para entrevistas e posteriormente recomendados para o Institute of International Education, em Washington. Os resultados finais estão previstos para serem divulgados em janeiro do próximo ano.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos