Governo do Japão oferece bolsas de estudos integrais para brasileiros

O Japão é um país distante, mas não inacessível, especialmente para quem cogita passar uma temporada estudando por lá. Uma prova disso são as bolsas de estudos do MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) que abrem inscrições anualmente. Os programas deste ano já estão recebendo candidaturas e há oportunidades para os mais diferentes perfis.

Bolsas de estudos no Japão

As bolsas de estudos oferecidas pelo governo japonês com inscrições abertas este mês são para quatro diferentes categorias: graduação, pesquisa e pós-graduação e cursos profissionalizantes. Cada uma conta com os seus próprios requisitos e prazos, mas todas cobrem os custos com passagem aérea, curso intensivo de japonês, isenção das taxas acadêmicas e ainda um auxílio financeiro, que pode ir de R$ 3 mil a R$ 5 mil por mês.

Graduação

Com inscrições abertas de 21 de maio até 18 de junho, as bolsas para graduação contam com uma duração de 5 anos. Para cursos os cursos de Odontologia, Veterinária, Medicina e Farmácia, a cobertura é de 7 anos, iniciando em 2019. Os interessados devem concluir o Ensino Médio até março do próximo ano, ter entre 17 e 24 anos, conhecimento avançado em inglês ou japonês e não ter cidadania japonesa. Alto rendimento escolar também é um requisito para ser considerado na seleção.

Pesquisa e Pós-Graduação

Os interessados em desenvolverem uma pesquisa em solo japonês, devem submeter a candidatura para uma bolsa no país até o dia 29 de maio. Os programas têm duração de 3 anos no máximo e incluem ainda um curso de japonês durante os 6 primeiros meses para os candidatos com conhecimentos limitados no idioma. Entre os requisitos estão a idade máxima de 34 anos e graduação concluída ou no último ano. Todas as informações sobre esta bolsa estão disponíveis no site da Embaixada do Japão.

Escola Técnica

Como a tecnologia é uma área extremamente fortalecida no Japão, não poderiam faltar as bolsas dentro deste campo. Os interessados podem concorrer às oportunidades para ingressarem na Escola Técnica do Japão, onde terão a possibilidade de fazer o curso que escolherem com duração de 4 anos. Engenharias e Arquitetura são algumas das formações disponíveis.

Durante o primeiro ano, os selecionados frequentarão um curso preparatório e de japonês. As inscrições acontecem de 21 de maio a 18 de junho.

Curso Profissionalizante

Também de 21 de maio a 18 de junho é possível candidatar-se para as bolsas de cursos profissionalizantes. Com duração de até 3 anos, são os mais curtos dentro os oferecidos pelo MEXT neste momento. Abrangem áreas como Nutrição, Educação, Moda e Cultura. Os interessados devem ter entre 17 e 24 anos, Ensino Médio completo, alto rendimento escolar e conhecimento avançado em inglês ou japonês.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com