Saiba como alugar casa pela Uniplaces e se vale a pena

Como alugar casa pela Uniplaces tem sido uma das soluções encontradas por muitos estudantes e jovens trabalhadores que se mudam para outro país na Europa, neste artigo iremos explicar como funciona a plataforma, se é seguro usar e em que caso vale mais a pena.

Como funciona a Uniplaces

A Uniplaces é um site que funciona desde 2013 e conecta donos de casas e apartamentos e possíveis inquilinos em diversas cidades da Europa. Atualmente, está presente no Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, França e Alemanha.

Da mesma forma que a Airbnb serve para encontrar casas de aluguel de temporada e o Booking.com para reservar hosteis e hotéis durante as férias, a Uniplaces funciona como um catálogo de opções de moradias, podendo ser casas e apartamentos inteiros ou apenas quartos, sempre mobiliados, com ou sem contas inclusas e, assim, quem tem interesse pode alugar o espaço por um ou mais meses através da plataforma antes mesmo de chegar no destino.

Como forma de conhecer os locais cadastrados na plataforma é possível analisar as fotografias e, em alguns casos, há também vídeos disponíveis mostrando os espaços.

fotografias de casa na UniplacesExemplo de anúncio no site da Uniplaces com fotografias e vídeo. Fonte: Uniplaces/Divulgação

Tempo mínimo de estadia

As casas e quartos da Uniplaces estão disponíveis para aluguel de no mínimo 27 noites (32 no caso de Barcelona). Não é possível alugar uma acomodação por um período de tempo menor.

Alguns donos de espaços preferem inquilinos que fiquem por mais tempo, como três ou seis meses. Por isso, o ideal é verificar as informações disponibilizadas em cada anúncio.

Quanto custa

A Uniplaces trata de receber apenas o primeiro pagamento de aluguel, sendo os demais feitos diretamente ao dono da casa. Além deste valor, é cobrada uma taxa única de serviço e, nos casos em que o dono exige um valor caução, este também será pago por meio da Uniplaces e depois repassado ao dono.

A média dos preços dos aluguéis varia muito dependendo da cidade, a região, época do ano, o tipo de propriedade e outros fatores. É possível visualizar alguns anúncios aqui e ter 10% de desconto utilizando o código “JFAM10” ao fazer uma reserva.

Alugando um quarto pela plataforma

O primeiro passo para quem quer alugar um quarto pela Uniplaces é fazer um cadastro no site. Em seguida, o ideal é fazer uma busca selecionando alguns critérios de preferência, como região (ou proximidade da universidade de interesse), se quer contas inclusas ou à parte, etc.

Casas para alugar na UniplacesMapa com as casas e quartos disponíveis na Uniplaces. Fonte: Uniplaces/Divulgação

Regras e detalhes sobre a casa

Antes de fazer uma reserva, é importante ler atentamente todas as informações referentes ao espaço, como se permitem apenas estudantes ou se é aberto a outros perfis de inquilinos, se o dono da casa também vive no espaço ou não, se permite visitas, se aceita animais, se é permitido fumar, etc.

regras da casa no site da UniplacesExemplo de regras da casa. Fonte: Uniplaces/Divulgação

Em cada anúncio encontra-se também os detalhes sobre o espaço, como acesso à internet, se tem aquecimento central, televisão e outras comodidades.

É nesta seção também que é possível conferir as datas em que a casa está disponível para ser alugada, o valor do aluguel e a ser taxa única cobrada pela Uniplaces no momento da reserva.

Esperando a confirmação

Após a escolha do anúncio ideal e fazer a reserva, o interessado recebe um e-mail com os detalhes do pedido. Já o dono do espaço recebe uma notificação e tem até 48h para a confirmação da reserva. Caso esta seja aceita, o pagamento do aluguel é efetuado automaticamente pela plataforma e então é possível entrar em contato diretamente com o dono via e-mail ou telefone.

Caso a reserva não seja confirmada pelo dono, nada é cobrado e esta fica também cancelada.

O que acontece com o dinheiro se não gostar da casa?

Uma das políticas recentemente adotadas pela Uniplaces é a devolução do dinheiro pago por meio da plataforma no momento da reserva caso o inquilino não esteja satisfeito com o local ao se mudar, seja porque o local não corresponde ao que viu nas fotografias ou porque não faz jus à descrição do anúncio.

Neste caso, é possível entrar em contato com a empresa e fazer o cancelamento nas primeiras 24h, sendo possível anexar fotos ou vídeos que comprovem esta diferença. É importante respeitar este prazo para não perder o dinheiro.

Quando vale a pena alugar casa pela Uniplaces? É seguro mesmo?

Em cidades em que o turismo é muito forte e a comunidade de estudantes também, se torna quase impossível encontrar um quarto ou casa para cerca de um mês ou mais antes de começar o semestre letivo.

Sendo assim, a Uniplaces pode ser uma boa saída nestes casos, pois muitos dos espaços anunciados são identificados como exclusivos, o que quer dizer que não estão disponíveis em outros sites de classificados ou outras plataformas.

A Uniplaces busca verificar os espaços anunciados no site, no entanto, é sempre possível confirmar se o espaço que despertou interesse já passou por uma apuração da empresa por meio dos símbolos a seguir:

exemplo de casa verificada pela UniplacesSímbolos que apresentam o status da casa anunciada (senhorio é equivalente ao proprietário da casa em português de Portugal).
Fonte: Uniplaces/Divulgação

Além disso, o site acaba servindo como uma solução no caso de quem não possui nenhum contato no destino de interesse e precisa de um local para residir, mesmo que seja apenas por um tempo.

Para quem procura saber experiências de outros que já reservaram casa por meio do site, é possível ver uma lista com avaliações no Trust Pilot, ferramenta internacional que serve para classificar serviços, assim como o Reclame aqui no Brasil. No site, a Uniplaces possui nota 8.2 de 10.

Nós, da redação do Já Fez as Malas, já temos ouvido histórias de quem alugou casa pelo site há algum tempo e do como a plataforma, que é relativamente recente, tem melhorado de acordo com os feedbacks dos consumidores nos últimos tempos. Uma de nossas colunistas, a Melissa Costa, usou o serviço da Uniplaces recentemente e mostrou um pouco de sua casa e chegada na cidade do Porto em um de nossos vídeos. É possível conferir abaixo.

Assim como alugar uma casa ou quarto por conta própria pode ser, além de tudo, uma questão de sorte, ao alugar um espaço pela Uniplaces o ideal é se certificar de escolher uma casa adequada às suas necessidades, selecionado anúncios o mais detalhados possível.

Ao reservar um local por meio do site, é importante também não esquecer de checar tudo assim que entrar na casa. Caso acredite que não vai ao encontro ao que foi oferecido, entre em contato imediatamente com a Uniplaces para ver a possibilidade de um cancelamento e a devolução do dinheiro.

Suporte

Além de uma lista respondendo as principais dúvidas enviadas pelos inquilinos, a Uniplaces também disponibiliza diversos meios para contato em caso de dificuldade em entrar em contato com o dono da casa ou mesmo em caso de emergências.

É possível conferir todos os detalhes diretamente na página de ajuda da empresa.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no  Facebook e  YouTube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com