Como alugar casa em Portugal: preços, contrato e fiador

Alugar casa em Portugal acaba sendo um dos primeiros passos de quem decide morar em Portugal, seja pra trabalhar, estudar ou outros motivos. Existem algumas coisas nas quais é preciso pensar antes de se mudar para o país. Aí vão algumas delas.

Quanto custa alugar casa em Portugal

Portugal é um dos países mais em conta para se morar na Europa, no entanto, o valor do aluguel (chamado de “renda” em portugês de Portugal) varia de acordo com a cidade, a zona em que se quer morar, a quantidade de cômodos que tem a casa, se tem mobília, se é equipada e até mesmo se as contas estão inclusas ou não.

Nos últimos anos, os preços têm subido consideravelmente nas maiores cidades, Lisboa, a capital, e Porto. Apesar de ser onde se encontra mais oportunidades para trabalhar em Portugal, o custo de vida acaba por ser mais alto nestas localizações também. Apenas a título de referência, uma casa com um quarto em Lisboa passa facilmente dos 1.000€.

O ideal é pesquisar bem algumas opções semelhantes na mesma região e comparar os preços. Vale sempre negociar também.

Compre passagem aérea barata para Portugal  

Sites para alugar casa e quartos em Portugal

Não é preciso esperar chegar em Portugal para começar a procurar uma casa para alugar. Existem diversos sites que podem facilitar esta busca de onde estiver, ou pelo menos para dar uma idea real dos preços. Alguns dos mais usados são os listados a seguir:

“Pediram fiador. E agora”?

Pode acontecer da imobiliária ou o senhorio (dono da casa) pedir um fiador como condição para arrendar a casa ou apartamento. Por vezes, mostrar uma cópia do contrato de trabalho e extrato bancário pode ser suficiente para dar mais uma segurança de que se pretende ficar pelo país e de ter como arcar com as despesas. Para quem já mora em Portugal, o IRS é frequentemente solicitado como comprovante de renda.

Mais uma vez, é uma questão de negociar, o que acaba sendo muito mais fácil quando tratado pessoalmente e direto com o dono do imóvel.

Contas inclusas, mobília e equipamentos

Quem quer morar em Portugal precisa saber que há diversas opções de casas para alugar: com contas inclusas, com mobília, equipada (utensílios de cozinha, roupa de cama, etc). Claro que tudo isso pode influenciar no preço, mas o ideal para quem está chegando para estudar em Portugal ou para trabalhar é escolher uma casa pronta para morar, sem ter que se preocupar com mais gastos de início.

Caução

Vale lembrar que há uma grande probabilidade de pedirem uma caução antes de alugar o imóvel, o que pode ser equivalente a um, dois ou mais meses de aluguel. No geral, o valor é devolvido se no final do contrato a casa for entregue da mesma forma que estava no início do contrato, ou seja, sem danos.

Contrato de arrendamento registrado nas Finanças

Quem vai viver em Portugal, mais dia menos dia terá que fazer o IRS (espécie de declaração de Imposto de Renda).

Quando esse dia chegar, é importante que tenha sido feito um contrato de aluguel da casa com a imobiliária ou senhorio e que esteje tenha sido registrado no departamento de Finanças. Assim será possível abater parte do valor gasto com moradia na hora de pagar os impostos anuais no início do ano seguinte.

Contas de luz e água

Em falar em contas, às vezes as empresas responsáveis demoram meses para tirar os números corretos referentes aos gastos de luz e água e é cobrada apenas uma estimativa até que este dia chegue. O problema é quando resolvem ver o gasto real de energia e luz e cobrar a diferença.

Se for pra menos, dão desconto nas próximas faturas. Se for para mais, o consumidor pode ter que pagar cerca de três, quatro vezes mais do que está acostumado.

Por isso, o ideal é informar a contagem diretamente para a empresa de luz e água todos os meses e assim evitar supresas desagradáveis ao decorrer do tempo.

“Preciso comprar móveis em Portugal. Onde ir”?

Há muitas opções de lojas de móveis em Portugal, mas a mais conhecida é o Ikea pelos preços baratos. Nela é possível encontrar diversas linhas de móveis, roupas de cama, artigos de decoração, utensílios domésticos e mais.

A loja vende os móveis separados em peças, prontos para serem levados e montados em casa pelo próprio cliente.

Veja também: