Ainda que os índices educacionais no Brasil estejam decaindo vertiginosamente, há de se concordar que a internet e a possibilidade de realizar um curso à distância através dela, abriram inúmeras portas àqueles que procuram por especializações ou até mesmo cursar uma faculdade sem sair de casa.

De início, torceram o nariz e fizeram pouco caso dessa nova abordagem de ensino, mas desde que os métodos online passaram a acumular certificações por órgãos competentes, o brasileiro se deu essa chance de conhecer e se render à educação à distância – principalmente quando estamos falando de grandes universidades internacionais.

Curso à distância em universidades internacionais

Popularizando-se consideravelmente entre instituições de ensino brasileiras, a opção de curso à distância fez com que o tempo para se dedicar aos estudos fosse flexibilizado e otimizado de acordo com o desempenho individual.

Entretanto, essa definitivamente não é uma exclusividade nossa, uma vez que as melhores universidades do mundo também fazem parte de plataformas onde cursos de graduação, pós-graduação e especializações de curta duração são disponibilizados totalmente à distância. A seguir, conheça alguns portais de ensino online onde essa realidade é possível, e inscreva-se!

edX

Certamente, quem se depara com o portal edX percebe estar diante de um leque imponente de opções para o currículo. Afinal, sob a fundação de nomes como Massachusetts Institute of Technology, o MIT, e a Universidade de Harvard, certificados profissionais em diversos níveis são disponibilizados através cursos à distância.

Com o aporte de instituições como a Caltech, Universidade de British Columbia, Princeton, Oxford, Michigan, e empresas como a Microsoft e Catalyst, totalizam-se 107 colaboradores e membros responsáveis pelo sucesso do ensino oferecido.

Disponíveis em 30 áreas de conhecimento distintos, os cursos não necessitam de processo de inscrição. Para participar, basta selecionar o curso desejado, confirmar se este é ou não um curso pago – alguns cobram apenas a emissão do certificado –, e bons estudos!

Coursera

Bastante difundido no Brasil, principalmente pela interatividade e qualidade de seus conteúdos, o Coursera é uma empresa de tecnologia educacional estadunidense, a qual reúne inúmeras universidades internacionais em sua plataforma.

Com instituições parceiras como as universidades de Columbia, Stanford, Arizona, Bocconi, Zurich e outras de diversas partes do mundo, o Coursera disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação e especializações de curta duração de forma acessível e credibilizada pelo mercado de trabalho.

Os cursos são pagos, em sua maioria, e os gratuitos permitem apenas que o aluno acompanhe as aulas como ouvinte – sem direito a material, ajuda ou certificado.

Harvard

Além da parceria visível em portais como o já citado edX e o Coursera, a Universidade de Harvard também oferece uma plataforma própria, onde será possível escolher o curso à distância que mais se adequa ao seu perfil e currículo.

Entre os filtros disponíveis, o aluno pode selecionar oportunidades a partir da área de conhecimento de maior relevância, se o curso possui certificado, se é válido como especialização, se é gratuito ou não, entre outras possibilidades de busca.

UNED

A Universidad Nacional de Educación a Distancia é outro exemplo, ainda que sua abrangência seja mais específica ao ensino superior. Através do site, alunos podem aplicar para cursos de graduação, mestrado, doutorado, idiomas e especializações, tudo à distância.

Com cerca de 25 cursos online e em diferentes áreas, a universidades espanhola conta com um escritório no Brasil, tornando assim possível realizar os trâmites intermediários entre ambos os países.

Diante de cursos que possam solicitar práticas laborais ou questões presenciais, a UNED possui algumas instituições brasileiras parceiras que viabilizam a conclusão das mesmas, sem que o aluno tenha de se deslocar até a Espanha. Para mais informações sobre estudantes internacionais, clique aqui.

Academic Earth

Abrangendo instituições de ensino como as universidades de Oxford, Yale, Princeton, Stanford, o portal Academic Earth totaliza 25 nomes de peso do ensino internacional, oferecendo cursos com certificações e diplomas em 18 áreas de conhecimento. No portal, interessados terão a possibilidade de concluir graduações e pós-graduações, bem como cursos de especialização e livres, de curta duração.

Lembrando que o Academic Earth consiste basicamente em um agregador de instituições, e cada processo de inscrição é independente a cada universidade ou empresa em questão, sendo o usuário redirecionado para o portal oficial do curso selecionado. Alguns links podem não funcionar, uma vez que o curso já pode ter sido extinto ou estar inativo no momento do acesso.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]

Sobre o Autor

Heloisa Von Ah

Apaixonada por cinema, gatos e tecnologia, descobriu que viajar também é indispensável. Percebeu que o mundo é bem maior que uma cidade do interior paulista e após mais de um ano em Portugal, aguarda a próxima aventura.

Artigos Relacionados