Os costumes ingleses pelo olhar brasileiro

Mesmo que você nunca tenha pisado na Inglaterra é capaz de saber uma coisa ou outra sobre os hábitos britânicos. Que são educados? Que amam futebol? Que valorizam chá ao finalzinho da tarde? Esses hábitos são tão abordados em filmes e séries de TV que passam a ter uma conotação exagerada.

Mas devo confessar que sim, muito do que eu vi no cinema e na televisão é real. Aqui vai a lista dos hábitos com os quais eu me deparei nas terras da Dona Elizabeth e que me causaram certa estranheza.

Filas

Você acha que foi o primeiro a chegar em algum lugar? Olhe de novo, porque é provável que já tenha alguma fila se formando. Britânicos amam fazer fila para tudo.

Fura-filas? Párias da sociedade. Sabe aquela pessoa no Brasil que entra na sua frente apenas para fazer uma pergunta? Ela não teria chance aqui. O britânico que se preza, espera por sua vez, mesmo que seja para pedir uma informação rápida. E se alguém não respeita a lei imortal da fila britânica, olhares irão silenciosamente matar essa pessoa.

Aqui também não tem fila prioritária. Quem chegou primeiro é atendido primeiro, a não ser que, por educação, você deixe alguém mais velho passar na sua frente.

Educação exacerbada

E falando em educação, os britânicos têm a fama de serem um dos povos mais educados do mundo. Na dúvida, sempre adicione um please, thank you (“Por favor, obrigada”), no meio da sua frase. E peça desculpas mesmo quando a culpa não é sua. Exemplo: se alguém pisa no pé de um inglês no metrô, a grande probabilidade é de que o inglês peça desculpas primeiro.

E sabe quando a fila citada acima dá errado por algum motivo e as pessoas perdem a ordem de quem deveria ser atendido primeiro? O “after you, I insist!” (“Depois de você, eu insisto!”) dá um jeito. Ah, se isso pega no Brasil.

Etiqueta no metrô londrino

No Piauí, de onde eu venho,  não há metrô. A minha experiência foi com os ônibus lotados, onde ninguém espera ninguém para tentar arranjar um espacinho e entrar (especialmente se o próximo só chegará em 15 minutos). Em Londres, particularmente, há uma regra que dita que você deve deixar as pessoas saírem do vagão do metrô antes de entrar.

A segunda regra é se posicionar à direita na escada rolante e deixar o lado esquerdo livre para os apressados londrinos.

Pontualidade

Esse é um dos pontos pelos quais os britânicos são mais conhecidos. Nós, brasileiros, ao contrário… Se você recebeu um convite para encontrar alguém em uma hora X, faça por onde chegar no horário marcado. Levou pouco tempo, mas eu percebi que nem 5 minutos ou 10 minutos de atraso aqui são bem recebidos, tolerância zero. Qualquer atraso chega a ser quase ofensivo.

E brasileiros têm uma má reputação aqui de sempre se atrasem. Me ajudem a quebrar o estereótipo!

Hábitos do verão

O verão desperta o melhor dos londrinos. É quando aquele ar sóbrio e íntegro dá lugar a algo bem mais relaxado e esbaforido. No verão, os londrinos correm para o primeiro parque que há por perto para se jogar na grama e torrar sob o sol.

Eu amo o sol, verão e calor, mas bronzeamento só na praia ou piscina. E falando em praia, não se surpreenda com britânicos na areia, completamente vestidos, bebendo Champagne ou Prosecco em taças de plástico, antes do almoço!

Eufemismos

Acostumada com gente direta e, em alguns casos, até mesmo rude, eu vi que aqui a história é outra. Os britânicos raramente declaram o que eles estejam realmente pensando, especialmente se for algo que soaria indelicado e/ou se eles não têm muita intimidade com você.

Eles vão encontrar maneiras bem suaves de reclamar de alguma coisa para você ou de você que, com alguma desatenção, pode até soar a elogio.

E por último…

O café da manhã britânico

Um café da manhã com salsicha, feijão, cogumelo, tomates fritos, ovo e bacon soa como uma boa opção para você começar seu dia? Para mim, não. Essa tradição eu passo.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Lívia Moura.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos