O que são e como funcionam os cartões de estudantes internacionais em Lisboa

Ok, vamos pular a parte do “mas tem como o intercâmbio na Europa ser ruim?”. Se você vier preparado e bem informado, além de desfrutar de um sistema de ensino incrível, vai aprender o quanto este lado do mundão te oferece para crescimento pessoal e cultural. E isso vai muito além de aprender a viver sozinho.

Aqui em Lisboa existem dois cartões direcionados aos estudantes internacionais, os Erasmus Students, sendo que um deles abrange a maior parte da Europa e outro é focado em Lisboa. A dúvida paira em qual dos dois escolher porque ambos têm atrativos muito legais (ou “muito giro”, para já irmos nos acostumando) para quem faz sua adesão. Eu mesma fiquei pensando por algumas semanas qual seria o melhor para mim, mas acabei tomando minha decisão recentemente.

Mais para frente, quando eu tiver mais vivência das ofertas do cartão que escolhi, faço um artigo atualizado contando como tem sido. E vale lembrar que você não precisa ser estudante para fazer o cartão: jovens profissionais também são bem vindos.

Mas chega de blá blá blá! Que cartões são esses?

ESN – Exchange Erasmus Network

A ESN é uma organização sem fins lucrativos, de iniciativa de um grupo de estudantes que teve a brilhante ideia de prestar auxilio aos internacionais, reconhecida, inclusive, pela Comissão Europeia. Tem representantes em diversas cidades, mas, neste artigo, vamos considerar apenas Lisboa.

O time é composto por mais de 500 jovens voluntários que promovem atividades entre os estudantes para integrá-los e potencializar a experiência de viver em outro país. Já imaginou passar um final de semana viajando com outros estudantes de outros países?

Mas nem tudo é festa: a ESN também atua representando os direitos dos estudantes internacionais, ou seja, você também tem apoio caso precise ser ouvido.

A ESN irá te apoiar em diversas questões. Fazendo o cartão ESN, você terá informações sobre a cidade, apoio para conseguir um estágio, ajuda para conseguir um teto para chamar de seu e vários descontos pela Europa. Sim, o ESN te dá descontos não só em Lisboa, mas em outros lugares também! São diversos parceiros, todos listados no site oficial da entidade. Dentre as vantagens, você encontra 15% off e bagagem despachada pela Ryanair, desconto em academia (pra quem, ao contrário de mim, é fitness) e até10% de desconto em diversos Hostels.

Se você quiser fazer o cartão da ESN, precisará levar seu passaporte, ou outro documento oficial de identificação, uma foto no formado passaporte e o valor do cartão escolhido. Quando reunir tudo, vá até a Travessa dos Inglesinhos, nº.52 ou, se preferir, vá no site oficial e faça o pedido online. Os valores estão listados.

Erasmus Life Lisboa

Esta também é uma instituição sem fins lucrativos que foi fundada por dois estudantes portugueses. Depois de passarem pelos seus intercâmbios, ficaram tão encantados com as experiências que tiveram que decidiram montar essa associação. Assim os estudantes internacionais que chegam a Lisboa têm a mesma chance de ter uma estadia incrível na cidade.

O time também é composto por jovens viajantes que te ajudarão a entender e resolver o que você precisa quando chegar em Lisboa. Aliás, ao contrário da ESN, o cartão Erasmus Life Lisboa é voltado somente à Lisboa, mas não deixa nada a desejar: você pode participar de diversos eventos e viagens (tem até salto de paraquedas!) organizados pelo time, além dos descontos oferecidos pelos parceiros da instituição.

Por ter o foco em Lisboa, os descontos e parceiros apresentam uma competição justa ao ESN. De bares e restaurantes a banco e aluguel de veículos – você encontra tudo no site.

Se você gostou, tem (mais) duas opções: pode fazer o cartão ou fazer o combo pack, que tem pouca diferença de preço, mas vale a pena. O cartão por si só te oferece um chip de celular, um voucher de transporte privado, e ingresso para uma festa na famosa Pink Street. Já o combo pack te oferece, além disso tudo, um mês do seu chip de celular com o número português carregado, com 1Gb de internet, 5Gb exclusivos para YouTube e Spotify e conexão ilimitada aos apps mais utilizados de comunicação (Facebook, Messenger, WhatsApp, Instagram, Viber, Skype, iMessage e FaceTime).

Para fazer o cartão (ou o seu combo pack), você também precisará levar seu passaporte, ou outro documento de identificação, e sua foto estilo passaporte à Travessa da Cara, nº. 41 – 1º andar. Os valores de cada um estão discriminados no site.

Em ambas as alternativas, você terá a oportunidade de conviver com pessoas do mundo todo, conhecer várias cidades e fazer a sua experiência bem mais vasta! Agora, é só escolher o que mais te atrai e correr pro abraço.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Flávia Stamato. Acompanhe também o instagram da Flávia.

Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Envie e receba dinheiro no exterior