MBA em Portugal: quanto custa e quais são as melhores escolas

Por João Pedro Panagassi

É comum que, após alguns anos nos dedicando as nossas carreiras, passemos a buscar alguns sonhos que planemos há algum tempo – e realizar um MBA fora do país e em uma boa instituição de ensino é um bom caminho para alavancar a carreira. Porém, há muitos fatores a serem considerados – entre eles o custo de um MBA no exterior e quais as melhores escolas de negócios para os meus objetivos.

As perguntas são muitas, mas a resposta para todas pode ser positiva. O que é necessário, normalmente, é fugir um pouco dos grandes centros e procurar instituições alternativas que estão despontando no mercado internacional. Um destes possíveis destinos, como vou mostra logo mais, é Portugal.

Os melhores programas de MBA em Portugal

Um dos principais programas que despontam é o da Universidade do Porto, o Magellan MBA (Programa de negócios da Porto Business School). Fundando em 1988, ele foi considerado pela consultoria francesa Eduniversal o segundo melhor programa de MBA em Portugal e ocupa agora a 23.ª posição do Eduniversal Best Masters Ranking (2017).

Além deste, outros excelentes programas estão crescendo em rankings internacionais. Um deles é o Executive MBA, da INDEG-ISCTE Executive Education e o Lisbon MBA International, da Universidade Católica – este último figurando cada vez melhor no ranking do Financial Times, passado a ocupar o 36.º lugar entre os melhores do mundo e a 13.ª posição entre os programas das escolas europeias. Este MBA português nasceu através de uma colaboração entre a Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidade Católica (Católica-Lisbon School of Business and Economics) e da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova School of Business and Economics), possuindo ainda uma colaboração com a escola de negócios do MIT, Sloan School of Management. Desde que entrou para o prestigiado ranking do Financial Times, em 2013, o MBA português subiu 25 posições.

Um bom custo-benefício

Financeiramente, os programas portugueses são mais atrativos que outros programas ao redor do mundo. Bons programas de MBA em Portugal têm um custo de aproximadamente 30 a 40 mil euros (em torno de 110 a 145 mil reais na cotação atual), enquanto MBAs nas principais escolas americanas custam em média 60 mil dólares (190 mil reais na cotação atual). Ainda com essa diferença os valores podem ser considerados altos, porém são oferecidas também opções de bolsas de estudos e prêmios durante a realização dos cursos.

Enfim, os programas que citei estão tendo cada vez mais destaque internacionalmente e com acreditações melhores ano após ano. Por tudo isso, e por experiência, osso afirmar que Portugal é um destino ótimo para quem deseja excelentes oportunidades de aprendizagem e crescimento em uma fonte alternativa de estudos atrativa financeiramente.

*Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com