Alemanha: verão vs inverno. Qual é melhor?
Viajar é bom em qualquer época do ano, mas diferentemente do Brasil, as estações do ano na Alemanha são bem divididas: o verão é marcado por altas temperaturas com sol até às 21h, o outono é laranja com queda de folhas das árvores, a primavera bem florida e o inverno gelado e com neve, principalmente em cidades mais ao Norte. A energia das pessoas, portanto, muda quase que completamente entre verão e inverno, com atividades diferentes que incentivam o maior aproveitamento de cada estação do ano.
No verão, em que as temperaturas podem chegar a até 30 graus Celsius e com o pôr do sol por volta das 9h da noite, os dias são bem longos e proveitosos. Por isso, os alemães têm o hábito de realizar atividades ao ar livre, até para aproveitar essa época de céu azul e clima quente.
Já com a chegada do inverno, mesmo com o céu cinza e temperaturas baixas, abrem-se outras oportunidades, como os esportes de inverno. E, além disso, o espírito natalino alemão é contagiante, pois eles investem bastante em decoração e festividades.
Por isso, existem várias coisas que só se é possível aproveitar se estiver na Alemanha em determinada estação:
Inverno na Alemanha
Weihnachtsmarkt
Quatro semanas antes do Natal (no período do Advento) começam os Weihnachtsmarkts, ou os “Mercados de Natal”. São festas típicas dessa temporada e acontecem em todas as cidades; claro que, em cidades muito grandes como Berlim e Frankfurt, o mercado vai ser enorme, enquanto em cidades pequenas vai ser mais intimista. Pessoalmente, prefiro os menores, pois têm uma delicadeza e cuidado maiores, passando uma sensação mais calorosa. Mas, de qualquer forma, a ideia é a mesma: as barraquinhas servem bebidas típicas de inverno, como o Gluhwein (parecido com um vinho quente), e comidas como a Kartoffelpuffer (que é como uma panqueca de batata acompanhada de molho de maça ou alho). Além disso, você vai encontrar algumas bugigangas e muitos enfeites de Natal pra comprar, e podem rolar até algumas gincanas para crianças.
Não tem como não se contagiar pelo espírito natalino nesses mercados. São sempre super bem decorados e iluminados, e, como nessa época já está bem frio, as decorações recebem um toque a mais com a neve. Ficam abertos até tarde da noite. A partir do dia 25/12, eles fecham, e voltam apenas no ano seguinte.
Esportes de neve
Pra quem é nativo de países tropicais como o Brasil, o inverno atrai pelo simples fato de ter neve. Por isso, vale a pena ir a estações de esqui, para poder aproveitar e ter a experiência da neve por completo. Um lugar interessante para isso é Obertsdorf, na região de Allgau. Por ser uma região alpina, ao Sul da Bavária (ou Baviera), a cidade recebe muitos turistas interessados não apenas em esqui, mas em montanhismo nas neves. Além disso, as paisagens são lindas, com Alpes brancos ao redor da cidade.
No entanto, se não der pra ir esquiar, também existem outras atividades de inverno dentro das cidades, como a patinação no gelo. Pistas de patinação serão bem fáceis de achar, e as menores podem ser desafiadoras pra quem não tem muita prática, então não tenha medo de cair. Vão ter várias pessoas e muitas crianças, e uma dica: existe sim um motivo por ninguém andar no meio da pista, e somente nas laterais. Lá no meio é muito mais escorregadio, pois, já que todo mundo prefere ficar perto da borda, quase ninguém se aventura por aquela área e a falta de atrito no gelo faz com que fique mais liso. Portanto, cuidado!
Mas, legal mesmo é encontrar lugares com grandes pistas como o Eissporthalle Frankfurt. Os preços variam de acordo com a temporada, mas em geral não ultrapassam os 10 euros. Como o local é usado principalmente para partidas de Hockey, possui uma infraestrutura ótima e oferece mais de 3 pistas diferentes, uma delas sendo externa, redonda e quase do tamanho de uma larga pista de cooper.
Verão na Alemanha
Biergarten
No verão, em contrapartida, apesar de não ter uma data comemorativa tão grande como o Natal, rolam os Biergartens, em que vários restaurantes espalham mesas por parques, praças e áreas públicas e atendem todo mundo do lado de fora. Podem ser restaurantes grandes ou pequenos, como quiosques, parecidos com Food Trucks. A parte legal é que geralmente são mesas longas em que todo mundo senta junto, e você acaba dividindo espaço com pessoas desconhecidas. Não existe obrigação em conversar com quem não conhece, pois as pessoas lá respeitam bastante o espaço de cada um, ao mesmo tempo em que sabem compartilhar.
O clima é muito legal, as praças ficam abarrotadas com mesas e pessoas se divertindo, e, principalmente porque no verão costuma escurecer bem tarde, ir para um Biergarten pelo menos uma vez é indispensável.
Festivais temáticos
Novamente, como o alemão gosta de aproveitar o espaço ao ar livre, muitas cidades promovem festivais temáticos, como a Festa do Morango (Erdbeerfest). A que eu fui era numa cidade pequena chamada Erbach, próxima de Frankfurt, mas acontecem vários outros em diferentes cidades pelo país.
Colocam-se mesas longas e comunitárias e barraquinhas vendendo bebidas e comidas, não somente a base de morango. O que atrai também é a decoração: bandeirinhas com desenhos de morango e tudo nas cores vermelho, rosa e branco. Além disso, fazem uns shows de graça, e o Erdbeerbowle, bebida típica de morango que pode ser alcoólica ou não, é imperdível e baratinho. Vale comentar que eles também têm Festival da Uva, do Vinho e entre outros ao longo do ano.
Veja também:
- Frankfurt: o que fazer na cidade e arredores
- 10 destinos que estarão em alta em 2016 segundo o TripAdvisor
- As principais cidades da Itália (e mais encantadoras)
- Madrid: cidade pra conhecer a pé e até com pouco dinheiro