Fundado no ano de 1925 a partir da iniciativa de um estudante da Universidade de Heidelberg, o DAAD, ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, consiste atualmente em uma das principais organizações de promoção de intercâmbios acadêmicos e científicos entre Brasil e Alemanha.

Através da associação, uma vez que é mantida por universidades e organizações estudantis alemãs, estudantes dentro e fora da Alemanha são beneficiados com bolsas de estudos. Além das bolsas, o DAAD promove a internacionalização da cultura e do idioma alemão, bem como apoia países em desenvolvimento na construção de fortes universidades, assessorando responsáveis por áreas como políticas educativa, científica exterior e de desenvolvimento.

De acordo com a própria associação, a grande maioria dos bolsistas do DAAD são compostos por estudantes de mestrado e doutorado. Isso se dá devido a uma maior experiência e vivência em suas áreas de atuação e pesquisa, do que os estudantes ainda em processo inicial de formação acadêmica. Entretanto, ainda que a preferência seja por formar bolsistas pós-graduados, as bolsas para graduação também existem, mesmo que raras.

Iniciativa DAAD para bolsas de estudos

Atualmente, tais benefícios concedidos pelo DAAD acontecem graças aos recursos provenientes de fundos federais como o Ministério Alemão de Relações Exteriores, da União Europeia e de organizações e governos estrangeiros. No Brasil, os principais parceiros da associação são a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogo).

Portanto, com oportunidades a Brasileiros na Alemanha e vice versa, as bolsas consistem em graduações, mestrados, doutorados, cursos de idiomas e cursos livres de curta duração – todas divulgadas constantemente pelo portal do DAAD.

Antes de conhecer algumas das oportunidades em aberto, atente-se para as informações necessárias para que o estudante possa se preparar – acadêmica e burocraticamente – e encontrar as bolsas e cursos mais adequados para o seu perfil; as opções estão afixadas no site do DAAD na Alemanha (em inglês ou alemão).

Para informações sobre vistos e permissão de residência, processos de inscrição, requisitos, bolsas e financiamento estudantil, o portal Study in Germany orienta o candidato em detalhes para que possa aplicar aos estudos sem dificuldades ou imprevistos.

Bolsas de estudos na Alemanha, DAAE

Inscrições abertas

Com inúmeras oportunidades a estudantes internacionais, o DAAD possui um filtro dentro de seu próprio site onde estão reunidas todas as vagas em aberto. E não somente entre bolsas de estudo, já que outras opções podem ser encontradas em International Programmes in Germany 2017, que incluem cursos pagos e permitem filtros de bacharelado, pós-graduação, preparatórios, cursos livres, de idiomas, e também para e-learning.

Já para ter acesso ao banco de dados com todas as bolsas de estudos com inscrições abertas, basta acessar o Scholarship Database e preencher o menu lateral com os filtros desejados. Veja alguns exemplos:

Baden-Württemberg Foundation: direcionada a estudantes de graduação, mestrado ou doutorado altamente qualificados, são oferecidas, anualmente, cerca de 1.200 bolsas de estudo para diversas disciplinas em instituições parceiras de Baden-Wuerttemberg.

O valor mínimo das bolsas ofertadas são de 500 euros e máximo de 1.500 euros por mês, sendo o período compreendido do curso entre 3 e 11 meses. As inscrições acontecem de maneira individual a cada instituição parceira, ainda que os prazos costumem estar em 31 de Março para o recebimento final das candidaturas.

Para cursos e procedimentos de inscrição, acesse o site de BWS for University Students e candidate-se à bolsa pretendida.

Bayer Science & Education Foundation: as bolsas de estudos da Bayer, oferecem apoio individual a estudantes comprometidos e jovens profissionais nas áreas de medicina veterinária e saúdes tecnológica, pública e econômica.

A bolsa permite ao jovem aprovado a estudar, pesquisar ou realizar um estágio na Alemanha. Para as diferentes finalidades, existem as bolsas Otto Bayer, Carl Duisberg, Jeff Schell, Kurt Hansen e Hermann Strenger.

Com duração de 2 a 12 meses, as inscrições são aceitas entre os dias 1º de Junho e 18 de Julho. Mais informações e application, acesse o portal da Bayer Foundations ou através do site do DAAD.

Heinrich Böll Foundation: se você é um estudante de ensino superior, possui atitude e ideias sustentáveis, essa pode ser a bolsa de estudos ideal. Direcionada a jovens com um grande desempenho acadêmico, envolvido social e politicamente com o meio, a Böll Foundation premia esse perfil através de 150 a 200 bolsas de estudo anuais.

Dependendo do rendimento dos pais, o montante da bolsa é de até 597 euros por mês, para além de um subsídio de livros não sujeito a condições de 300 euros e subsídios familiares e para filhos, se necessário. Lembrando que a bolsa será concedida à estudantes internacionais somente se estes possuírem visto de permanência na Alemanha (de acordo com regulamentação no BAföG § 8).

As datas limites para inscrição para 1º de Março e 1º de Setembro de cada ano. Para mais informações, acesse o portal da Fundação Böll ou através do DAAD.

Boehringer Ingelheim Fonds: para doutorado, são 50 bolsas concedidas a jovens cientistas que possuam projetos ambiciosos nos campos de pesquisa em biomedicina, podendo eles atuarem em laboratório internacional por período em torno de 3 anos.

O valor inicial desse benefício é de 1.550 euros mensais, durante os dois primeiros anos; o terceiro ano é de extensão opcional. São ainda oferecidos 150 euros para arcar com materiais e subsídio para manter cônjuge e filhos, se necessário.

As inscrições acontecem em 1º de Janeiro, 1º de Junho e 1º de Outubro de cada ano. Para mais informações e inscrição, acesse o site do Boehringer Ingelheim Fonds.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]

Sobre o Autor

Heloisa Von Ah

Apaixonada por cinema, gatos e tecnologia, descobriu que viajar também é indispensável. Percebeu que o mundo é bem maior que uma cidade do interior paulista e após mais de um ano em Portugal, aguarda a próxima aventura.

Artigos Relacionados