Como em todas as culturas pelo mundo, a Alemanha tem vários pratos típicos: desde os mais excêntricos, como intestino e joelho de porco, até os mais simples, como panqueca de batata. Sempre que pensamos em comidas alemãs, pensamos em carne de porco e chucrute. De fato, o chucrute é muito comum em vários pratos, mas se você não gosta de repolho ou temperos fortes, fique longe.

As comidas alemãs são muito diferentes?

Alguns dos pratos podem ser diferentes demais e às vezes é melhor começar com calma, com alimentos mais usuais para acostumar o paladar. Por isso, aqui vamos focar na culinária alemã simples e menos tradicional, que, além de tudo, cabe no bolso e faz parte da cultura local e do dia a dia dos alemães.

Schnitzel mit Bratkartoffeln

A carne do Schnitzel varia: existe o tradicional, que é feito de vitela (o Wiener Schinitzel) ou com carne de porco que, pessoalmente, prefiro. É um filé de porco à milanesa que vem acompanhado de Bratkartoffeln, que são batatas fritas cortadas em rodelas bem fininhas e temperadas com cebola.

Schnitzel mit Bratkartoffeln

Originalmente, o prato é austríaco, mas é popular em regiões que são próximas ao país. A Europa é um continente pequeno, muitos países de fronteira acabam sentindo forte influência de suas culturas dos arredores. Praticamente qualquer restaurante, pelo menos na região Sul da Alemanha, terá um Schnitzel no menu.

Em geral, não é um prato caro e é um dos meus preferidos.

Bratwurst mit Brötchen

A famosa linguiça no pão é a muito fácil de ser encontrada. Todas as grandes estações de trem terão uma barraquinha de Wurst (linguiça) ao lado, assim como em São Paulo temos as de milho e churrasquinho. Mas pode ficar tranquilo, a carne é de boa procedência!

Bratwurst mit Brötchen

Bratwurst mit Brötchen é uma linguiça branca em um pão redondo com mostarda por cima. Um lanche típico, prático e baratinho, você não pode passar pela Alemanha e não experimentar.

Vale comentar que o sabor das linguiças alemãs é mais acentuado e a branca é mais saborosa, além de mais comum. Mas, eles têm diversos tipos de linguiças e salsichas por lá, e se você não quiser a carne branca, pode pedir a vermelha, que é mais parecida com a brasileira, mas sem aquela gordura excessiva.

Döner kebab

Tudo bem, esse também não é exatamente alemão, mas não podia ficar de fora da lista. Primeiro, um breve histórico: na Alemanha moram muitos imigrantes turcos, e em cidade grandes existem bairros em que eles são predominantes, assim como em São Paulo temos a Liberdade, por exemplo. Tendo isso em mente, existem muitos restaurantes turcos espalhados pelo país e vale muito a pena conferir.

Döner kebab

Uma iguaria que pode sair no preço de até 10 euros, no máximo, o Döner kebab é um sanduíche de carne de cordeiro assada no espeto com vegetais diversos (alface, repolho, cebola e tomate) e molhos picantes de sua escolha ou o tradicional molho a base de iogurte, que se assemelha ao sour cream, no pão pita.

As lanchonetes que servem esse sanduíche são, geralmente, pequenas e bem simples, além de super comuns: praticamente uma a cada esquina, dependendo da cidade. Fácil de ser identificadas, em todas é possível ver o espeto em pé em que eles fatiam a carne na hora. Em geral, é carne de cordeiro, mas também pode ser feito com carne de carneiro, bovina, caprina ou frango.

O vencedor: as batatas

Kartoffelpuffer

Bratkartoffeln, Kartoffelsalat (salada de batata), Kartoffelpuffer (panqueca de batata)… Alemães adoram batatas, e preparam de diversas maneiras diferentes e deliciosas. Qualquer que seja a batata escolhida, são todas muito bem temperadas e preparadas. As batatas valem a pena, sim.

Veja também:

Sobre o Autor

Julia Tereno

Formada em Comunicação e Multimeios e aspirante a jornalista. Acredita que o mundo é pequeno demais para não conhecer por inteiro.

Artigos Relacionados