Au pair: tudo que você precisa saber antes de fazer

Passar uma temporada no exterior, poder aprimorar outro idioma, conviver com cidadãos locais e ainda ganhar por isso. Existe uma ocupação como essa? Sim, existem algumas e uma das mais procuradas por mulheres utlimamente se chama é au pair.

O que é au pair

Au pair vem do francês e quer dizer “ao par”, o que significa “igual”. Se trata de um programa de intercâmbio pelo qual, normalmente uma mulher, de 18 até 26 anos (em alguns países  até 30 anos), passa um período em outro país para aprimorar o idioma local enquanto convive com uma família de lá e ganha um salário como retribuição pelo cuidado que terá com as crianças e ou adolescentes da família.

Au pair vale a pena?

Au pair vale a pena se você possuir os pré-requisitos e estiver procurando uma opção mais barata para passar uma estadia no exterior, já que a alimentação e a hospedagem ficam por conta da família que irá abrigá-la durante o programa. Além disso, você irá receber um salário e terá tempo livre no final do programa para viajar e conhecer o país.

No entanto, au pair não é para todos, uma vez que algumas das atividades vão envolver cuidar de crianças e/ou adolescentes e muitas vezes inclui rotinas domésticas, como organizar a casa da família.

Au pair nos Estados Unidos

Se seu interesse for fazer au pair nos Estados Unidos, abaixo você encontra o passo a passo para tirar o J-1 Visa, visto requerido para a ocupação.

Para ser au pair nos Estados Unidos você precisa:

  • Ter proficiência oral em inglês reconhecida (falar inglês muito bem e comprovar por meio de um teste);
  • Ter ensino médio completo;
  • Ter entre 18 e 26 anos;
  • Ter capacidade física de participar do programa;
  • Ser entrevistado pessoalmente, em inglês, por uma agência que irá te representar junto a host family (família que irá te hospedar);
  • Passar no processo seletivo que inclui a verificação de escola, referências de não-familiares, antecedentes criminais, e outros testes.

O que você terá direito no programa au pair:

  • Estadia durante 12 meses, sendo possível estender por mais 6, 9 ou 12 meses;
  • Alimentação;
  • Treinamento de no mínimo 32 horas sobre cuidar de crianças antes de começar (para tomar conta de crianças com mais de 2 anos);
  • Receber até $500 para arcar com os custos do curso de inglês que deverá realizar durante o programa au pair.

Quais as obrigações do programa au pair:

  • Mesmo antes de ser aceita para o programa você terá que fazer um teste psicológico;
  • Você terá que passar até 10 horas por dia/45 horas semanais cuidando das crianças da família;
  • Pode ser que seja exigido ter carteira de motorista e outros requisitos.

Como tirar o visto para fazer au pair nos Estados Unidos

Só é possível realizar o programa au pair por meio de uma agência que te represente junto às host families. O processo de solicitação do visto inclui:

  • Preencher um formulário online DS-160
  • Antes de solicitar o visto será necessário que você preencha o formulário DS-2019 junto a uma agência de intercâmbio
  • Ter passaporte válido
  • Pagar a taxa de $160 quando for solicitar o visto
  • Fotografia 2×2
  • Outros documentos que podem ser solicitados pela Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos no Brasil.

[su_highlight background=”#ff2129″ color=”#ffffff”]o.O Atenção[/su_highlight]

É importante lembrar que esse visto só dá direito a trabalhar como au pair nos Estados Unidos. Outras atividades remuneradas não são permitidas com este visto.

Entrar e sair dos Estados Unidos para realizar o au pair

Com o visto concedido para a realização do au pair nos Estados Unidos ( J-1 Visa) você pode entrar no país quando faltar a partir de 30 dias para o início do programa. Ao término do programa você deve deixar os Estados Unidos até 30 dias depois.

Cuidados que se deve tomar quando se é uma au pair

Como já falamos aqui no Já Fez as Malas, nem sempre o au pair é o momento mais feliz da vida da intercambista, pois às vezes as coisas podem não ir tão bem como planejado, principalmente em países onde a prática ainda não é bem regulamentada, como a Irlanda. Antes de realizar o programa não deixe de ler este post que preparamos pra você.

Se precisar de ajuda durante o au pair…

Caso seja necessário entrar em contato com alguma autoridade nos Estados Unidos por conta de seu programa de au pair o número do State Department é 1-866-283-9090 e o e-mail [email protected] Na Irlanda, outro lugar muito procurado por brasileiras para fazer au pair, o contato é 1890 80 80 90 e pelo site www.workplacerelations.ie.

Facebook   Nosso grupo   Twitter   LinkedIn Youtube

Veja também: 

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com