Como tirar o passaporte: passo a passo

Onde solicitar: site da Polícia Federal
Onde retirar: no posto da Polícia Federal selecionado na hora da solicitação
Quanto custa: R$257,25 (esta é a taxa para a emissão, atualizada em julho de 2015)
Prazo para ficar pronto: até 6 dias úteis, contados após comparecer no posto da Polícia Federal para o agendamento.
Validade: 10 anos

Quem quer viajar para fora do Brasil pode antes ter que saber como tirar o passaporte, já que o documento é pré-requisito para entrada na maioria dos países. Antes de planejar a viagem, é  importante também se informar se o país de destino exige que o passaporte tenha pelo menos 6 meses de validade.

Atualmente, a Polícia Federal emite 5 tipos de passaporte. Nesta página mostramos o passo a passo para tirar o passaporte comum para brasileiros (acima dos 18 anos). Caso você necessite de outra modalidade do documento, clique abaixo na opção desejada.

Passaporte para brasileiros menores de idade

Passo a passo para tirar o passaporte comum para brasileiros (acima dos 18 anos)

1- Reúna estes documentos originais

Para tirar o passaporte comum (para brasileiros, acima dos 18 anos) é preciso ter os seguintes documentos originais em mãos:

  • DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO (RG, CNH, Passaporte Brasileiro Anterior, Carteira de Trabalho, etc.). Se seu nome foi alterado devido a matrimônio ou por outro motivo, é preciso levar um documento que comprove a mudança de nome, como a CERTIDÃO DE CASAMENTO ou outro.
  • TÍTULO DE ELEITOR e o COMPROVANTE DE QUE VOTOU na última eleição. Se tiver perdido o comprovante vá ao cartório eleitoral de sua cidade ao qual pertence sua seção e solicite uma declaração da Justiça Eleitoral de que você está quite com as obrigações eleitorais ou justificativa eleitoral.
  • COMPROVANTE DE QUITAÇÃO MILITAR, no caso dos requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  • CERTIFICADO DE NATURALIZAÇÃO, para os naturalizados.
  • COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA GRU – Guia de Recolhimento da União. Esse é o comprovante de pagamento da taxa cobrada para a emissão do passaporte. O boleto para pagamento é emitido no fim do passo 2 (ver abaixo).
    PASSAPORTE ANTERIOR VÁLIDO (para entender melhor os casos em que se faz necessária a apresentação deste documento, veja aqui).
  • CPF

Na modalidade de passaporte comum (brasileiros, acima dos 18 anos), não é necessário levar fotografia, uma vez que está é tirada no dia do agendamento, no posto da Polícia Federal.

2- Solicite a emissão do passaporte no site da Polícia Federal

Uma vez tendo todos os documentos listados acima em mãos, acesse o site da Polícia Federal para tirar o passaporte.

Lá será necessário preencher uma série de dados, como nome completo, nome dos pais, data de nascimento, raça/cor, país, entre outros. É necessário fornecer um endereço de e-mail. Se tiver alguma dúvida na hora do preenchimento, é só entrar em contato com a Polícia Federal pelo e-mail [email protected] ou o número de telefone 194.

É na quarta parte do preenchimento dos dados que se informa a cidade onde mora e o local onde quer marcar o seu agendamento. Lembre-se de que o lugar escolhido será onde deverá comparecer para emitir o passaporte e também retirá-lo quando estiver pronto.

Finalizando o processo, o boleto para pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União, a taxa cobrada para a emissão do passaporte, será disponibilizado em pdf ou enviado via e-mail. É importante fazer o pagamento até a data de vencimento e antes do dia de seu agendamento.

3- Compareça no agendamento no posto escolhido

O posto escolhido no ato da solicitação de emissão do passaporte será onde você irá levar toda a documentação descrita no tópico 1 e onde serão tiradas suas impressões digitais e a fotografia para o documento.

4- Retire o passaporte

Compareça na data, horário e local informado no comprovante de solicitação do passaporte para retirar o documento. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo.

Links úteis:

Site da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte

[alert type=red ] o.O Atenção!!! [/alert]

Se você não recolher seu passaporte dentro do prazo de 90 dias, ele será cancelado!

[alert type=green ] 🙂 Dica [/alert]

  • Na hora do agendamento no site da Polícia Federal, caso não encontre horário livre na data desejada, tente selecionar outro posto da Polícia Federal no qual seja possível comparecer no dia que conseguir o agendamento. Normalmente há postos menos concorridos que outros e, por isso, sobram mais horários para agendamento nestes.
  • Portadores de deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo têm atendimento prioritário no dia do agendamento na Polícia Federal.

Entendeu como tirar o passaporte, já solicitou o seu e está esperando? Controle a ansiedade acompanhando seu processo aqui. Assim você saberá quando o seu passaporte estiver pronto, e você, pronto para viajar!

Veja também o vídeo do Governo Brasileiro sobre Tirar Passaporte:

*As informações deste artigo estão baseadas nas seguintes fontes: Polícia Federal.
Gostou deste artigo? Compartilhe e acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube
Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos