Brasileiro com cidadania: o que os italianos acham disso?

Com o fim da Segunda Guerra Mundial muitos estrangeiros deixaram seus países e partiram em busca de uma nova vida. Muitos italianos se deslocaram para o Brasil, mais especificamente para as regiões sul e sudeste. São Paulo foi uma das cidades que mais hospedou os italianos. É algo normal ouvir alguém dizer que seus avós são imigrantes.

Muitos descendentes, seja por curiosidade de conhecer suas origens ou para fazer como seus avos e tentar novas oportunidades em outro lugar, decidem correr atras da cidadania. Digamos que se sua família é organizada e possui todos os documentos em ordem, o processo é mais fácil e rápido. Mas, mesmo com todos os documentos, tirar a cidadania pelos consulados no Brasil demora um pouco. Muitos decidem partir e tentar tirar diretamente aqui na Itália, uma vez que o processo é mais rápido.

Sempre fui bem aceita no país. A maioria da população ama o Brasil. Então, se você vem pra cá e diz que seus avós (ou pais) são italianos, eles acham interessante que você esteja atras de suas origens. Mas, é claro, não estou generalizando. Falo pela minha região, Umbria, onde sempre me senti em casa.

Já se você vem para a Itália sem falar italiano, querendo tirar a cidadania para ter acesso a outros países da Europa, pode ser que eles te tratem com uma certa arrogância. Não é para menos, eles acabam por se sentirem “usados”. E sim, muitas vezes rola um certo preconceito.

Ultimamente muitos estrangeiros vem tentar a vida aqui. E posso dizer que nem sempre eles são aceitos. A Itália não é como o Brasil, um pais multicultural, que já esta acostumado com todos os tipos de etnias. Também não estou falando que tratam mal essas pessoas, mas existe um certo desconforto em saber que outras populações vem morar e trabalhar aqui.

Porém, temos um ponto a nosso favor. Somos uma nação contagiante. Somos queridos por muitos países, principalmente a Itália. Inspiramos alegria, calor e felicidade. É só falar que é brasileiro que eles já mandam um “saudade”. E não é para menos, somos tudo isso. À parte os nossos problemas políticos e sociais, temos uma imagem muitas vezes positiva. E que continue assim.

Veja também:

Facebook      Nosso grupo      Twitter    Youtube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem