Saber como se inscrever no centro de saúde em Portugal é útil para qualquer um que pretenda mudar para o país, mesmo já tendo a cobertura de algum seguro viagem ou recorrendo ao sistema particular para ser atendido.

No caso de uma emergência, ter toda a documentação em dia pode diminuir os custos de forma significativa.

Passo a passo para se inscrever no centro de saúde em Portugal

Veja o procedimento detalhado abaixo, que pode ser feito em qualquer época do ano e não possui custo algum.

1- Reúna os documentos necessários

Tudo começa ao ter em mãos o PB4, que é gratuito e pode tanto ser solicitado no Brasil ou com a ajuda de um procurador, no caso de quem já estiver fora do país. Quem já mora em Portugal há mais tempo e possui o BI português (que pode ser solicitado por meio do Estatuto de Igualdade) não precisa do PB4 para se inscrever no centro de saúde e nem dos documentos abaixo. Basta se direcionar ao centro de saúde designado à região onde mora (ver como descobrir mais abaixo) com o documento.

No caso de quem vai se inscrever por meio do PB4, é necessário também ter em mãos o Passaporte juntamente com o visto ou autorização de residência em Portugal.

Outro documento que é preciso providenciar antes de se inscrever no centro de saúde é um atestado de residência que deve ser solicitado na junta de freguesia da sua região.

2- Descobrir o seu centro de saúde

Após ter posse de todos os documentos necessários, é preciso confirmar qual o centro de saúde a qual foi atribuído de acordo com o local onde reside na cidade. Para tanto, é possível verificar junto à Direção Regional de Saúde de onde mora por meio de um telefonema ou e-mail. É possível ver a lista completa das unidades de saúde também aqui.

Posteriormente, com os documentos necessários, só é preciso se dirigir ao centro de saúde informado e solicitar a inscrição. Lhe será atribuído um número de utente e um documento comprante da situação. Após este momento já é possível fazer a marcação de consultas e procedimentos.

Que serviços prestam um centro de saúde em Portugal?

Em um centro de saúde é possível passar por consultas de clínica geral ou o que chama medicina familiar, receber aconselhamento sobre assuntos de saúde, administração de vacinas e medicamentos injetáveis, tratamento de feridas, realizar exames e radiografias, receber apoio domiciliário a doentes acamados, etc.

Durante uma consulta no público é até mesmo possível receber medicamentos gratuitos.

É também nele onde são realizados exames para carteira de motorista e outros, no entanto, é importante ressaltar que o atendimento médico em Portugal não é gratuito. Entenda melhor como funciona o sistema de saúde pública em Portugal em nosso guia completo.

Horário de funcionamento

Salvo exceção, os centros de saúde funcionam das 8h às 20h nos dias úteis, sendo que algumas unidades operam também em horário alargado e aos finais de semana.

Artigo produzido com base nas informações da Direcção Geral de Saúde de Portugal.

Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Sobre o Autor

Nataly Lima

Natural de São Paulo, hoje tem a Europa como a sua base. É editora-chefe do "Já Fez as Malas?" e apaixonada por conhecer novas culturas, comer, viajar e contar histórias sobre esses e outros assuntos.

Artigos Relacionados