Olá gente, tudo bem?

Vamos falar de uma coisa que todo mundo tem em mente o tempo todo durante a preparação para o intercâmbio? DINHEIRO kkkk

Então, algumas pessoas me procuram bastante com essa dúvida e vou compartilhar com vocês hoje, algumas de minhas experiências. Bem, o custo de vida de um intercambista pode variar bastante de pessoa para pessoa. Isto por que há várias formas de você tentar ‘’sobreviver’’ durante o intercâmbio.

Moradia e transporte

Há pessoas que optam por quartos duplos em repúblicas e consequentemente isto faz com que o gasto seja um pouco menor. Pelo que percebi durante este tempo, o aluguel de quartos duplos no Porto variam de 120 a 170 euros. Isto depende de lugar que você fique, se há ou não contas inclusas. Os quartos individuais variam de 150 a 250 euros (normalmente sem contas), e também depende muito da localização que você fique.

O sistema de metro (lê-se métro) em Portugal para estudantes tem alguns planos (pacotes). Cada plano pode variar de acordo com a quantidade de zona que você tenha que escolher, sua idade, etc. Eu não fiz a utilização do andante (passe estudantil), pois moro próximo a faculdade, então isso também pode ser levado em conta ao você escolher a sua moradia. Em média, os amigos que vi que possuíam andantes, gastavam cerca de 25 a 35 euros com andante.

Alimentação

O custo de alimentação no Porto não é elevado. É possível realizar uma feira mensal com aproximadamente 60 euros. Se você gosta de comer fora, fazer lanches, estes custos pode ficar um pouco mais elevado. As faculdades que conheci possuem refeitórios. O custo da alimentação nestes restaurantes universitários varia de 2,15 a 4,50 euros. Alguns também possuem microondas, o que facilita a vida dos intercambistas que trazem o almoço/jantar de casa para alimentar-se na faculdade a fim de evitar gastos.

Geralmente eu faço por mês 2 feiras, uma para manutenção de alimentos e outra mais voltada para carnes e produtos de higiene. As carnes são um pouco caras, mas nada que te faça fugir muito dos planos de gastos. A alimentação aqui também é muito variada, há muitos locais que vendem frutas e legumes a preços excelentes.

Vestimentas

Se você é daquele tipo de pessoa que gosta sempre de comprar uma roupinha de vez em quando, saiba que em Porto há lojas com preços super bacanas que podem caber no seu orçamento. Sem falar que em algumas épocas é possível ver as promoções e liquidações das lojas. Se não me engano são nos meses de fevereiro e julho.

Renovação de visto

Estejam atentos que durante o perídio do intercâmbio será necessário realizar a renovação do visto de estada temporária. A renovação custa 97 euros e geralmente você fará entre os meses de maio a julho. Isto vai variar de acordo com o dia que você consiga o agendamento.

Vida social

Uma coisa que muita gente tem dúvida!! Estamos no intercâmbio para estudar, sim! Mas também temos o direito de sair, conhecer as festas da faculdade, viajar. Sair em Porto não é caro, os ingressos das festas mais comuns variam de 2 a 7 euros.

Viajar também pode ser algo a ser incluído em seu orçamento. Com um bom planejamento, você pode realizar passeios e viagens incríveis com preços super bacanas. Indico a vocês o app GoEuro, através dele, você pode sempre ficar verificando as passagens de carro (blablabla car – uma espécie de carona), trem ou ônibus e passagens aéreas. Gostei bastante deste aplicativo por conseguir através dele, realizar o comparativo dos três orçamentos de tipos de transporte e escolher o mais viável e cômodo.

Bem, acho que esse são os principais pontos de questionamentos que posso abordar. Então, se você quer fazer um intercâmbio e esta preocupado com a questão financeira, o que posso dizer é que é possível ‘’sobreviver’’ mensalmente com aproximadamente 350 euros, fazendo economias e contenções de gastos desnecessários. A escolha do tipo e localização da sua moradia também podem fazer uma diferença significativa quando ao orçamento.

Espero poder ter ajudado. Se quiserem saber outras coisas sobre intercâmbio, acessem minhas redes Falando Academicamente.

Super beijo,

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Falando Academicamente. Siga também o blog da Alexsandra.

Veja também:

Atenção Atenção
Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.
Comentários do Facebook

Sobre o Autor

Alexsandra Leite | Falando Academicamente

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Cesmac, realizando mobilidade acadêmica na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Ela publica dicas em sua coluna "Falando Academicamente", além do canal no YouTube que leva o mesmo nome.

Artigos Relacionados