((__lxGc__=window.__lxGc__||{'s':{},'b':0})['s']['_209439']=__lxGc__['s']['_209439']||{'b':{}})['b']['_617534']={'i':__lxGc__.b++}; ((__lxGc__=window.__lxGc__||{'s':{},'b':0})['s']['_209439']=__lxGc__['s']['_209439']||{'b':{}})['b']['_636852']={'i':__lxGc__.b++};

Portugal: como pedir o visto de estada temporária

Olá, amigos.

Hoje vou compartilhar com vocês os documentos necessários para realizar a solicitação de visto de estada temporária em Portugal. O meu solicitei no consulado de Recife e demorou cerca de 2 meses para finalmente tê-lo em mãos.

Caso você tenha sido aprovado em algum processo de mobilidade acadêmica para Portugal é bom que já estejam atentos na verificação destes documentos.

Uma coisinha, eu realizei o reconhecimento de firma de todos documentos. Tanto da minha assinatura, quando das assinaturas de terceiros.

Vale lembrar que na certidão de antecedentes criminais é necessário também realizar o apostilamento de Haia, para que seu documento tenha validade internacional.

Visto de Estada Temporária – Estudo

Segue a pequena lista de documentos:

Documentos (original e cópia):

1 – Passaporte (com validade superior a 3 meses finda a validade do visto) e 1 cópia com as 2 páginas de identificação e das folhas usadas.

2 – 2 fotografias 3×4 coloridas e recentes (é sempre bom ter mais uma de reserva).

3 – Formulário de Pedido de Visto: preencha integralmente e submeta o pedido. Receba o formulário preenchido, imprima e cole uma das fotos. Atenção: guardar o utilizador e palavra passe para que possa acompanhar o pedido pelo site; o posto consular não poderá fazer por você.

4 – Declaração do próprio assinada especificando: o motivo do pedido de visto; nome da instituição de ensino que será feito o curso; data de inicio e fim do curso; local de alojamento e indicação de referências em Portugal (nome endereço e telefone de familiares e/ou amigos), se for o caso. (Você pode conseguir p modelo na internet, algumas pessoas utilizam a carta de aceite da universidade).

5 – Carta de aceitação emitida pela instituição de ensino português ou comprovante de inscrição no curso pretendido.

6 – Comprovativo de meios de subsistência – através de um dos seguintes itens:

  • Comprovante de bolsa de estudo que o aluno recebeu, onde conste o montante que lhe foi atribuído.
  • Última declaração de imposto de renda do aluno, caso seja ele o responsável pela sua subsistência em Portugal.
  • Termo de responsabilidade de familiar (também consegue na internet o modelo), com assinatura reconhecida dizendo que se responsabilizará por todas as despesas do aluno, durante a sua estadia em Portugal, acompanhado de:

a) Cópia da última declaração de imposto de renda completo, desse responsável, bem como os últimos 3 contracheques

b) Comprovativo da relação de parentesco

7 – Comprovativo alojamento – através de um dos seguintes documentos:

  • Declaração da instituição de ensino dizendo que irá assegurar o alojamento do aluno em residência universitária;
  • Arrendamento de habitação feita pelo requerente (é sempre bom levar a carta de aceite da universidade, isto devido ao fato de alguns contratos de moradia não serem aceites pelo consulado – ocorreu comigo);
  • Declaração feita por um cidadão que resida legalmente em Portugal, dizendo que irá hospedá-lo durante o curso com, cópia da sua identidade e comprovativo de morada e assinatura reconhecida.

Ou

  • Comprovativo de reserva de hotel provisório por um período mínimo de 1 semana

8 – Seguro médico internacional de Viagem, válido pelo período que vai permanecer em Portugal com cobertura de 30.000 euros, repatriação por motivos médicos, necessidade urgente de atenção médica e tratamento hospitalar de emergência. Ou PB4 com Termo de Responsabilidade B)

9 – Atestado de antecedentes criminais apostilhado da Policia Federal do Brasil

10 – Declaração SEF autorizando a consulta do registo criminal do requerente em Portugal.(modelo disponível na internet)

11 – Declaração de ciência do fato de não dever viajar a Portugal sem o Visto. (Modelo na internet)

12 – Carteira de identidade

– A documentação solicitada é a genérica para este tipo de visto, contudo, e consoante ao caso concreto, poderá ser solicitado documentação complementar.

– Em caso de indeferimento do pedido de visto, não haverá lugar a reembolso do montante pago ( aguei aproximadamente 400,00 reais; levem o valor em espécie

– Não deve comprar a passagem sem ter o visto autorizado, pois caso o visto seja negado, você terá problema com o custo da passagem.

Algumas pessoas arriscam. A dica que dou é para que você veja é compare:

O valor do cancelamento da passagem para caso de indeferimento do visto é maior ou menor caso eu deixe para comprar passagem de última hora… quando mais perto da viagem, mais cara a passagem, geralmente.

Espero que tenham gostado!! Super bjooo ?

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Falando Academicamente. Siga também o blog da Alexsandra.

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Envie e receba dinheiro no exterior