Minha adaptação no Porto, Portugal: de amigos à procura de casa

Olá gente, meu nome é Alexsandra e fui selecionada para mobilidade acadêmica através do programa de bolsas Ibero Americanas Santander e me candidatei à universidade do Porto. Então, gostaria de compartilhar com vocês um pouco dessa experiência e várias outras que estou tento neste intercâmbio.

Sempre me disseram que viver em outro país era algo incrivelmente incrível, mas de certa forma, não tinha noção do quanto.

As vivências que temos são totalmente diferentes das habituais, temos que nos virar e resolver nossos problemas com tanta autonomia e independência que às vezes até chego a me espantar comigo mesma. (risos)

Ao chegar no Porto, em Portugal, foi tudo um sonho, lugares lindos, compatibilidade e afinidade com as pessoas da minha residência universitária. Mas hoje, irei abordar sobre algumas dificuldade que encontramos nas primeiras semanas de faculdade e tentar te ajudar com soluções simples.

Acho que o medo de todo mundo que vêm de um lugar sozinho é saber que não terá mais seus amigos do Brasil por perto e saber que um mundo novo irá se iniciar em tão pouco tempo (sim, 6 meses está passando super rápido). De fato conseguir enturmar-se não é algo simples, mas acho que aos poucos e com algumas dessas dicas você conseguirá.

A primeira dica que dou é:

a) Utilize o poder das redes sociais. Da mesma forma que você está lendo este texto agora para saber sobre como é o processo de intercâmbio, procure em sua barra de pesquisa a faculdade que você foi selecionado. Isto facilitará bastante a sua vida, pois quando você estiver em mobilidade já vai conhecer como é o sistema da faculdade;

b) Procure grupos de whatsapp e facebook de intercâmbio, trocar experiência é uma coisa incrível. Este semestre algumas pessoas que eu nunca falei na vida vieram falar comigo sobre moradias, custo de vida, transporte, alimentação. Se tiver um pouco de sorte, você encontrará intercambistas dispostos a te ajudar. E acredite, quem passou por algum perrengue sempre está disposto a transmitir algo bom que facilitará a sua vida.

c) Não tenha medo! A burocracia de algumas coisas parecerem ser infinitas, mas pense… se alguém conseguiu eu posso e se ninguém conseguiu eu posso ser o primeiro. Muita gente coloca dificuldade em teus sonhos, mas poucos estão dispostos a lutar. Então tente!

d) Não se desespere em alugar o primeiro quarto ou apartamento que achar. Procure bem o lugar, com antecedência. Através dos grupos, tente ver se alguém reside na região e tente procurar casa por indicação. Uma coisa que vi bastante aqui em Porto, através de relatos, foi senhorios que não respeitam a privacidade dos estudantes. Que entram nos quartos sem autorização, as vezes até com o estudante dormindo. Então, veja bem o ambiente para não ter problema depois.

e) Ainda sobre alugar lugar para morar, tente ver se na sua universidade há mais algum estudante que passou no processo seletivo. Se não tiver, tente ver em alguma outra faculdade próxima a você. Talvez vocês consigam alugar apartamento ou morar na mesma residência universitária.

f) Procure vídeos no youtube, hahahaha, fiz muito isto!!! Sempre em alguém postando e compartilhando tudo através de seus canais no youtube. Dando dicas super interessantes e válidas.

g) Realize uma lista de prioridades para manter a organização. Ao começar a pesquisar sobre a morada em outro país, faça o levantamento de preços de produtos pessoais, o que vale a pena trazer ou não do seus país de origem. As vezes me deparo com algumas coisas bem mais caras que o meu país de origem e me bate aquele arrependimento de não ter trazido.

h) Medicação, é sempre bom ter sua caixinha de medicamentos para emergência. Sem falar que as vezes no país exterior não vende o medicamento que você é acostumado.

i)Dica para quem é ceguinho como eu rsrsrs, tragam dois óculos. O meu acabou quebrando e quando fui fazer a pesquisa de preço, quase cai para trás kkkk.

Este conteúdo é de total responsabilidade do autor da coluna Falando Academicamente.

Veja também:

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas? e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Seguro Viagem

Booking.com