Governo italiano oferece bolsas de estudo para brasileiros

Quem nunca teve aquela vontade de passar um tempo fora do país estudando? Ir com dinheiro do próprio bolso nem sempre é possível, mas, felizmente, existem cada vez mais oportunidades de bolsas de estudo. Parciais ou integrais, elas já ajudaram muita gente a realizarem o sonho de uma temporada de estudos no exterior.

E como notícia boa nunca é demais, há uma nova chance para quem quer adotar em breve o status de estudante internacional. O governo da Itália está ofertando bolsas de estudo para brasileiros, italianos que vivam fora do país no momento e candidatos de outras dezenas de nacionalidades. Os cursos serão ministrados em universidades públicas ou instituições legalmente reconhecidas pelo Ministério da Educação italiano.

Como concorrer?

O grande objetivo do programa de bolsas é fomentar a cooperação internacional, espalha o conhecimento da língua, ciência e cultura italianas, além de promover a economia e o sistema tecnológico do país. Em outras palavras, a Itália quer mostrar-se ao mundo através dos estudantes.

As bolsas oferecidas são para:

  • Especializações e Mestrados em Ciência
  • Mestrado (Primeiro e Segundo Níveis)
  • PhD’s
  • Escolas de especialização
  • Pesquisa sob supervisão acadêmica
  • Cursos de Arte, Música, Dança e Cinema
  • Cursos de língua e cultura italiana
  • Cursos de capacitação e reciclagem para professores de italiano

Para concorrer, os candidatos devem ter entre 18 e 36 anos até a data limite das inscrições, que é 10 de maio. No caso dos cursos para professores de italiano, a idade máxima é de 45 anos. A duração das bolsas varia de 1 a 9 meses de acordo com o tipo de formação que for escolhida. As inscrições são feitas apenas online através do site do Farnesina (Ministério de Cooperação Internacional). A avaliação é feita por uma comissão com base no currículo e nos méritos acadêmicos do interessado.

Além das despesas pagas pela bolsa, os estudantes têm direito a um seguro de saúde e podem ser isentos das taxas de inscrição na universidade. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas aqui.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30″]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/su_service]


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com