12 lugares para viajar no Brasil em 2016

Ano novo, novos planos e muitos feriados a vista. Que tal aproveitar e já pensar em lugares para viajar no Brasil? Com um bom planejamento e o leve empurrãozinho desse post não há o que te impeça de curtir alguns dias em um lugar diferente e especial do nosso país.

O território é gigantesco e as opções são várias, mas selecionei aqui alguns dos melhores lugares para conhecer no Brasil em 2016, levando em consideração custo, acessibilidade e o que considero ainda mais especial, são territórios pouco explorados, alguns deles fora das listas de agências de turismo e que ainda assim merecem nossa atenção e visita.

Lugares para viajar no Brasil

Segue então uma lista de 12 sugestões espalhadas por todo território nacional com breves descrições pra deixar qualquer um com gostinho de querer mais. Então queira, e pé na estrada!

1- Maragogi (AL)

lugares para viajar no Brasil

Primeira cidade do litoral norte alagoano, Maragogi é um dos destinos mais bonitos e financeiramente acessíveis do Nordeste e dos mais recomendados lugares para viajar no Brasil. Situada a cerca de 130 km de Maceió, a cidade está em uma Área de Proteção Ambiental que pode ser observada e admirada por toda parte. Com praias de aparência caribenha – mar calmo, areia clara e fina, cercado por coqueiros – os pouco explorados 30 quilômetros de praias de Maragogi (as mais recomendadas são as de Barra Grande, Taocas e Barreira de Peroba) encantam pela água cristalina, variedade de peixes facilmente observados na costa e ainda por excelente estrutura, que vai desde belos resorts a restaurantes, serviços de mergulho e apresentações culturais.

2- Imbituba (SC)

lugares para viajar no Brasil

Paraíso catarinense perdido, Imbituba fica no caminho das famosas (e caras) Garopaba e Laguna, no litoral sul do estado. Além de mais acessível, as praias da cidade atraem turistas por conta das belezas do lugar e pelas ondas e que são um convite a prática de esportes como surf e também do wind e kitesurf.

Como se não bastassem os motivos listados para uma visita a Imbituba, outra e mais inusitada atração da região é o espetáculo da aparição das baleias-brancas que fogem do inverno Ártico para se reproduzir em mares mais quentes entre os meses de julho e setembro.

As praias mais famosas da região são a Barra de Ibiraquera (o principal reduto de surfistas, próximo ao centro da cidade) e a praia da Ribanceira (mar aberto com boa formação de ondas e dunas).

3- Cambará do Sul (RS)

lugares para viajar no Brasil

Cenário de deixar turista boquiaberto, Cambará, que já foi inclusive cenário de série para tv (A Casa das Sete Mulheres – Rede Globo), tem se tornado um dos principais destinos sulistas para quem busca por aventura. Suas principais atrações são seus grandiosos cânions que chegam a 900m de altura, principalmente o considerado cartão postal da região, Cânion de Itaimbezinho, no Parque Nacional de Amparados da Serra, com 720m de altitude e 3 possíveis trilhas de visitação. Para completar a magnífica visita se incluem também na paisagem belos rios, cachoeiras e a mata atlântica com sua rica fauna.

As cavalgadas são ainda outra atração da região, especialmente no inverno quando duram cerca de 7 dias. É também o inverno a época mais indicada para visitar Cambará do Sul.

4- Serra das Capivaras (PI)

lugares para viajar no Brasil

Em São Raimundo Nonato, interior do estado do Piauí, está situada a entrada do Parque Nacional Serra da Capivara, maior área de concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

É quase perdido no interior nordestino que se encontra esse verdadeiro monumento céu aberto, cercado por grandiosa e belíssima vegetação além de inúmeros sítios arqueológicos. Neste parque encontramos a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Um museu cercado de rochas, prato cheio para amantes de história e/ou arquelogia.

5- Chapada das Mesas (MA)

lugares para viajar no Brasil

Recentemente transformada em reserva natural, o Parque Nacional das Chapadas das Mesas – localizado entre os municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no Maranhão – possui cerca 160 mil hectares de área e paisagens de cair o queixo.

São inúmeras e surpreendentes formações rochosas esculpidas pelo vento e chuva cercada por cachoeiras e piscinas naturais – a mais famosa é a Cachoeira da Pedra Caída. Na região há atrações que agradem os turistas mais aventureiros (rapel, tirolesa, rafting) e também os que buscam tranquilidade (como o mergulho no Poço Azul e Poço Encantado). Avistar o pôr do sol no Portal da Chapada (pedra furada que é também mirante natural de toda chapada) é mais uma parada obrigatória.

6- Caldas Novas (GO)

Lugares para viajar no Brasil

Água quente e relaxante cercada por bela vegetação e fontes de água que formam cachoeiras. Essa é a famosa estação de águas termais no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, de fácil acesso pela proximidade com Goiânia, Brasília e Uberlândia.

As piscinas naturais do parque possuem temperaturas entre 30ºC e 57ºC e atraem visitantes que buscam os efeitos terapêuticos dessas águas. É também muito popular a Lagoa de Pirapitinga com diversas atrações e dentre elas o Poço do Ovo, com águas que borbulham a 57ºC.

O Lago Corumbá é também famoso por ser um imenso espelho d’agua perfeito para prática de esportes e passeios de barco.

7- Cabo Frio (RJ)

Lugares para viajar no Brasil

Além de possuir algumas das mais belas praias do estado, Cabo Frio é um destino muito mais em conta e menos visado que a badalada capital, Niterói ou Paraty, por exemplo e ainda facilita acesso para as belas vizinhas (com custo de estadia mais caro) Arraial do Cabo e Búzios. Areia branca e fina, água cristalina e até dunas fazem parte do cenário da região, que atrai também por sua noite animada e diversas outras atrações culturais. Mergulho, passeio de barco, visita a Gruta Azul são algumas das principais atrações da região.

8- Barra do Sahy (SP)

Lugares para viajar no Brasil

No estado da maior cidade do país, situada no litoral de São Sebastião, possui um ambiente rústico com ruas de terra e poucas casas, isso associado a muitas praias badaladas. A simplicidade e tranquilidade unida as suas belezas naturais faz desse dos mais indicados lugares para viajar no Brasil em 2016. Barra do Sahy possui mar calmo e claro, clima bastante aconchegante. No mar pode se observar a possibilidade de diversos passeios de barco ou babana boat, e muito embora seja uma praia com ótima infraestrutura não herdou todo agito da região (tais como as vizinhas Boiçucanga e Maresias, por exemplo). O local é principalmente recomendado para famílias ou casais.

9- Vitória e Vila Velha (ES)

Lugares para viajar no Brasil

Embora pouco visitado, o estado do Espírito Santo é um dos mais belos do país. Vitória é uma das três capitais que são também ilhas (junto com Florianópolis/SC e São Luis/MA) e reúne atrações que vão desde o preservado centro histórico com inúmeras igrejas, teatros e praças do seculo XVI a bela praia de Camburi, o projeto Tamar e a badalada região do Triângulo das Bermudas, com vários bares e muita agitação.

Separada (e unida) da capital por apenas uma ponte, Vila Velha é rodeada por belas praias rústicas e tranquilas, reduto de surfistas e banhistas em geral. Do alto do Convento de Nossa Senhora da Penha, construído em 1558, pode se ter uma lindíssima vista panorâmica da cidade, da ponte que liga a cidade a Vitória e da capital em si. Outro famoso ponto de visitação em Vila Velha é a fábrica de chocolates Garoto que oferece visitas guiadas com degustação.

10- Nobres (MS)

Lugares para viajar no Brasil

Belo e pouco conhecido destino no pantanal sul matogrosense, que oferece rios cristalinos com uma infinidade de espécies de peixes, grutas e deliciosas cachoeiras. Nobres é como um parente muito próximo da famosa Bonito, com os mesmos tipos de atrações ecoturísticas, porém com custos muito mais acessíveis.

Você pode visitar o Balneário Estivado, cachoeiras ou a Lagoa das Araras, fazer rafting ou bóia cross, andar de barco no rio Cuiabazinho, ou ainda flutuação (para visualizar e ter contato direto com a fauna da região) no Aquário Encantado, Rio Triste ou Reino Encantado da Lagoa Azul. Todos os passeios devem ser pré agendados em alguma das agências de turismo da região.

11- Ilha do Mel (PR)

Lugares para viajar no Brasil

Inusitado é imaginar que no litoral paranaense, partindo de Paranaguá ou do Pontal do Paraná de barco, você possa encontrar uma ilha, rústica, onde só há infraestrutura para visitantes em duas vilas (Nova Brasília e Encantadas), com ruas de areia onde carros não circulam, sem iluminação pública. Um belíssimo e pouco conhecido refúgio pra quem gosta de belas paisagens, natureza e muita tranquilidade.

A fim de proteger o despojamento do local e evitar degradação só é permita a entrada de até 5 mil pessoas na ilha por dia. O Farol das Conchas e o Forte Nossa Senhora dos Prazeres são dois dos cartões postais de lá e também ótimos mirantes. As praias Fortaleza, praia Grande e Encantadas são as mais famosas da região.

12- Capitólio (MG)

Lugares para viajar no Brasil

Em Capitólio, no sul do estado de Minas, a represa de Furnas brindou a região com gigantescos lagos de água verde-esmeralda, cercado por belíssimos cânions, grutas e cachoeiras. A Lagoa Azul é o principal ponto de visitação na região e para apreciar esse (e outros cânions) a melhor opção é o passeio de lancha ou chalana que parte de um balneário.

Como típica cidade mineira, não falta em Capitólio ainda inúmeras opções de trilhas pelas matas, grandiosas e lindas paisagens para trekking e/ou rapel, que quase sempre se encerram em cachoeiras onde é possível se banhar. O Morro do Chapéu, a mais de 1200 metros de altura, é mirante para o Lago de Furnas e municípios vizinhos.

Veja também:

Facebook   Nosso grupo   Twitter   LinkedIn Youtube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30"]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/[/su_service]h6>

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos