Mercado de Natal na Europa: os 7 melhores para visitar

A partir de novembro, o cenário na Europa muda completamente e a ida a um mercado de Natal é quase obrigatória. Os mercados são uma verdadeira tradição no continente e cada país tem o seu estilo. Os mais antigos surgiram ainda no século XVI e permanecem até hoje como símbolo do verdadeiro espírito natalino.

Visitar um mercado de Natal significa encontrar muitos produtos locais e iguarias típicas. É a chance perfeita para conhecer um pouco mais sobre as tradições do país e, de quebra, encontrar presentes originais.

Melhores mercados de Natal na Europa

Não é difícil encontrar um mercado de Natal na Europa. Na verdade, difícil é escolher qual visitar diante de tanta variedade. Para ajudar na missão, o Já Fez as Malas? fez uma lista com 7 das melhores e mais tradicionais feiras do continente.

Christkindelsmärik (Strasbourg, França)

Strasbourg é considerada a cidade berço dos mercados de Natal. Não à toa, é lá que está a feira mais antiga da Europa. A tradição começou, na verdade, no século XII com festividades anuais em dezembro. A partir de 1570, ganhou o formato atual que persiste até hoje encantando crianças e adultos de todas as idades.

De 23 de novembro a 30 de dezembro, o local transforma-se na capital oficial do Natal. São mais de 300 tendas com artesanato, peças de decoração, roupas, souvenirs e muitos doces tradicionais. Um dos pontos altos é, claro, a grandiosa árvore natalina, que conta com 30 metros de altura e 7 quilômetros de luzes.

O mercado de Strasbourg é tão extenso que, para explorar todos os seus recantos, a recomendação é que se reserve pelo menos 3 dias e se tenha muita disposição para andar.

Estudo revela que viajar pode ser segredo para uma vida mais longa

Wiener Christkindlmarkt (Viena, Áustria)

Foto: Urlaubstracker.de

De 16 de novembro a 26 de dezembro é o período perfeito para viver o sonho de Natal vienense. Ao longo de 400 anos, o mercado tem assumido novas formas para poder acompanhar as mudanças da cidade também. Apesar das alterações, a tradição mantém-se e persiste cada vez mais forte. O formato e localizações atuais, na Rathausplatz, contam com 170 anos.

Além da feira com centenas de barracas excelentes para comprar presentes e deliciosos chocolates, há ainda shows diariamente e atrações para as crianças. Elas podem dar uma volta no Old Viennese Carousel ou no City Hall Express, aprender a fazer doces natalinos e objetos de decoração.

Winter Wonders (Bruxelas, Bélgica)

Foto: Visit Brussels

Quem disse que a Bélgica também não tem um mercado de Natal de respeito? O período da Winter Wonders é um dos mais aguardados na cidade, seja pelos habitantes locais como pelos visitantes que escolhem desfrutar do período natalino em terras belgas.

As mais de 200 tendas do mercado estão abertas ao público de 30 de novembro até 6 de janeiro, ou seja, a feira começa oficialmente antes da época do Natal e vai até outra data importante, o Dia de Reis. As atividades culturais e comerciais espalham-se ao longo da Grand-Place, Bourse, Place de la Monnaie, Place Sainte-Catherine e Marché aux Poissons.

Um dos destaques da Winter Wonders é a pista de patinação no gelo, localizada na Place de la Monnaie. A atração tem uma área dedicada para as crianças e é acessível também para pessoas em cadeiras de rodas.

Mercado da Praça da Cidade Velha (Praga, República Tcheca)

Praga é uma cidade que vale a pena ser visitada em qualquer época do ano, mas, no período natalino, acaba por ser ainda mais especial. Na capital da Repúblia Tcheca fica o maior mercado de Natal do país, localizado na emblemática Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí). O local tem sido constantemente listado como um os melhores mercados de Natal da Europa.

De 1º de dezembro até 6 de janeiro, esse é o melhor lugar para se provar os mais típicos doces e salgados tchecos. Há ainda a possibilidade de fazer workshops de culinária e artesanato. Até o fim da feira, acontecem apresentações diária de grupos folclóricos de música e dança.

Mercado de Natal de Liepzig (Alemanha)

Um mercado de Natal que data de 1458, mas é incrivelmente atual. É isso o que se pode esperar do famoso mercado de Liepzig, um dos maiores e mais completos não só da Alemanha, mas do continente. São mais de 250 tendas com o melhor da cultura e gastronomia alemãs.

Este ano, a feira vai de 27 de novembro a 23 de dezembro com um calendário de atrações variado. Localizado em Augustusplatz, tem como um dos destaques a sua roda gigante e uma espécie de vila finlandesa, em homenagem à Lapônia, verdadeira terra do Papai Noel.

Adventi Ünnep a Bazilikánál (Budapeste, Hungria)

Comemorar o advento na Hungria é, certamente, uma experiência única e inesquecível. De 24 de novembro a 1º de janeiro, a praça de Saint Stephen fica tomada pelo espírito natalino. O mercado é relativamente recente, tem menos de 10 anos, mas já é conhecido como um dos melhores da Europa.

Há atrações que vão desde uma pista de patinação no gelo, com direito a aulas de patinação gratuitas, até projeções noturnas em 3D. Além de todas as delícias e encantos da feira, vale a pena destacar mais um diferencial: todos os comerciantes do mercado usam apenas embalagens “amigas do meio ambiente”.

50 museus gratuitos na Europa

Zagreb Advent (Zagreb, Croácia)

A capital da Croácia não só não podia faltar na lista, como também tem um lugar de destaque. O Zagreb Advent foi escolhido por três anos consecutivos como o melhor mercado de Natal da Europa. A intensa experiência foi pensada para ser percorrida inteiramente à pé, apesar de ser incrivelmente extensa.

Não falta música, dança, comida e muita diversão, além de frio, claro. Quem quiser entrar mesmo no clima, literalmente, pode começar por aventurar-se no Ice Park at King Tomislav Square. Na Zagreb Cathedral é possível assistir a uma encenação da verdadeira história do Natal. A festa vai do dia 1º de dezembro até o dia 6 de janeiro.

Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube

Veja também:


Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos