Morar no Uruguai em 2019: trabalhar, estudar e custo de vida
Morar no Uruguai não implica um processo de transição cultural muito diferente, principalmente para os brasileiros que moram no sul do país. Alguns costumes são bem parecidos, tal como o hábito de beber mate (parecido com o chimarrão brasileiro) e o churrasco (o país é um grande produtor e exportador de carne). Com belos destinos turísticos, como a capital Montevidéu, as praias de Punta del Este e as casas brancas de Casapueblo e o sossego da cidade de Salto.
Apesar de ser uma das menores economias do Mercosul, o país vem crescendo e atraindo diversas multinacionais, por meio de exportação e fortalecimento do ambiente de negócios com a finalidade de atrair novos investimentos para o país e consequentemente aumentar o PIB. Outra grande aposta é com relação à energia eólica, pois estima-se que será o Uruguai será o país com maior porcentagem energética deste tipo no mundo.
Um ponto bastante importante e positivo para quem deseja morar no Uruguai é que a taxa de desemprego ronda os 7% da população ativa.
Compre voos baratos para o Uruguai
Como morar no Uruguai em 2019
Assim como os demais países pertencentes ao Mercosul (membros e observadores), todo brasileiro pode morar no Uruguai sem a necessidade de visto. No dia 7 de julho de 2017 foi firmado um acordo entre o Brasil e o Uruguai e agora não é preciso residir temporariamente no país para poder pedir a residência permanente.
Basta juntar os documentos listados (como RG, certidão negativa de antecedentes criminais, carteira de vacinação, entre outros), fazer o agendamento online e comparecer a uma das Oficinas Consulares do Uruguai no Brasil, ou diretamente no Ministério de Relações Exteriores em Montevidéu.
É possível ver todos os detalhes do pedido de residência no país em nosso guia especial de vistos para o Uruguai.
Para mais informações, a Embaixada do Uruguai em Brasília fica localizado na avenida das Nações, lote 14 quadra 803 Sul. Os contatos são (61) 3322-1200 e urubrasil@mrree.gub.uy. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9h30 às 17h30. O endereço dos demais consulados podem ser consultados no site do Itamaraty.
Guia com tipos de visto para o Uruguai
Trabalhar no Uruguai
No próprio site da Embaixada há uma cartilha sobre Trabalhar no Mercosul que explica aos cidadãos das nações abrangidas pelo Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Pertencentes ao Mercosul, no qual “todo trabalhador migrante independentemente da sua nacionalidade tem o direito de ajuda, informação, proteção e igualdade de direitos e deveres de trabalho reconhecido pelos nacionais do país em que estiver exercendo as atividades, conforme as regulamentações de cada país”.
Outro ponto positivo está no Acordo Multilateral de Segurança Social do Mercosul que permite aos trabalhadores ter acesso ao benefício dos trabalhadores (como aposentadoria) em qualquer um dos países beneficiados do acordo. Sendo assim, a obrigação dos brasileiros ao trabalhar e morar no Uruguai, por exemplo, é a de dar entrada no trâmite de obtenção de residencial legal nas Autoridades Migratórias do País para obter o documento necessário obrigatório para exercer a atividade. Este processo pode ter início ainda no Brasil.
Apesar de não ser exigido o visto para o Uruguai, recomenda-se aos trabalhadores que estejam regularizados (e o podem fazer a qualquer momento) para poderem ter acesso aos seus direitos e benefícios garantidos por lei. Na própria cartilha, na página do Brasil, há o endereço e contato de todos os órgãos envolvidos no processo. Recorda-se ainda que este processo é válido para os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Sendo assim, os documentos necessários serão:
- Passaporte válido
- Certidão de Nascimento e RG atualizados
- Carteira de Identidade Estrangeira (emitida pela Polícia Federal)
- Certidão de Antecedentes Criminais
- Carta Convite ou Contrato de Trabalho
- Certificado Internacional de Vacina ou Certificado Médico Migratório
Os melhores países para se aposentar
Estudar no Uruguai
O processo para estudar e morar no Uruguai é parecido com o de trabalhar. Como está abrangido pela lei dos cidadãos do Mercosul, o estudante que pretender ficar por um período menor que 90 dias, não precisará se preocupar com um tipo de visto específico. Para aqueles que desejam permanecer por um período superior, será necessário regularizar a situação, solicitando a Residência Mercosul, no Ministerio de Relaciones Exteriores ou na Dirección Nacional de Migración.
De acordo com o site oficial de imigração do Uruguai, o custo da residência é de 1.955 pesos uruguaios, tem a validade de dois anos e pode ser renovada. Os documentos solicitados são os mesmo que aqueles para trabalhar, porém, ao invés do contrato de trabalho, apresenta-se:
- Carta de Aceite ou Matrícula em uma instituição de ensino
- Comprovativo de meios de subsistência no país durante o período
Custo de vida
Morar no Uruguai vem atraindo cada vez mais brasileiros em busca, principalmente, de oportunidades de trabalho. Para aqueles que já dominam o espanhol, língua oficial do país, torna-se mais fácil ainda esse processo de transição. Estima-se que hoje, cerca de 15,5 mil brasileiros estejam no país.
Além disso, o custo de vida para morar na capital Montevidéu é bem similar ao de São Paulo, sendo cerca de 7% mais cara, de acordo com o site Expatistan. Porém, com economia e o trabalho ideal é possível viver bem no país.
O salário mínimo praticado no país é de UYU 13.430. No entanto, de acordo com o Numbeo, o salário médio praticado no país é de UYU 23.288.000. Vale ressaltar aqui que a estimativa de gastos mensais com gira em torno de UYU 8.000 e UYU 14.000 dependendo do estilo de vida que se leva ao morar no Uruguai.
5 países para viver com até R$ 4 mil por mês
Vale a pena?
O país está em crescimento e para profissionais de TI, engenheiros e consultores em diversos segmentos de negócios pode ser uma excelente oportunidade para ter uma carreira de sucesso. Sendo assim, tudo dependerá do emprego e o salário no fim do mês. Se estiver acima dos gastos médios, é uma ótima opção.
Para os estudantes é preciso avaliar com mais cuidado. Por ter um custo de vida elevado, bem próximo ao de São Paulo, se não houver uma bolsa de estudos pode ser um país caro para se viver, principalmente pelo fato de existirem outros países com a possibilidade de estudos (da língua espanhola inclusive) por um preço mais acessível.
Curiosidades
Apesar do estilo de vida da capital do país ser bastante agitado, é muito comum ver quem mora ou foi morar no Uruguai curtindo o fim de tarde à beira do rio La Plata, na orla chamada Rambla com uma cadeirinha de praia e uma caixa térmica para beber o mate ou até mesmo para passear e se exercitar.
Apesar do mais tradicional carnaval ser o do Brasil, o do Uruguai é conhecido como o mais longo do mundo, com duração média de 40 dias. Mas não se assuste ou fique empolgado, não é comum durante esse tempo que haja multidões e foliões se arrastando pelas ruas da cidade. As apresentações e festejos acontecem em palcos (tablados) ou mesmo dentro de teatros.
Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube
Veja também: