Pra quem ama vinho do Porto: um passeio por Peso da Régua, Alto do Douro

Quem deseja conhecer os cenários mais bonitos de Portugal não pode deixar de visitar o Alto do Douro ou Douro Valley, como também é conhecido. Ali na região de Peso da Régua, Lamego e Vila Real encontram-se muitas das quintas que produzem o famoso vinho do Porto.

Como chegar em Peso da Régua

Saindo do Porto, a viagem para Peso da Régua leva cerca de 1h20 de carro (97 Km). De transporte público há comboios saindo da estação São Bento seguindo até Régua. A questão é a dificuldade em sair da estação e subir até as quintas. Por isso, uma ótima opção barata é ir com excursões que saem do Porto e região. Eu fui com o Seu Joaquim, da Vertical Tur, já antigo conhecido meu e dos brasileiros que aproveitam o tempo em Portugal para visitar cada cidadezinha do país. O valor do passeio era de € 25. Havia uma versão com cruzeiro incluso que girava em torno dos € 42.

Num dia ensolarado em Peso da Régua, típico da época das vindimas que começam por volta de setembro e duram cerca de um mês, um mês e meio, passamos pelo meio da Quinta do Seixo, onde são produzidos os vinhos da marca Sandeman, entre outras.

Como é feito o vinho do Porto

A guia da Sandeman nos recebe vestida à caráter e explica o processo de confecção dos vinhos do Porto. As uvas são depositadas em tonéis gigantes que substituem o processo antigo, de amassar as uvas com os pés (como vemos na novela Terra Nostra, lembra?).

Quando as uvas atingem um certo nível de açúcar, eles adicionam aguardente e assim o processo de fermentação das frutas é paralisado. Depois disso, o vinho fica com um teor alcoólico em torno dos 20% e é por isso que é ideal para ser consumido como aperitivo ou digestivo, nunca como um vinho de mesa (se não, já imaginou a bebedeira, não é?). Já as peles e sementes que sobram das uvas são enviadas para a produção de mais aguardente.

Gostou do passeio? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para ver os próximos destinos de viagem da Vertical Tur.

 

Veja também: 

Facebook   Nosso grupo   Twitter   LinkedIn Youtube

[su_service title=”Atenção” icon=”https://www.jafezasmalas.com/wp-content/uploads/2015/06/jfam-simbolo.png” size=”30"]Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.[/[/su_service]h6>

Chip com internet nos EUA

Envie e receba dinheiro no exterior

Melhores Hotéis e Hostels

Booking.com

Voos Baratos